Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda)

Conhece o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda)

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS (REINO UNIDO)
. Designação oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte
. Área: 241.752Km2
. Capital: Londres
. População: 58.395.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,3%
. Esperança Média de Vida: 74 (h), 79 (m)
. Línguas: Inglês, Galês
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Libra esterlina (País aderente à UE mas que decidiu não aderir ao Euro)
. Descrição básica País feito de conquistas. Primeiro foram os invasores Normandos que controlaram a Inglaterra no Séc.XI. Depois foi o País de Gales no Séc.XVI e por fim a Escócia no início do Séc.XVIII. Juntos fazem o Reino Unido, ao qual se juntou a Irlanda no final do Séc.XVIII, que ainda hoje luta pela independência. Já no Séc.XX, só seis condados do Norte se mantiveram no Reino Unido. Clima marítimo, temperado. Grandes planícies agrícolas. Foi um país rico em minerais e ainda há explorações de carvão. No Norte há petróleo e gás natural. No Séc.XVI foi uma importante força naval que lhe deu poderio comercial e territórios que colonizou. Nessa altura as cidades mais importantes eram Londres, Bristol, Liverpool, Birmingham e Manchester. Forte modernização agrícola nos Séc.XVII e XVIII. Revolução Industrial nos Séc.XVIII e XIX. Produtos fabricados em ferro e aço, têxteis e cerâmicas. Sheffield, Glasgow e Belfast são cidades muito grandes. Londres é um dos mais importantes centros financeiros do Mundo. Indústria muito desenvolvida, sobretudo no Sul. Património e paisagens variadas.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Reino Unido: Grã-Bretanha + Irlanda.
. Grã-Bretanha: Escócia + País de Gales + Inglaterra.

DATAS IMPORTANTES

. 5 de Novembro: Guy Fawkes: Fogo de artifício a comemorar a conspiração que pretendeu alterar o parlamento em 1605.

INFORMAÇÃO GERAL (ESCÓCIA)
O país tem sofrido bastante com questões de religião e política interna, mas sobretudo pela relação com Inglaterra que, durante 400 anos, usou o país nas suas guerras contra França e Espanha. A imagem do país fica por isso, sempre, associada a tragédia e sofrimento.
A religião foi colonizada por celtiberos há 800 anos.
As pedras verticais, espalhadas pelo país, marcam a presença de quem ali viveu há 2000 anos. Em 82 d.C. chegaram os Romanos. A região era conhecida como Caledónia.
Em 400 d.C. os Romanos saíram e a região foi ocupada por 4 povos (Pictos, Bretões, Anglos e Escotos).
Nesse século iniciou-se o desenvolvimento do cristianismo na Escotia.
Os Pictos juntaram-se aos Escotos em 843 e os primeiros foram perdendo a sua identidade.
Em 890 chegaram os Vikings a algumas ilhas e por ali ficaram durante 600 anos. Os Bretões uniram-se à Escotia e derrotaram os Anglos, unificando o reino. A organização baseada num sistema feudal não funcionou a Norte e as Highlands mantiveram um sistema patriarcal. As diferenças eram evidentes.
No Séc.XIII, aproveitando um problema de sucessão, a Inglaterra invade a Escócia. O país está de rastos quando William Wallace lidera uma revolta. É capturado e morto. Mas Robert the Bruce toma o seu lugar e forma um exército com o qual alcançou a independência. Mas as guerras com a Inglaterra duraram ainda 300 anos.

Pesquisa: www.visitscotland.com

VISÃO GERAL:
Quintas férteis nas Borders. Ilhas junto ao Circulo Polar Ártico. Glasgow e Edimburgo são as mais populadas. Vida selvagem no Nordeste. Relevo e arqueologia no Noroeste. Vestígios dos primeiros habitantes nas ilhas Ocidentais.
. Ilha de Skype: Costa impressionante. Ver a queda de água sobre o Kilt Rock, na Costa Leste.
. As Trossachs: Montes entre as Highlands e as Lowlands. Muito bonito. Ver relevo verde de Ben Venve e o Lago Achray.
. Culzean Castle: Fantástico. Num penhasco do estuário do clyde. Parque.
. Os Cairngorns: Vida selvagem. Em Carrbridge ver o arco (Séc.XVIII).
. O Royal Deeside: Nos Grampianos. Bonito.
. Edimburgo: Ver castelo medieval. Ver o Palace of Holyroodhouse. Ver Royal Mile. Vero s antigos edifícios do parlamento. Ver a Casa de John Knox. Na New Town ver os terraços jorgianos.
. A Burrel Collection: Perto de Glasgow. Museu de Arte.

São 787 grandes ilhas. Muito montanhosa. Charnecas de urze selvagem (Norte e Oeste), florestas e pastagens (Leste e Sul), montes arredondados e verdes nas Lowlands, lagos e rios por todo o lado. Maior concentração populacional no Central Belt. Diferenças muito significativas em relação aos ingleses e de região para região. Hospitaleiros e sociáveis.

. Melhor altura: Maio a Agosto.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Highlands: Poucos transportes públicos. É importante ter carro. Fala-se gaélico, além do inglês.

. Ilhas Órcades: Rocha de grés devoniano, corroída pela acão do mar. O “Old Mano f Hay” é uma pedra vertical, junto aos penhascos costeiros.

. Ilha de Staffa: Costa de pedras de padrão hexagonal, formadas pela lava ao arrefecer lentamente.

. Ilhas Ocidentais: Um rendilhado formado pela gnaisse Lewisian (dura, estéril e cinzenta). Planaltos baixos e lagos.

. Fauna: Póneis-das-Shetland (nas ilhas, mas também no continente), gado das Highlands (cornos longos e pelo desgrenhado), águia-real (nas terras altas), papagaios-do-mar, mergulhões e gaivotas (ilhas Skye), gansos-patolas (em Bass Rock), focas, baleias e golfinhos no litoral, focas cinzentas (ilhas Shetland), salmões e lontras (nos braços de mar da ilha de Uist ou no santuário de Kylerhea na ilha de Skye), cervos (nas Highlands), esquilos e gatos selvagens.

