Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda)

Conhece o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda)

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS (REINO UNIDO)
. Designação oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte
. Área: 241.752Km2
. Capital: Londres
. População: 58.395.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,3%
. Esperança Média de Vida: 74 (h), 79 (m)
. Línguas: Inglês, Galês
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Libra esterlina (País aderente à UE mas que decidiu não aderir ao Euro)
. Descrição básica País feito de conquistas. Primeiro foram os invasores Normandos que controlaram a Inglaterra no Séc.XI. Depois foi o País de Gales no Séc.XVI e por fim a Escócia no início do Séc.XVIII. Juntos fazem o Reino Unido, ao qual se juntou a Irlanda no final do Séc.XVIII, que ainda hoje luta pela independência. Já no Séc.XX, só seis condados do Norte se mantiveram no Reino Unido. Clima marítimo, temperado. Grandes planícies agrícolas. Foi um país rico em minerais e ainda há explorações de carvão. No Norte há petróleo e gás natural. No Séc.XVI foi uma importante força naval que lhe deu poderio comercial e territórios que colonizou. Nessa altura as cidades mais importantes eram Londres, Bristol, Liverpool, Birmingham e Manchester. Forte modernização agrícola nos Séc.XVII e XVIII. Revolução Industrial nos Séc.XVIII e XIX. Produtos fabricados em ferro e aço, têxteis e cerâmicas. Sheffield, Glasgow e Belfast são cidades muito grandes. Londres é um dos mais importantes centros financeiros do Mundo. Indústria muito desenvolvida, sobretudo no Sul. Património e paisagens variadas.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Reino Unido: Grã-Bretanha + Irlanda.
. Grã-Bretanha: Escócia + País de Gales + Inglaterra.

DATAS IMPORTANTES

. 5 de Novembro: Guy Fawkes: Fogo de artifício a comemorar a conspiração que pretendeu alterar o parlamento em 1605.

INFORMAÇÃO GERAL (ESCÓCIA)
O país tem sofrido bastante com questões de religião e política interna, mas sobretudo pela relação com Inglaterra que, durante 400 anos, usou o país nas suas guerras contra França e Espanha. A imagem do país fica por isso, sempre, associada a tragédia e sofrimento.
A religião foi colonizada por celtiberos há 800 anos.
As pedras verticais, espalhadas pelo país, marcam a presença de quem ali viveu há 2000 anos. Em 82 d.C. chegaram os Romanos. A região era conhecida como Caledónia.
Em 400 d.C. os Romanos saíram e a região foi ocupada por 4 povos (Pictos, Bretões, Anglos e Escotos).
Nesse século iniciou-se o desenvolvimento do cristianismo na Escotia.
Os Pictos juntaram-se aos Escotos em 843 e os primeiros foram perdendo a sua identidade.
Em 890 chegaram os Vikings a algumas ilhas e por ali ficaram durante 600 anos. Os Bretões uniram-se à Escotia e derrotaram os Anglos, unificando o reino. A organização baseada num sistema feudal não funcionou a Norte e as Highlands mantiveram um sistema patriarcal. As diferenças eram evidentes.
No Séc.XIII, aproveitando um problema de sucessão, a Inglaterra invade a Escócia. O país está de rastos quando William Wallace lidera uma revolta. É capturado e morto. Mas Robert the Bruce toma o seu lugar e forma um exército com o qual alcançou a independência. Mas as guerras com a Inglaterra duraram ainda 300 anos.

Pesquisa: www.visitscotland.com

VISÃO GERAL:
Quintas férteis nas Borders. Ilhas junto ao Circulo Polar Ártico. Glasgow e Edimburgo são as mais populadas. Vida selvagem no Nordeste. Relevo e arqueologia no Noroeste. Vestígios dos primeiros habitantes nas ilhas Ocidentais.
. Ilha de Skype: Costa impressionante. Ver a queda de água sobre o Kilt Rock, na Costa Leste.
. As Trossachs: Montes entre as Highlands e as Lowlands. Muito bonito. Ver relevo verde de Ben Venve e o Lago Achray.
. Culzean Castle: Fantástico. Num penhasco do estuário do clyde. Parque.
. Os Cairngorns: Vida selvagem. Em Carrbridge ver o arco (Séc.XVIII).
. O Royal Deeside: Nos Grampianos. Bonito.
. Edimburgo: Ver castelo medieval. Ver o Palace of Holyroodhouse. Ver Royal Mile. Vero s antigos edifícios do parlamento. Ver a Casa de John Knox. Na New Town ver os terraços jorgianos.
. A Burrel Collection: Perto de Glasgow. Museu de Arte.

