Israel

Conhece Israel

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Estado de Israel
. Área: 21.946Km2
. Capital: Jerusalém
. População: 5.473.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,7%
. Esperança Média de Vida: 75 (h), 79 (m)
. Línguas: Hebreu, Árabe e muitas linguas europeias
. Índice de alfabetização (adultos): 97%
. Moeda: Novo Shekel
. Descrição básica: A capital, Jerusalém, pelo seu significado religioso, é reivindicado por Judeus, Cristãos e Muçulmanos, o que causa graves problemas políticos. E foi exatamente este local que os Israelitas escolheram para capital do país. No entanto a ONU não o reconhece e por isso quase todas as embaixadas estão em Telavive. O estado Judaico foi criado em 1948 em território da antiga Palestina e isso tem levado Israel à guerra com os países circundantes e é motivo de frequentes ataques terroristas. Agricultura e alguma chuva no Norte. Deserto no Sul. Exportação de produtos agrícolas como as laranjas. Industria e comercio. Fortes em algumas tecnologias de ponta. Turismo maioritariamente motivado pelos aspetos religiosos. Em Agosto de 2005 Israel abandonou os colonatos da Faixa de Gaza, o que será um passo importante para os acordos de paz na região.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Ur: O “Zigurate” é uma pirâmide que era utilizada para sacrifícios humanos.

Nigéria

Conhece a Nigéria

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Federal da Nigéria
. Área: 923.768Km2
. Capital: Abuja
. População: 88.515.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,9%
. Esperança Média de Vida: 49 (h), 52 (m)
. Línguas: Inglês, Haúça, Ioruba e Ibo
. Índice de alfabetização (adultos): 57,1%
. Moeda: Naira
. Descrição básica: Mais de 100 milhões de habitantes (o mais populoso de África). Haúças e Fulas no Norte, Iorubas no Sudoeste e Ibos no Sueste. Colónia Britânica entre 1914 e 1960, altura em que se tornou independente. Os Ibos quiseram a independência, o que resultou na guerra civil do Biafra (1967-70). Problemas políticos. Floresta tropical húmida no Sul, onde se cultiva cacau, borracha e palmeira. O Sul tem maior densidade populacional. Agricultura de subsistência (sobretudo inhame). No norte há menos chuva mas o terreno é mais fértil. No Centro há Savana e tem muito pouca população, excerto junto a cidades como Kano. Cultura do amendoim, que é transportado de comboio para o litoral. Grande extração de petróleo no Delta do Níger, o que trás muito dinheiro ao país. No entanto a má gestão destas riquezas resulta num nível de vida muito baixo.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Sharia: Lei islâmica que governa todos os muçulmanos. Foi introduzida na Nigéria quando o Islão chegou ao Norte do país, pelas caravanas que vinham do Sudão, Marrocos e Egipto. Os ingleses, ao colonizarem a Nigéria, acabaram com a “Sharia” (1914), mas, esta foi reintroduzida em Maio de 1999.