. Invenções: Luz elétrica continua, tábuas logarítmicas, pneumático (primeiro para bicicletas e depois para carros), máquina a vapor rotativa, tacos de golfe em alumínio, bicicleta, fotografia a cores, garrafa-termo, antisséptico, telefone, recetor de radar, penicilina, televisão, clonagem (ovelha Dolly).

. Clãs: Grupos tribais em que se dividiam as Highlands. Vestiam-se com as cores do clã (tartã), aos quadrados e com padrão definido. Este esteve banido durante 100 anos. O Kilt é um símbolo do orgulho da nação. O feileadh-mor era uma peça única que enrolava à cintura e depois subia ao ombro. Na boina usavam penas e uma planta que simbolizava o clã a que pertenciam. Principais clãs: Mackenzies (kintail), MacDonalds, Macleods (de Skye), Mackays, Sinclairs (de Caithness), Frasers, Gordons (de Aberdeenshire, usavam uma era na boina), Stuarts, Douglas.

. Sir Walter Scott: Escritor de poemas e romances que focavam muito a vida e cultura dos clãs. Era formado em Direito e nasceu em Edimburgo. Gostava especialmente do centro e sul da Escócia. Foi uma figura importante para o país. Em especial para as Highlands e para as Trossachs. Está sepultado na Dryburgh Abbey.

. Rob Roy: Chamava-se efectivamente Robert MacGregor, mas recebeu a alcunha de Robert Vermelho (Rob Roy) por ser ruivo. Era pastor em Loch Arket. Foi considerado fora-da-lei quando atacou casas das Lowlands para alimentar o seu clã, no seguimento de vários invernos rigorosos. Queimaram-lhe a casa e por isso passou algum tempo a roubar nas terras do Duque de Montrose, como forma de vingança. Comparavam-no com Robin Hood de Inglaterra.

. Música: Gaita-de-Foles é símbolo reconhecido dos escoceses. Esteve banida durante 11 anos. Harpa, acordeão, rabeca, flauta. As bandas ceilidh (significa “visita” em gaélico) são comuns.

. Jogos: Os jogos das Highlands acontecem em Braemar, Oban, Dunoon e outros.

. Desporto: O Murrayfield Stadium é o ponto central do râguebi, com jogos de Janeiro a Março.

. Whisky: Os mais famosos maltes são:
. Talisker: Sabor intenso, apimentado e forte. Aquece os pés.
. Lagavulin: Seco e sabor a fumo. De Islay, talvez a melhor das ilhas produtoras.
. Glenmorangle: Suave, floral e perfume forte. O mais vendido.
. Locknazar: Doce, de tonalidade xerez.
. Edradour: Cremoso e de sabor mentolado.
. The Macallan: Sabor carregado pela maturação em cascos de xerez. Um topo de gama.
. Glenlivet: O mais famoso de Speyside. Mais de metade das destilarias são desta região.

. Comida:
. Kippers: Arenque fresco, salgado e fumado. Servido com tostas ao pequeno-almoço.
. Grouse: Galinha brava. Assada com batatas fritas, molho de pão e legumes.
. Scotch Broth: Caldo de carne. Sopa de carneiro ou vaca com cevada, cenouras e legumes.
. Cock-a-Leekie Soup: Canja de galinha com ovos, arroz e ameixas secas.
. Cullen Skink: Sopa de eglefim fumado, leite e puré de batata.
. Aberdeen Angus Steak: Bife de vaca. Mal passado, com cogumelos e vinho, batatas fritas aos palitos e legumes salteados.
. Haggis: O mais famoso dos pratos escoceses. Miúdos de carneiro com condimentos e farinha de aveia. Serve-se com nabo e batatas.
. Venison: Veado com especiarias, vinho e vinagre. Assado e servido fatiado.
. Stovies: Cebolas e batatas. Tradicionalmente eram cozinhadas com banha da refeição de Domingo.
. Skirlie: Farinha de aveia e cebolas, com tomilho.
. Poached salmon: Salmão escalfado, cozinhado em água, vinho e legumes.
. Queijos: Há muita variedade de muito bons queijos. Criffel, Lanark blue, Ilha de Mull, Seater das Órcades, Cranrong, etc.
. Scotch pancakes: Panquecas mornas, com manteiga e compota de fruta, mel ou xarope.
. Butterscoth Tart: Tarte com recheio de caramelo de manteiga e coberta de merengue.
. Doces: Marmelada, doce de laranja, doce de toranja e gengibre, bolachas de manteiga, biscoitos de Abernethy, panquecas, bolachas de gengibre (“parlies”), bolachas de aveia a acompanhar queijo, paté, doce e mel.
. Fudge: Bombons húmidos de açúcar e leite condensado.
. Dundee cake: Rico e doce com frutos secos, especiarias e coberto de amêndoas.
. Shortbread: Acompanha o chá.

. Bebidas: Vinho de gengibre, licor de glayua (licor de wisky), cerveja amarga (bitter), cerveja (lager), soda Irn-bru. Pint: copo de cerveja amarga (ou heavy) e soda (fresca e sem álcool), “ales”, wisky, licores (p.ex. Drambuie e Glayva) e águas da montanha.

. Percursos:
. The far Northwest: 160 Km, 3-4 horas. Braemore, Ullapool, Unapool e novamente para Ullapool. Rochedos bonitos.
. Kyle of Lochalsh: 150 Km, 4 horas. De Kyle of Lochalsh para Shieldaig, Torridon, Gairloch, Poolewe e Braemore. Encadeia no Percurso 1. Montanhas e litoral de Wester Ross. Passagem no Loch Maree e o Inverewe Garden.
. Ilhas: 160 Km, 3 horas. Crianlarich, charneca de Rannoch para Forth William, Glencoe e Mallaig. Escarpas.
. Loch Lomond: 225 Km, 4 horas. Inveraray (Séc.XVIII) e Mountains of Lorne. Desfiladeiro de “The Rest and Be Thankful”, depois de Tarbet. Ver o Kilchurn Castle.
. Glasgow: 225 Km, 5 horas. Loch Lomond, Lochearnhead e Balquhidder, Callander, Trussachs, Drymen, Loch Lomond.
. Stirling: 180 Km, 4 horas. Stirling e o castelo, seguir para as montanhas de Breadalbane. Callander, passar no local onde está sepultado Rob Roy e depois Loch Earn. Subir para Glen Lyon e depois para Crieff.
. Melrose Abbey: 195 Km, 3 a 4 horas. Border Abbeys e Scott’s View.
. Walter Scott’s Country: 185 Km, 3 a 4 horas. River Tweed Valley. Montes. Cidades com mercados e a mata de Dawyck.
. St Andrews: 195 Km, 3 a 4 horas. Comunidades piscatórias de Fife. Edimburgo. Forth Bridge. Palácio (que se diz, assombrado) dos reis Stuart, em Falkland.
. Royal Deeside: 180 Km, 4 horas. Montes Grampianos de Perth a Aberdeen, com desfiladeiros de 700 metros, descendo depois para Balmoral Castle. Braemar, Aberdeen.

