Mianmar (Birmânia)

Conhece Mianmar (Birmânia)

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Mianmar (Birmânia)
. Área: 676.553Km2
. Capital: Yangon (Rangum)
. População: 41.550.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,1%
. Esperança Média de Vida: 56 (h), 60 (m)
. Línguas: Mianmar (Birmanês) e outras línguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 83,1%
. Moeda: Kyat
. Descrição básica: Altas montanhas. Mandalay (interior) e o centro cultural. Yangon (Rangum), no Sul, é capital e tem um bom porto. Três grandes rios. Teve o primeiro contacto com os Ingleses em 1612 e foi tomado em 1886. Clima de monção. Exportação de arroz e madeira de teca. Florestas. Invadidos pelo Japão na 2ª Guerra Mundial, altura em que foi muito destruído. Independente desde 1948. Ficou logo a seguir sob ditadura militar e forte repressão. Alguma liberalização política nos anos 80. Progresso económico a partir de 1990. Investimentos estrangeiros recentes. Extracção excessiva de madeira. Alguma agitação popular. Faz parte do “triângulo dourado” que produz grandes quantidades de ópio.

Mali

Conhece o Mali

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Mali
. Área: 1.240.192Km2
. Capital: Bamako
. População: 8.156.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,6%
. Esperança Média de Vida: 44 (h), 48 (m)
. Línguas: Francês e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 31%
. Moeda: Franco CFA
. Descrição básica: Independente desde 1960. Árido. Seca desde os anos 70. Lendária Tumbuktou, na margem do Níger, importante no Séc.XI para o comércio das caravanas. Pecuária e agricultura pobre.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Deserto do Sahara: Cobra “Naja” é muito venenosa. Órix árabe é um antílope em vias de extinção. Raposa feneco. O secretário é uma ave de rapina de patas compridas. O sapo “spadefoot” vive em poças e quando estas secam, enterra-se na areia e espera pela próxima chuvada. O Ádax é um mamífero herbívoro que pode passar um ano sem beber. Retira água das plantas e do orvalho. Tem sido tão caçados que agora estão em extinção. Registou-se aqui a temperatura mais alta do planeta (em 1922 com 58ºC).