São 787 grandes ilhas. Muito montanhosa. Charnecas de urze selvagem (Norte e Oeste), florestas e pastagens (Leste e Sul), montes arredondados e verdes nas Lowlands, lagos e rios por todo o lado. Maior concentração populacional no Central Belt. Diferenças muito significativas em relação aos ingleses e de região para região. Hospitaleiros e sociáveis.

. Melhor altura: Maio a Agosto.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Highlands: Poucos transportes públicos. É importante ter carro. Fala-se gaélico, além do inglês.

. Ilhas Órcades: Rocha de grés devoniano, corroída pela acão do mar. O “Old Mano f Hay” é uma pedra vertical, junto aos penhascos costeiros.

. Ilha de Staffa: Costa de pedras de padrão hexagonal, formadas pela lava ao arrefecer lentamente.

. Ilhas Ocidentais: Um rendilhado formado pela gnaisse Lewisian (dura, estéril e cinzenta). Planaltos baixos e lagos.

. Fauna: Póneis-das-Shetland (nas ilhas, mas também no continente), gado das Highlands (cornos longos e pelo desgrenhado), águia-real (nas terras altas), papagaios-do-mar, mergulhões e gaivotas (ilhas Skye), gansos-patolas (em Bass Rock), focas, baleias e golfinhos no litoral, focas cinzentas (ilhas Shetland), salmões e lontras (nos braços de mar da ilha de Uist ou no santuário de Kylerhea na ilha de Skye), cervos (nas Highlands), esquilos e gatos selvagens.

. Invenções: Luz elétrica continua, tábuas logarítmicas, pneumático (primeiro para bicicletas e depois para carros), máquina a vapor rotativa, tacos de golfe em alumínio, bicicleta, fotografia a cores, garrafa-termo, antisséptico, telefone, recetor de radar, penicilina, televisão, clonagem (ovelha Dolly).

. Clãs: Grupos tribais em que se dividiam as Highlands. Vestiam-se com as cores do clã (tartã), aos quadrados e com padrão definido. Este esteve banido durante 100 anos. O Kilt é um símbolo do orgulho da nação. O feileadh-mor era uma peça única que enrolava à cintura e depois subia ao ombro. Na boina usavam penas e uma planta que simbolizava o clã a que pertenciam. Principais clãs: Mackenzies (kintail), MacDonalds, Macleods (de Skye), Mackays, Sinclairs (de Caithness), Frasers, Gordons (de Aberdeenshire, usavam uma era na boina), Stuarts, Douglas.

. Sir Walter Scott: Escritor de poemas e romances que focavam muito a vida e cultura dos clãs. Era formado em Direito e nasceu em Edimburgo. Gostava especialmente do centro e sul da Escócia. Foi uma figura importante para o país. Em especial para as Highlands e para as Trossachs. Está sepultado na Dryburgh Abbey.

. Rob Roy: Chamava-se efectivamente Robert MacGregor, mas recebeu a alcunha de Robert Vermelho (Rob Roy) por ser ruivo. Era pastor em Loch Arket. Foi considerado fora-da-lei quando atacou casas das Lowlands para alimentar o seu clã, no seguimento de vários invernos rigorosos. Queimaram-lhe a casa e por isso passou algum tempo a roubar nas terras do Duque de Montrose, como forma de vingança. Comparavam-no com Robin Hood de Inglaterra.

. Música: Gaita-de-Foles é símbolo reconhecido dos escoceses. Esteve banida durante 11 anos. Harpa, acordeão, rabeca, flauta. As bandas ceilidh (significa “visita” em gaélico) são comuns.

. Jogos: Os jogos das Highlands acontecem em Braemar, Oban, Dunoon e outros.

. Desporto: O Murrayfield Stadium é o ponto central do râguebi, com jogos de Janeiro a Março.

. Whisky: Os mais famosos maltes são:
. Talisker: Sabor intenso, apimentado e forte. Aquece os pés.
. Lagavulin: Seco e sabor a fumo. De Islay, talvez a melhor das ilhas produtoras.
. Glenmorangle: Suave, floral e perfume forte. O mais vendido.
. Locknazar: Doce, de tonalidade xerez.
. Edradour: Cremoso e de sabor mentolado.
. The Macallan: Sabor carregado pela maturação em cascos de xerez. Um topo de gama.
. Glenlivet: O mais famoso de Speyside. Mais de metade das destilarias são desta região.