. Eventos: No Verão há constantemente festivais.

AGENDA

[Reino Unido/Escócia] The Ba’Game Reino Unido/Escócia: Kirkwall, Ilhas Órcades qui 01-01-2009 0:00 qui 01-01-2009 0:00 cada 1 de Janeiro Reino Unido 0 horas Em Kirkwall, ilhas Órcades. A tradição de jogar futebol na rua é antiga.

[Reino Unido/Escócia] Ano Novo Reino Unido/Escócia qui 01-01-2009 0:00 sáb 03-01-2009 0:00 cada 1 de Janeiro de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias 1 e 2 de Janeiro. Dois dias de comemorações

[Reino Unido/Escócia] Celtic Connections Reino Unido/Escócia: Glasgow qui 15-01-2009 0:00 qui 15-01-2009 0:00 cada 15 de Janeiro Reino Unido 0 horas Na segunda metade do mês, em Glasgow. São duas semanas de música e “ceilidhs” de âmbito celta.

[Reino Unido/Escócia] Burn Nights Reino Unido/Escócia: Burn dom 25-01-2009 0:00 dom 25-01-2009 0:00 cada 25 de Janeiro Reino Unido 0 horas Comemora-se o aniversário do poeta, com declamações e as “Ceias Burns” em que se come “haggis”, batatas, nabos e se bebe wisky.

[Reino Unido/Escócia] Up Helly Aa Reino Unido/Escócia: Lewick, Ilhas Shetland ter 27-01-2009 0:00 ter 27-01-2009 0:00 na(o) último(a) terça-feira de Janeiro Reino Unido 0 horas Na última terça-feira em Lewick, ilhas Shetland. Há fogo de artifício, comemorando o solstício de Inverno.

[Reino Unido/Escócia] Inverness Music Festival Reino Unido/Escócia: Inverness seg 23-02-2009 0:00 seg 02-03-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Fevereiro de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na última semana. Uma semana inteira de música e danças clássicas e tradicionais.

[Reino Unido/Escócia] Cairngorm Snow Festival Reino Unido/Escócia: Aviemore (Cairngorm) sáb 21-03-2009 0:00 seg 23-03-2009 0:00 na(o) terceira(o) sábado de Março de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias No terceiro fim-de-semana. Em Aviemore. Actividades na neve e paradas.

[Reino Unido/Escócia] Sexta-Feira Santa Reino Unido/Escócia seg 30-03-2009 0:00 seg 13-04-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Março de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Final de Março ou início de Abril

[Reino Unido/Escócia] Puppet and animation Festival Reino Unido/Escócia qua 01-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia da semana de Abril de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Nas duas primeiras semanas. Workshops e exposições em 70 locais espalhados pelo país.

[Reino Unido/Escócia] International Science Festival Reino Unido/Escócia: Edimburgo seg 06-04-2009 0:00 seg 20-04-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Abril de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Duas semanas, no início do mês, em Edimburgo. É o maior festival de ciência do Mundo.

[Reino Unido/Escócia] Scottish Grand National Reino Unido/Escócia: Ayr (Hipódromo) qua 15-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 cada 15 de Abril Reino Unido 0 horas A meio do mês, no Hipódromo de Ayr. É a maior corrida de cavalos do país.

[Reino Unido/Escócia] The Melrose Sevens Reino Unido/Escócia: Melrose, Borders qua 15-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 cada 15 de Abril Reino Unido 0 horas Meio de Abril ou início de Maio, em Melrose, Borders. Trata-se de uma competição de râguebi entre sete equipas internacionais.

[Reino Unido/Escócia] Glasgow Art Fair Reino Unido/Escócia: Glasgow qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 na(o) último(a) dia da semana de Abril Reino Unido 0 horas No fim do mês. Feira de arte em galerias, sendo o pavilhão principal em George Square.

[Reino Unido/Escócia] Shetland Folk Festival Reino Unido/Escócia: Shetland qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 na(o) último(a) dia da semana de Abril Reino Unido 0 horas Final de Abril. Música tradicional.

[Reino Unido/Escócia] Beltane Reino Unido/Escócia: Calton Hill, Edimburgo qui 30-04-2009 0:00 sex 01-05-2009 0:00 cada 30 de Abril Reino Unido 1 dia 30 de Abril. Em Calton Hill, Edimburgo. É uma celebração pagã dedicada ao início do Verão.

[Reino Unido/Escócia] Scottish Rugby Union Cup Final Reino Unido/Escócia: Edimburgo (Murrayfield Stadium) qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 cada 30 de Abril Reino Unido 0 horas 30 de Abril, na Murrayfield Stadium em Edimburgo.

[Reino Unido/Escócia] May Day Reino Unido/Escócia seg 04-05-2009 0:00 seg 04-05-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas 1ª segunda-feira e Maio

[Reino Unido/Escócia] Scottish Cup Final Reino Unido/Escócia: Glasgow (Hampden Park) sex 15-05-2009 0:00 sex 15-05-2009 0:00 cada 15 de Maio Reino Unido 0 horas Meio do mês, no Hampden Park, em Glasgow.

[Reino Unido/Escócia] Feira do Livro de Wigtown Reino Unido/Escócia: Wigtown, Dumfries e Galloway qui 21-05-2009 0:00 sáb 23-05-2009 0:00 cada 21 de Maio de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias 21 e 22 de Maio. Wigtown, Dumfries e Galloway. Esta é a capital do livro.

