Grécia

Conhece a Grécia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Helénica
. Área: 131.957Km2
. Capital: Atenas
. População: 10.369.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 75 (h), 80 (m)
. Línguas: Grego
. Índice de alfabetização (adultos): 92,2%
. Moeda: Euro (era Dracma)
. Descrição básica: Centro do Mundo Ocidental em 500AC. Grande impacto na cultura, línguas, arquitetura, ciência e politica do Ocidente. Perdeu influência com a ascensão do Império Romano. Independente em 1830 do Império Otomano do qual se libertou pela força das armas. Montanhas calcárias, solos pobres e pouca vegetação. Pouca água. Pouca agricultura. Poucos recursos minerais. Algumas pedreiras de mármore. Um dos países mais pobres da União Europeia. Ocupada pela Alemanha na 2ª Guerra Mundial, seguida de guerra civil e muito tempo de regime militar. Regresso da democracia em 1974. Grande litoral muito bonito e com muitas ilhas. Forte turismo que garante a maior parte do rendimento do país. Forte produtor de azeite. Grandes empresas de transportes marítimos.

Índia

Conhece a Índia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS

. Designação oficial: República da Índia
. Área: 3.287.263Km2
. Capital: Nova Deli
. População: 920.000.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2%
. Esperança Média de Vida: 60 (h), 60 (m)
. Línguas: Hindi, Inglês e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 52%
. Moeda: Rupia
. Descrição básica: Segundo país mais populoso do Mundo. Uma das civilizações mais antigas do Mundo. Muito massacrada por invasores. Independente desde 1947. Até lá era território Britânico. É um país Hindu (apenas no Nordeste há uma minoria que não é Hindu), com um vizinho Muçulmano radical (Paquistão) o que tem resultado em conflitos violentos. Atualmente mantêm-se o conflito, sobretudo em relação a Caxemira, território que controlam. Mas também pelo apoio à independência do Bangladesh que foi em tempos o “Paquistão Oriental”. Agricultores pobres que vivem maioritariamente dos terrenos férteis em torno do Ganges e do Bramaputra. Árido no interior do planalto do Decão e também pouco povoado. Cidades muito povoadas e com muitos bairros de lata. Forte na indústria. Tecnologias de ponta. Produção de energia nuclear, pesquisa aeronáutica e espacial. Produção de componentes de eletrónica e computadores. O país tem-se desenvolvido com a ajuda do investimento exterior. Petróleo, carvão e ferro. Tradicionalmente a estratificação social era feita por castas. Atualmente esta divisão está legalmente abolida mas continua a condicionar as relações de amizade, os casamentos e as oportunidades de trabalho. Turismo relacionado com a cultura e com os monumentos e edifícios, como é o caso do Taj Mahal (Séc.XVII) que foi encomendado por Shah Johan.

DICAS

. Moeda: A cotação da rupia (INR) em Abril de 2011 era de 1 EUR = 65 INR

. Quando Ir: A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Marco, por ser menos quente.

. Alojamento: O valor médio da dormida em Abril de 2011, tirando Delhi onde se pode pagar quase 2000 INR por noite, na restante parte consegue-se encontrar quartos (com AC e WC privativo) entre 700 e 1000 INR. Em todo o caso é sempre melhor pesquisar primeiro no guia de viagem ou na internet, porque sempre ajuda a regatear os preços.

. Comboios: Comprar os bilhetes com alguma antecedência. Comprar o bilhete de saída ao chegar a um determinado destino e fazê-lo na estação de comboio no atendimento próprio para turistas (falam inglês, sem comissões e existem nas cidades maiores).

. Auto-rickshaw: Perguntar no hotel ou no atendimento próprio para turistas da estação de comboio o preço do auto-rickshaw e acertar o preço com o condutor antes de iniciar a viagem.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Budismo: País original desta religião, em paralelo com o Nepal.