Itália

Conhece Itália

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Italiana
. Área: 301.323Km2
. Capital: Roma
. População: 57.269.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,1%
. Esperança Média de Vida: 74 (h), 80 (m)
. Línguas: Italiano, Alemão, Francês e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 97,1%
. Moeda: Euro (era Lira)
. Descrição básica: Quase todo o país é montanhoso ou de forte relevo. Apenas a região de Pó é plana e fértil. Por isso esta é a “dispensa” do país. A ponta Sul do país e as ilhas da Sardenha e Sicília são quentes no Verão. O Sul tem cidades mais pequenas e com menor densidade populacional. No passado e após a queda do Império Romano, a Itália foi uma teia de reinos. As cidades medievais do Norte (por exemplo Génova e Veneza) foram ricas, graças ao comércio de pedras preciosas, especiarias e sedas que vinham do Extremo Oriente e eram vendidas para o resto da Europa. Com a descoberta do caminho marítimo para o Oriente, por parte dos Portugueses (Séc.XV), o comercio com Itália perdeu importância. O Renascimento começou em Itália e durou 250 anos. Grande desenvolvimento da arte, ciência e arquitetura. Em 1870 o país voltou a reunificar. Devido à forte emigração para os EUA, a parte meridional do país, a Sardanha e a Sicília são mais pobres do que o Norte, situação que ainda se mantem. Como tentativa de resolver este problema, foi construída uma siderurgia em Tarento. Os maiores centros de comércio e indústria, estão em Milão e Turim (Norte). Pequenas empresas muito inovadoras, fortes no design industrial e na alta-costura. Forte também no turismo, vive das boas condições do enorme litoral. Rico património urbano, sobretudo em Florença, Roma e Pisa. Problemas com a Mafia e a Comorra que ainda controlam algumas atividades económicas e sociais. Sobretudo no Sul.

Índia

Conhece a Índia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS

. Designação oficial: República da Índia
. Área: 3.287.263Km2
. Capital: Nova Deli
. População: 920.000.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2%
. Esperança Média de Vida: 60 (h), 60 (m)
. Línguas: Hindi, Inglês e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 52%
. Moeda: Rupia
. Descrição básica: Segundo país mais populoso do Mundo. Uma das civilizações mais antigas do Mundo. Muito massacrada por invasores. Independente desde 1947. Até lá era território Britânico. É um país Hindu (apenas no Nordeste há uma minoria que não é Hindu), com um vizinho Muçulmano radical (Paquistão) o que tem resultado em conflitos violentos. Atualmente mantêm-se o conflito, sobretudo em relação a Caxemira, território que controlam. Mas também pelo apoio à independência do Bangladesh que foi em tempos o “Paquistão Oriental”. Agricultores pobres que vivem maioritariamente dos terrenos férteis em torno do Ganges e do Bramaputra. Árido no interior do planalto do Decão e também pouco povoado. Cidades muito povoadas e com muitos bairros de lata. Forte na indústria. Tecnologias de ponta. Produção de energia nuclear, pesquisa aeronáutica e espacial. Produção de componentes de eletrónica e computadores. O país tem-se desenvolvido com a ajuda do investimento exterior. Petróleo, carvão e ferro. Tradicionalmente a estratificação social era feita por castas. Atualmente esta divisão está legalmente abolida mas continua a condicionar as relações de amizade, os casamentos e as oportunidades de trabalho. Turismo relacionado com a cultura e com os monumentos e edifícios, como é o caso do Taj Mahal (Séc.XVII) que foi encomendado por Shah Johan.

DICAS

. Moeda: A cotação da rupia (INR) em Abril de 2011 era de 1 EUR = 65 INR

. Quando Ir: A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Marco, por ser menos quente.

. Alojamento: O valor médio da dormida em Abril de 2011, tirando Delhi onde se pode pagar quase 2000 INR por noite, na restante parte consegue-se encontrar quartos (com AC e WC privativo) entre 700 e 1000 INR. Em todo o caso é sempre melhor pesquisar primeiro no guia de viagem ou na internet, porque sempre ajuda a regatear os preços.

. Comboios: Comprar os bilhetes com alguma antecedência. Comprar o bilhete de saída ao chegar a um determinado destino e fazê-lo na estação de comboio no atendimento próprio para turistas (falam inglês, sem comissões e existem nas cidades maiores).

. Auto-rickshaw: Perguntar no hotel ou no atendimento próprio para turistas da estação de comboio o preço do auto-rickshaw e acertar o preço com o condutor antes de iniciar a viagem.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Budismo: País original desta religião, em paralelo com o Nepal.