[Reino Unido/Escócia] International Children’s Festival Reino Unido/Escócia: Edimburgo seg 25-05-2009 0:00 seg 25-05-2009 0:00 na(o) quarta(o) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas Na 4ª semana, em Edimburgo. Trata-se de um festival de representação.

[Reino Unido/Escócia] Hawick Common Riding Reino Unido/Escócia: Hawick seg 01-06-2009 0:00 seg 01-06-2009 0:00 cada 1 de Junho Reino Unido 0 horas Início do mês. Patrulhamento a cavalo.

[Reino Unido/Escócia] St Magnus Festival Reino Unido/Escócia: Órcades qua 03-06-2009 0:00 qua 10-06-2009 0:00 na(o) terceira(o) dia da semana de Junho de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na 3ª semana, nas Órcades, Festival de artes.

[Reino Unido/Escócia] RSAC Scottish Rally Reino Unido/Escócia: Dumfries&Galloway seg 15-06-2009 0:00 seg 15-06-2009 0:00 cada 15 de Junho Reino Unido 0 horas Meio do mês, na Dumfries&Galloway. Trata-se de um evento de desporto motorizado.

[Reino Unido/Escócia] Glasgow International Jazz Festival Reino Unido/Escócia: Glasgow qua 17-06-2009 0:00 qua 01-07-2009 0:00 cada 17 de Junho de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas 17 a 26 de Junho. Há vários espectáculos na cidade.

[Reino Unido/Escócia] Traditional Boats Festival Reino Unido/Escócia: Banffshire (Porto de Portsoy) dom 28-06-2009 0:00 dom 28-06-2009 0:00 na(o) último(a) dia de fim-de-semana de Junho Reino Unido 0 horas No último fim-de-semana, no porto de Portsoy, em Banffshire. Trata-se de um evento dedicado ao Património piscatório.

[Reino Unido/Escócia] The Longest Day Reino Unido/Escócia seg 29-06-2009 0:00 seg 29-06-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Junho Reino Unido 0 horas No final de Junho. Não existe um evento formal mas, há muita gente que vive o dia mais longo do ano, nos montes, como o de Arthur’s Seat em Edimburgo.

[Reino Unido/Escócia] Royal Highland Show Reino Unido/Escócia: Ingliston, Edimburgo seg 29-06-2009 0:00 seg 29-06-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Junho Reino Unido 0 horas No final de Junho, em Ingliston, Edimburgo. Trata-se de uma feira agrícola e de gastronomia.

[Reino Unido/Escócia] Game Conservancy Scottish Fair Reino Unido/Escócia: Perth (Scone Palace) sáb 04-07-2009 0:00 sáb 04-07-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia de fim-de-semana de Julho Reino Unido 0 horas No 1º fim-de-semana, no Scone Palace, em Perth. Dedicado à caça e pesca.

[Reino Unido/Escócia] T in the Park Reino Unido/Escócia: Balado, Fife sáb 11-07-2009 0:00 sáb 11-07-2009 0:00 na(o) segunda(o) sábado de Julho Reino Unido 0 horas No 2º fim-de-semana, em Balado, Fife. É o maior festival de rock do país.

[Reino Unido/Escócia] The Barclays Scottish Open Reino Unido/Escócia: Alexandria qua 15-07-2009 0:00 qua 15-07-2009 0:00 cada 15 de Julho Reino Unido 0 horas A meio do mês, em Alexandria. Trata-se de um torneio do circuito europeu de golf.

[Reino Unido/Escócia] Festival de Edimburgo Reino Unido/Escócia sáb 01-08-2009 0:00 sáb 01-08-2009 0:00 cada 1 de Agosto Reino Unido 0 horas Festival internacional de artes, festival de “fringe”, música (jazz e blues), livros, televisão e filmes.

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh Military Tatoo Reino Unido/Escócia sáb 01-08-2009 0:00 sáb 01-08-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia de Agosto Reino Unido 0 horas No castelo. Música militar e exposições.

[Reino Unido/Escócia] Feriado de Verão Reino Unido/Escócia seg 03-08-2009 0:00 seg 03-08-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Agosto Reino Unido 0 horas 1ª segunda-feira de Agosto

[Reino Unido/Escócia] Eyemouth Maritime Festival Reino Unido/Escócia: Berwickshire qua 12-08-2009 0:00 sáb 15-08-2009 0:00 cada 12 de Agosto de 0:00 para 3 dias Reino Unido 3 dias Em Berwickshire. Festival de música, artesanato e marisco. De 12 a 15 de Agosto.

[Reino Unido/Escócia] Glorious Twelfth Reino Unido/Escócia qua 12-08-2009 0:00 qua 12-08-2009 0:00 cada 12 de Agosto Reino Unido 0 horas 12 de Agosto. Abertura da caça às galinhas-bravas.

[Reino Unido/Escócia] World Pipe Band Championships Reino Unido/Escócia sáb 15-08-2009 0:00 sáb 15-08-2009 0:00 cada 15 de Agosto Reino Unido 0 horas A meio do mês, em Glasgow Green. Concurso de gaita-de-foles e jogos.

[Reino Unido/Escócia] Great Scottish Run Reino Unido/Escócia dom 16-08-2009 0:00 dom 16-08-2009 0:00 na(o) terceira(o) domingo de Agosto Reino Unido 0 horas No 3º Domingo, em Glasgow. Meia-maratona.

[Reino Unido/Escócia] Bem Nevis Hill Race Reino Unido/Escócia sáb 05-09-2009 0:00 sáb 05-09-2009 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No 1º Sábado, em Fort William. Corrida na maior montanha do país.

[Reino Unido/Escócia] Braemar Gathering Reino Unido/Escócia sáb 05-09-2009 0:00 sáb 05-09-2009 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No 1º fim-de-semana, no Braemar de Aberdeenshire. Importantes jogos das Highlands.

[Reino Unido/Escócia] Leuchars Air Show Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro na RAF Leuchars, em Fife. Acrobacias aéreas, entre outras actividades.

[Reino Unido/Escócia] Ayr Gold Cup Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro, no Hipódromo de Ayr. Corrida de cavalos.

[Reino Unido/Escócia] Hairth O’Knokrach Festival Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro. Um fim-de-semana dedicado à música Celta, world e tradicional, com canções e danças. No Galloway Forest Park (floresta de Ae) em Craigshiels.

