Moldávia

Conhece a Moldávia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Moldávia
. Área: 33.700Km2
. Capital: Chisinau
. População: 4.350.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 64 (h), 71 (m)
. Línguas: Moldavo (romeno) e russo
. Índice de alfabetização (adultos): 96,4%
. Moeda: Leu moldavo
. Descrição básica: Foi parte integrante da Roménia. Em 1940 foi integrada na União Soviética. Independente desde 1991. A região de Dniestre (maioritariamente russos) e de Gagauz (maioritariamente descendentes de turcos) têm um estatuto especial que lhes dá muita autonomia. Vivem sobretudo da agricultura (beterraba, tabaco, etc.) mas os métodos de cultivo são muito tradicionais e por isso pouco competitivos. Bons vinhos. A capital foi destruída em 1944 e entretanto tem vindo a ser reconstruída. O rio Danúbio é uma saída marítima importante para o país.

Índia

Conhece a Índia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS

. Designação oficial: República da Índia
. Área: 3.287.263Km2
. Capital: Nova Deli
. População: 920.000.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2%
. Esperança Média de Vida: 60 (h), 60 (m)
. Línguas: Hindi, Inglês e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 52%
. Moeda: Rupia
. Descrição básica: Segundo país mais populoso do Mundo. Uma das civilizações mais antigas do Mundo. Muito massacrada por invasores. Independente desde 1947. Até lá era território Britânico. É um país Hindu (apenas no Nordeste há uma minoria que não é Hindu), com um vizinho Muçulmano radical (Paquistão) o que tem resultado em conflitos violentos. Atualmente mantêm-se o conflito, sobretudo em relação a Caxemira, território que controlam. Mas também pelo apoio à independência do Bangladesh que foi em tempos o “Paquistão Oriental”. Agricultores pobres que vivem maioritariamente dos terrenos férteis em torno do Ganges e do Bramaputra. Árido no interior do planalto do Decão e também pouco povoado. Cidades muito povoadas e com muitos bairros de lata. Forte na indústria. Tecnologias de ponta. Produção de energia nuclear, pesquisa aeronáutica e espacial. Produção de componentes de eletrónica e computadores. O país tem-se desenvolvido com a ajuda do investimento exterior. Petróleo, carvão e ferro. Tradicionalmente a estratificação social era feita por castas. Atualmente esta divisão está legalmente abolida mas continua a condicionar as relações de amizade, os casamentos e as oportunidades de trabalho. Turismo relacionado com a cultura e com os monumentos e edifícios, como é o caso do Taj Mahal (Séc.XVII) que foi encomendado por Shah Johan.

DICAS

. Moeda: A cotação da rupia (INR) em Abril de 2011 era de 1 EUR = 65 INR

. Quando Ir: A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Marco, por ser menos quente.

. Alojamento: O valor médio da dormida em Abril de 2011, tirando Delhi onde se pode pagar quase 2000 INR por noite, na restante parte consegue-se encontrar quartos (com AC e WC privativo) entre 700 e 1000 INR. Em todo o caso é sempre melhor pesquisar primeiro no guia de viagem ou na internet, porque sempre ajuda a regatear os preços.

. Comboios: Comprar os bilhetes com alguma antecedência. Comprar o bilhete de saída ao chegar a um determinado destino e fazê-lo na estação de comboio no atendimento próprio para turistas (falam inglês, sem comissões e existem nas cidades maiores).

. Auto-rickshaw: Perguntar no hotel ou no atendimento próprio para turistas da estação de comboio o preço do auto-rickshaw e acertar o preço com o condutor antes de iniciar a viagem.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Budismo: País original desta religião, em paralelo com o Nepal.