[Reino Unido/Escócia] Open Doors Day Reino Unido/Escócia sáb 26-09-2009 0:00 sáb 26-09-2009 0:00 na(o) último(a) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No último Sábado, em Edimburgo. Um dia especial em que edifícios privados são abertos ao público.

[Reino Unido/Escócia] Highland Feast Reino Unido/Escócia seg 05-10-2009 0:00 seg 05-10-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Outubro Reino Unido 0 horas Na 1ª semana. É o maior festival de comida das Highland.

[Reino Unido/Escócia] Royal National Mod Reino Unido/Escócia seg 12-10-2009 0:00 seg 12-10-2009 0:00 na(o) segunda(o) segunda-feira de Outubro Reino Unido 0 horas Na 2ª semana. Concurso de representação no âmbito da língua e cultura gaélicas.

[Reino Unido] Guy Fawkes Reino Unido qui 05-11-2009 0:00 sex 06-11-2009 0:00 cada 5 de Novembro Reino Unido 1 dia Fogo de artifício a comemorar a conspiração que pretendeu alterar o parlamento em 1605

[Reino Unido/Escócia] St Andrew’s Week Reino Unido/Escócia seg 30-11-2009 0:00 seg 07-12-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Novembro de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na última semana, em St. Andrews. Noites “ceilidh” e festivais de comida e bebida

[Reino Unido/Escócia] St Andrews Night Reino Unido/Escócia seg 30-11-2009 0:00 seg 30-11-2009 0:00 cada 30 de Novembro Reino Unido 0 horas 30 de Novembro. É o dia nacional do padroeiro do país. Há jantares em família e sociais.

[Reino Unido/Escócia] Dia de Natal Reino Unido/Escócia sex 25-12-2009 0:00 sex 25-12-2009 0:00 cada 25 de Dezembro Reino Unido 0 horas 25 de Dezembro

[Reino Unido/Escócia] Boxing Day Reino Unido/Escócia sáb 26-12-2009 0:00 sáb 26-12-2009 0:00 cada 26 de Dezembro Reino Unido 0 horas 26 de Dezembro

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh’s Hogmanay Reino Unido/Escócia qui 31-12-2009 0:00 qui 31-12-2009 0:00 cada 31 de Dezembro Reino Unido 0 horas Final de Dezembro/Início de Janeiro. É a maior festa de Ano Novo do Mundo, decorrendo durante vários dias procissões e teatro de rua. 31 de Dezembro é o ponto alto

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh’s Hogmanay Reino Unido/Escócia qui 31-12-2009 0:00 qui 31-12-2009 0:00 cada 31 de Dezembro Reino Unido 0 horas Final de Dezembro/Início de Janeiro. É a maior festa de Ano Novo do Mundo, decorrendo durante vários dias procissões e teatro de rua. 31 de Dezembro é o ponto alto

[Reino Unido/Escócia] Feriado da Primavera Reino Unido/Escócia seg 31-05-2010 0:00 seg 31-05-2010 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas Última segunda-feira de Maio

[Reino Unido/Escócia] Traquair Fair Reino Unido/Escócia: Innerleithen, Borders sáb 07-08-2010 0:00 ter 10-08-2010 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Agosto de 0:00 para 3 dias Reino Unido 3 dias No 1º fim-de-semana, em Innerleithen, Borders. Feira com música e teatro.

Vietname

Conhece o Vietname

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Socialista do Vietname
. Área: 331.114Km2
. Capital: Hanói
. População: 70.982.500
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,1%
. Esperança Média de Vida: 63 (h), 67 (m)
. Línguas: Vietnamita
. Índice de alfabetização (adultos): 93,7%
. Moeda: Dong
. Descrição básica: Depois da 2ª Guerra Mundial a França tentou retomar o controlo do país mas desistiu em 1954, após a derrota na batalha de Dien Bien Phu. O país foi dividido em dois, pelo paralelo 17ºN, com dois regimes totalmente diferentes um do outro (comunismo no Norte), o que resultou numa guerra que durou de 1964 a 1975. Os EUA envolveram-se fortemente nesta guerra, a favor do Vietname do Sul e saíram derrotados, após desgastante “guerra de guerrilha” em que as regras de combate foram constantemente “rescritas”. O país voltou então a unir-se em 1976, sob o regime comunista do Norte. Ficou no entanto muito destruído e esta guerra acabou com muitas vidas. Houve também grandes problemas com os refugiados e outros do foro económico, com as florestas queimadas pelo Napalm. Passou depois um período de grandes restrições impostas pelo regime comunista que mais tarde foi modificado, permitindo o apoio dos EUA ao desenvolvimento, baseado sobretudo nas indústrias do Norte do país.

MOTIVOS DE INTERESSE

. 11 Parques Nacionais:
. P.N. de Ba Bê
. P.N. de Tam Dão
. P.N. de Cát Bà
. P.N. de Cúc Phu’ong
. P.N. de Phong Nha-Kè Bàng
. P.N. de Bach Mã
. P.N. de Yok Don
. Mangrovia de Cân Giõ
. P.N. de Cát Tiên
. Reserva Natural de Phú Quôc
. Delta do Mékong

. Reunification Express (VN0004-POI a VN0009-POI): Famoso comboio (SE5 é noturno) que liga Hanoi a Ho Chi Minh (Norte a Sul). Uma semana para fazer 1722 Km. Pelo caminho verá campos de cultivo de arroz, onde o búfalo é utilizado como animal de trabalho. Passa por cidades imperiais e praias douradas do Mar da China. A meio do percurso poderá parar em Hue, antiga capital imperial. Nas paragens do comboio poderá comprar comida a vendedores que se aproximam das janelas para vender os seus produtos. A melhor altura para fazer esta viagem é de Outubro a Dezembro (meses secos). Há vários comboios por dia. O trajeto total é de 30 horas. Mas é recomendável parar em Da Nang e Hue. Com estas paragens e idas a My Son e Hoi An, pode contar com uma semana. Pode-se comprar os bilhetes online, em www.vietnamtourism.com. Se tiver paciência para esperar na fila, os bilhetes ficam por metade do preço. Para fazer as paragens, tem de comprar bilhetes para cada troço. Os comboios a apanhar são os SE1 ou SE3, porque o SE5 faz a parte mais bonita do percurso de noite. Pode-se dormir a bordo do comboio. A “soft-sleeper” é a melhor classe. Também há a “hard-sleeper”, ambas com ar-condicionado.

. Alojamento:
. Acampar: Nem é autorizado, nem interdito. É inexistente! Por vezes há viajantes de bicicleta que pedem para montar tenda nos jardins dos camponeses. Mas é uma prática pouco comum e por isso, vista com estranheza.
. Alojamento Particular: Oficialmente só é possível ficar alojado em casas particulares, com autorização prévia da polícia. No entanto é uma prática mais ou menos aceite. Em Ho Chi Minh-City é até comum verem-se placas de “aluga-se quarto”. Os preços correspondem aos mesmos que são praticados nos mini-hotéis.
. Mini-hotéis (privados): A solução mais económica. Vão de 3 a 15€, conforme se trate de pequenas ou grandes povoações e variando com a qualidade oferecida. Em média são 6 a 9€ por quarto duplo. Normalmente são limpos e com condições de um hotel normal. Devido ao barulho constante, recomenda-se pedir sempre quartos interiores e nos andares mais altos.
. Casa de hóspedes: Normalmente são ‘villas’ da época colonial, geridas pelos municípios. O serviço oferecido é semelhante aos mini-hotéis. Têm a vantagem de terem por vezes agradáveis jardins.
. Hotéis do estado: Um exemplo é a cadeia Saigontourist. Nas grandes cidades. Muitas vezes em antigos edifícios. Os serviços aproximam-se das cadeias internacionais. Mesmo nestes, é importante negociar o preço. Pelo menos tentar incluir o pequeno-almoço no preço.

. Cambio (valores de 2009):
. 1€ = 20.100 Dg (Dôngues)
. 1 USD = 16.000 Dg
Nota: Pode-se levantar dinheiro nas ATM.
. Comer e Beber: A cozinha vietnamita é variada e muito saborosa. Mistura influências chinesas, cambojanas e francesas, com ingredientes locais. É normal regatear o preço das refeições. Pesquisar: www.artisansofleisure.com e www.visit-mekong.com/vietname.

. Beber:
. Água: 1,5L = 6.000-8.000 Dg (0,3-0,4€) – comprada na rua. Confirmar sempre que a rolha não foi violada.
. Chá: Muito popular e frequentemente gratuito (ou por preços irrisórios).
. Cerveja: Muito popular e muito barata. Há algumas marcas locais e que existem em cidades específicas. Grande quantidade de marcas.
. Café: De filtro. Forte. Em alguns restaurantes de melhor qualidade há café expresso. Utilizam a variedade “robusta” em vez da “arábica”, que é produzida localmente e que é mais forte.

. Comer:
. Arroz: Base de todas as refeições. “Co’m tay cam” (arroz com cogumelos, frango e porco com gengibre).
. Banh beo: Panquecas de arroz com camarão e molho de peixe. Sobretudo em Hue.
. Bánh Cuon: Prato tradicional. Ravioli vietnamita. Cozinhado no vapor. Serve-se com “nu’o’c mam” ou juntando-lhe vinagre, açúcar e pimenta.
. Banh mi: Sandwich de baguete. Em qualquer restaurante de passeio. Sobretudo em Ho Chi Minh.
. Bò Bay món: Prato tradicional. Vaca de 7 maneiras.
. Cha cá: Prato tradicional. Famosa especialidade do Norte. Filete de peixe frito com muitos perfumes de ervas. É um prato um pouco mais caro.
. Canh chua: Prato tradicional. Sopa de peixe e legumes com sabor agri-doce provenientes dos tamarins. Prato típico das zonas junto ao mar. Acompanha-se de diversas formas, sendo o “canh chua cá lóc” o mais solicitado.
. Cha ca: peixe frito. Sobretudo em Hanoi.
. Chao tôm: Prato tradicional. Pedaços de cana de açúcar, envoltos em patê de caranguejo, grelhados.
. Chó: Prato tradicional. Carne de cão e salsichas de carne de cão. Sobretudo no Tonkin. Sabor um pouco forte.
. Lâu: Nome dado ao fondue chinês e ao similar vietnamita. Legumes, frutos do mar, etc. Um prato barato e bom para partilhar entre várias pessoas.
. Mi: Feito de farinha de trigo.
. “Mien lu’o’n”: É feito com farinha de arroz. “Mien gà” (de galinha), “Mien cua” (de caranguejo).
. Nem: Prato tradicional. No Sul chama-se “Chà gilò”. É uma das especialidades do país. Crepe de arroz cilíndrico, frito. Uma refeição ligeira e saudável.
. Oc nhoi: Prato tradicional. Recheio baseado em caracóis, enrolado numa folha de gengibre, cozinhado no vapor. Prato muito fino e perfumado.
. Sopas: O Pho é o prato nacional. Vende-se por todo o lado. Até de forma ambulante. A Sopa de massa, no Centro chama-se “bún bò hué” e no Sul chama-se “hu tieu”. Sopa de nós, sobretudo em Hanoi.
. Tru’ng lôn: Prato tradicional. Parecido com os “ortolans”.

. Pastelaria: Não confie no termo “pastelaria” escritos nos menus. Nos restaurantes raramente há sobremesas. Os mais turísticos têm yogurtes com mel e crepes de banana e pouco mais. Mas há muita fruta como o ananás, banana, laranja e papaia.
. Bá nh chu’ng: Bolos salgados, comidos apenas na festa de Têt (Novo Ano vietnamita). Bolo de arroz, enrolado em folhas de coqueiro ou de bananeira que lhe dá a cor verde. No Sul tem forma cilíndrica.
. Bánh bao: De origem chinesa. Comidos ao pequeno-almoço. Cozido no vapor.
. Banh deo: Consome-se apenas numa festa de Outono. Bolo à base de farinha de arroz, com frutas, muito doce.
. Mu’t: É consumido sobretudo na festa de Têt, mas também se encontra no resto do ano. Feitos com fruta. O mais corrente é o “Mu’t duà” (noz de coco) e o “Mu’t Khoai” (batata doce). Os mais finos são os “Mu’t sen” (grãos de lotus), os “Mu’t quât” e os “Mu’t mãng cân”.
. Chè: Tipo pudim, muito doce, que pode ser servido quente ou frio, com gelo pilado.

. Compras: Preços muito inflaccionados para o turista. Veja primeiro os preços praticados nas grandes lojas do estado.

. Etnias: 54 etnias, divididas em 6 grandes grupos. Cada uma com o seu idioma, normalmente não entendível por um vietnamita.
. Bahnar: Altos planaltos do Centro.
. Sedang: Altos planaltos do Centro. Em torno de Pleiku e de Kontum
. Mnong: Altos planaltos do Centro. Em torno de Ban Mê Thuôt.
. Khmers: Delta do Mekong. Antiga Kampuchea Krom. São 700-800.000.
. Rhadé: Altos planaltos do Centro, entre Ban Mê Thuôt e Kontum e junto à fronteira do Camboja.
. Giari: Altos planaltos do Centro, entre Ban Mê Thuôt e Kontum e junto à fronteira do Camboja.
. Jorai: Altos planaltos do Centro, entre Ban Mê Thuôt e Kontum e junto à fronteira do Camboja.
. Raglai: Altos planaltos do Centro, entre Ban Mê Thuôt e Kontum e junto à fronteira do Camboja.
. Thai: Da região de “Son La” no Noroeste de Tonkin. Há os “Tai Negros” e os “Tai Brancos”. Originários do Sul da China (Séc.IX-XI). Encontramo-los em “Muong Lo” no vale do rio vermelho. O facto de viverem nas montanhas, ajudou a preservar as suas tradições.
. Nung: Noroeste de Tonkin. Nos vales.
. Tay Thõ: Noroeste de Tonkin. Nos vales.
. Hmong Fleurs: Os Floridos. Também conhecidos por Miao ou Meo. De “Bac Ha”, perto da fronteira com a China. Vestem roupas de qualidade, de tons muito coloridos. As meninas ficam comprometidas por volta dos seis ou sete anos. Transportam-se em pequenos burros. Nas fronteiras com a China e o Laos.
. Hmong Negros: Vestem-se de indigo. Também conhecidos por Miao ou Meo. Nas fronteiras com a China e o Laos. Nos Miao-Yao as mulheres vestem de preto com a parte peitoral bordada. Pintam os dentes de preto, apenas deixando um dente por pintar. Usam o tronco de bananeira na sua alimentação e também dos porcos. Vivem na região de “Tûyen Quang”, entre “Hanoi” e “Lao Cai”.
. Hmong Brancos: Também conhecidos por Miao ou Meo. Nas fronteiras com a China e o Laos.
. Hmong Vermelhos: Abundante cabeleira. Também conhecidos por Miao ou Meo. Nas fronteiras com a China e o Laos.
. Hmong Verdes: Também conhecidos por Miao ou Meo. Nas fronteiras com a China e o Laos.
. Dzao Negros: Também conhecidos por Dao, Yao ou Man. Nas montanhas do Norte (NO).
. Dzao Vermelhos: Também conhecidos por Dao, Yao ou Man. Nas montanhas do Norte (NO).
. Ha Nhi: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. Phu La: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. La Hu: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. Lolo: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. Công: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. Si la: Grupo dos Dzao. Nas montanhas do Norte e Noroeste.
. Chams: Grupo dos Dzao. Costa, entre Nha Trang e Phan Thiet e na província de An Giang (Delta do Mekong), em Chân Doc.

. Festas:
. Têt: Ano novo chinês. A mais importante festa do país. Entre a última semana de Janeiro e a terceira de Fevereiro. São levados ramos de flor de pessegueiro pelos campos.

. Fotografias: Não há tabus e normalmente a reação é boa. Exceção para casos particulares de timidez, sobretudo nos casos das minorias étnicas. Por isso, aplica-se a regra geral do bom senso. Pede-se sempre para fazer a fotografia e tentar criar empatia.

. Gorjetas: Nos restaurantes e cafés, não. A guias e condutores de taxi ou carro alugado, sim, mas de muito baixo valor. Evitar que qualquer pessoa se apresente junto ao hotel onde pretende dormir, antes que negoceie o valor. Caso contrário ele vai-se apresentar como angariador de turistas e pedir uma comissão que, obviamente, será incrementada ao valor que vai pagar.

. Medicamentos: Leve o que entender vir a precisar. Evite recorrer à compra local porque a contrafação de medicamentos é comum. Não leve grandes quantidades porque podem ser confiscados na fronteira (combate ao tráfico ilegal de medicamentos).

. Património Mundial:
. Baia de Along
. Cidade Imperial e Túmulos de Hué
. Cidade Velha de Hôi An
. Santuário de My Son
. P.N. de Phong-Ke Bang

. Política: Comunismo – Partido único.

. Postos de Fronteira com:
. Cambodja:
. Môc Bái, na estrada Nº22 de Ho Chi Minh a Phnom-Penh. É a mais frequentada. Taxa: 2000Dg.
. Tinh Bien, perto de Châu Doc (Delta do Mekong). Não aberta a estrangeiros.
. Samat/Tây Ninh, a menos frequentada. Na estrada Nº7, entre Tây Ninh e Kompong Cham (Cambodja).
. Laos:
. Lao Bão, perto de Khe Sanh, na estrada Nº9 de Dong Hà para Sepon e Ban Dong (Cabodja).
. Na Meo, perto de Nam Soy (Cambodja). São 2h30-3h para passar a fronteira.
. Câu Treo, na estrada Nº8, depois de Vinh. Passa-se de Kaew Neua para Lak Sao (Xao) no Cambodja.
. Tay Trang, na estrada Nº42, depois de Dien Biên Phú. Fechada a estrangeiros.
. Nam Can, na estrada Nº7. Fechada a estrangeiros.

. Salário médio: 30€/mês (642.000 Dg).

. Saúde: Paludismo em três zonas específicas: Região de Diên Biên Phu, zonas florestais e zona do Delta. Nestas zonas usar mosquiteiros para dormir.

. Serviços: Se contratar um guia ou um taxi, escreva o programa acordado e o preço para evitar desvios. Pague no fim ou pelo menos parcialmente.

. Tradição:
. Thung Chai: Embarcação circular, feita de bambus entrelaçados e utilizada em águas pouco profundas.

. Transportes:
. Bicicleta: Negociar sempre o preço do aluguer, antes de montar na bicicleta. Bom meio de transporte, sobretudo para cidades planas como Hanoi, Ho Chi Minh-City ou Hué.
. Moto-taxi: Mesmo preço (por vezes até menos) que o aluguer de bicicletas, mais rápido, mas menos charmoso e ecológico.
. Táxi: Nas grandes cidades. É barato. O preço está tabelado. Hanoi: 14.000 Dg (0,7€) para os 2 primeiros Kms e 7.000 Dg (0,35€)/Km nos seguintes. Ho Chi Minh-City: 12.000 Dg (0,6€)/Km. Hué: 6.000 Dg (0,3€)/Km. Nas restantes cidade é mais barato.
. Autocarro: É o meio de transporte mais barato.
. Mini-bus privado: Levam 15-25 pessoas. Tem o formato “open tour” e “billet open ticket”, válido para os trajectos Hué – Hoi Na – Nha Trang – Dalat – Ho Chi Minh-City. Depois pode ainda fazer Ho Chi Minh-City – Dalat – Mui Né e Phonom Penh (Camboja). Nestes autocarros pode fazer-se Hanoi – Ho Chi Minh-City por 17-23€ 8dependendo da agência). Deve ligar para a agência e reservar lugar com 24 horas de antecendência. Pesquisa: www.sinhcafe.com.
. Comboio: Há a grande linha que liga o Norte ao Sul (“transvietnamita” ou “reunificação”, de Hanoi a Ho Chi Minh-City) e outras linhas como a de Hanoi a Haiphong e as linhas do Norte. São 4 a 5 classes: “Hard Seat” (banco de madeira), Soft Seat (banco almofadado), Hard Bed (6 camas, sem porta – não escolher a cama mais alta, sendo a melhor a de baixo), Soft Bad (4 camas, com porta). Recomenda-se a reserva antecipada para passagem com cama. Contudo, para fazer apenas alguns troços da linha, não deverá poder comprar um bilhete global.
. Reunificação:
. Hanoi – Ho Chi Minh-City (SE1: 29 horas)
. Ho Chi Minh-City – Hanoi (SE2, SE4, SE6, TN2, TN4, TN8 – Os SE são mais rápidos que os TN).
. Há comboios regulares para o Norte (Haiphong) e para as vizinhanças de Hanoi. Os comboios cumprem os horários de saída e chagada.
. Preços:
. Ho Chi Minh-City – Nha Trang: 4-12€
. Ho Chi Minh-City – Da Nang: 10-27€
. Ho Chi Minh-City – Hué: 11-30€
. Ho Chi Minh-City – Hanoi: 18-47€
Nota: Crianças -40%.
. Aluguer de viatura: Não é possível, para um estrangeiro, alugar um carro e conduzi-lo, apenas com carta de condução internacional. E é complicado obter o documento vietnamita correspondente. Por isso é comum alugar carro com condutor. É fácil encontrar nas grandes cidades, agências de aluguer governamentais ou pequenas agencias privadas (normalmente ligadas aos cafés). Recomenda-se rolar um pouco com o carro para garantir a qualidade dos amortecedores (ou mesmo a sua existência) porque a má qualidade das estradas é garantida (pior no Norte do que no Sul). Estradas: Há uma estrada (1.750Km) que liga Hanoi a Ho Chi Minh-City, passando por Hue, Da Nang e Nha Trang. Há um troço de 4 vias de Ho Chi Minh-City para Vung Tau (Cap Saint-Jacques) e Nha Trang e uma autoestrada entre Hanoi e Haiphong. Portagens: 7-10.000 Dg (0,35-0,5€).
. Bicicleta: Desaconselhado nas grandes cidades (tráfego muito alto e condução perigosa).
. Avião: Voos internos na Vietnam Airlines (www.vietnamairlines.com.vn). Os voos estão frequentemente cheios, pelo que se recomenda a reserva antecipada e confirmação alguns tempo antes do voo.
. Preços:
. Hanoi – Ho Chi Minh-City: 1.950.000 Dg (97€)
. Hanoi – Hue: 1.050.000 Dg (52€)
. Hue – Ho Chi Minh-City: 1.050.000 Dg (52€)
. Nha Trang – Hanoi: 1.700.000 Dg (85€)
. Da Nang – Hanoi/Ho Chi Minh-City/Nha Trang/Haiphong, Pleiku/Ban Me Thuot: ?
. Hanoi – Ho Chi Minh-City/Ban Me Thuot/Dalat/Pleiku/Qui Nhon/Hue/Da Nang/Dien Bien Phu/Nha Trang//Phu Quoc: ?
. Hue – Ho Chi Minh-City/Hanoi: ?
. Ho chi Minh-City – Hanoi/Pleiku, Ban Me Thuot/Hue/Da Nang/Qui Nhon/Nha Trang/Haiphong/Dalat/Vinh/Phu Quoc: ?
. Nha Trang – Hanoi/Ho Chi Minh-City/Da Nang: ?
. Ban Me Thuot – Hanoi/Ho Chi Minh/Da Nang: ?
. Dalat – Hanoi/Ho Chi Minh-City: ?
. Dien Bien Phu – Hanoi: ?
. Pleiku – Da Nang/Ho Chi Minh-City/Hanoi: ?
. Rach Gia – Ho Chi Minh-City: ?
. Qui Nho’n – Ho Chi Minh/Hanoi: ?
. Vinh – Ho Chi Minh-City : ?
. Phu Quoc – Ho Chi Minh/Hanoi: ?
. Internacionais: Voos regulares de Hanoi e Ho Chi Minh para Bangkok, Luala Lumpur, Paris, Pekin, Phnom Penh, Siem Reap (Angkor), Singapura, etc. Ver também a Air France, Singapore Airlines, Thai Airways, Aeroflot, Pacific Airlines, ANA, KLM, China South airlines, etc.

. Consulta do viajante: Fazer no Curry Cabral (só se paga taxa moderadora).

. Visto: Entrada múltipla, por um mês: 23USD e 30USD à entrada.