. Comida:
. Kippers: Arenque fresco, salgado e fumado. Servido com tostas ao pequeno-almoço.
. Grouse: Galinha brava. Assada com batatas fritas, molho de pão e legumes.
. Scotch Broth: Caldo de carne. Sopa de carneiro ou vaca com cevada, cenouras e legumes.
. Cock-a-Leekie Soup: Canja de galinha com ovos, arroz e ameixas secas.
. Cullen Skink: Sopa de eglefim fumado, leite e puré de batata.
. Aberdeen Angus Steak: Bife de vaca. Mal passado, com cogumelos e vinho, batatas fritas aos palitos e legumes salteados.
. Haggis: O mais famoso dos pratos escoceses. Miúdos de carneiro com condimentos e farinha de aveia. Serve-se com nabo e batatas.
. Venison: Veado com especiarias, vinho e vinagre. Assado e servido fatiado.
. Stovies: Cebolas e batatas. Tradicionalmente eram cozinhadas com banha da refeição de Domingo.
. Skirlie: Farinha de aveia e cebolas, com tomilho.
. Poached salmon: Salmão escalfado, cozinhado em água, vinho e legumes.
. Queijos: Há muita variedade de muito bons queijos. Criffel, Lanark blue, Ilha de Mull, Seater das Órcades, Cranrong, etc.
. Scotch pancakes: Panquecas mornas, com manteiga e compota de fruta, mel ou xarope.
. Butterscoth Tart: Tarte com recheio de caramelo de manteiga e coberta de merengue.
. Doces: Marmelada, doce de laranja, doce de toranja e gengibre, bolachas de manteiga, biscoitos de Abernethy, panquecas, bolachas de gengibre (“parlies”), bolachas de aveia a acompanhar queijo, paté, doce e mel.
. Fudge: Bombons húmidos de açúcar e leite condensado.
. Dundee cake: Rico e doce com frutos secos, especiarias e coberto de amêndoas.
. Shortbread: Acompanha o chá.

. Bebidas: Vinho de gengibre, licor de glayua (licor de wisky), cerveja amarga (bitter), cerveja (lager), soda Irn-bru. Pint: copo de cerveja amarga (ou heavy) e soda (fresca e sem álcool), “ales”, wisky, licores (p.ex. Drambuie e Glayva) e águas da montanha.

. Percursos:
. The far Northwest: 160 Km, 3-4 horas. Braemore, Ullapool, Unapool e novamente para Ullapool. Rochedos bonitos.
. Kyle of Lochalsh: 150 Km, 4 horas. De Kyle of Lochalsh para Shieldaig, Torridon, Gairloch, Poolewe e Braemore. Encadeia no Percurso 1. Montanhas e litoral de Wester Ross. Passagem no Loch Maree e o Inverewe Garden.
. Ilhas: 160 Km, 3 horas. Crianlarich, charneca de Rannoch para Forth William, Glencoe e Mallaig. Escarpas.
. Loch Lomond: 225 Km, 4 horas. Inveraray (Séc.XVIII) e Mountains of Lorne. Desfiladeiro de “The Rest and Be Thankful”, depois de Tarbet. Ver o Kilchurn Castle.
. Glasgow: 225 Km, 5 horas. Loch Lomond, Lochearnhead e Balquhidder, Callander, Trussachs, Drymen, Loch Lomond.
. Stirling: 180 Km, 4 horas. Stirling e o castelo, seguir para as montanhas de Breadalbane. Callander, passar no local onde está sepultado Rob Roy e depois Loch Earn. Subir para Glen Lyon e depois para Crieff.
. Melrose Abbey: 195 Km, 3 a 4 horas. Border Abbeys e Scott’s View.
. Walter Scott’s Country: 185 Km, 3 a 4 horas. River Tweed Valley. Montes. Cidades com mercados e a mata de Dawyck.
. St Andrews: 195 Km, 3 a 4 horas. Comunidades piscatórias de Fife. Edimburgo. Forth Bridge. Palácio (que se diz, assombrado) dos reis Stuart, em Falkland.
. Royal Deeside: 180 Km, 4 horas. Montes Grampianos de Perth a Aberdeen, com desfiladeiros de 700 metros, descendo depois para Balmoral Castle. Braemar, Aberdeen.

. Eventos: No Verão há constantemente festivais.

AGENDA

[Reino Unido/Escócia] The Ba’Game Reino Unido/Escócia: Kirkwall, Ilhas Órcades qui 01-01-2009 0:00 qui 01-01-2009 0:00 cada 1 de Janeiro Reino Unido 0 horas Em Kirkwall, ilhas Órcades. A tradição de jogar futebol na rua é antiga.

[Reino Unido/Escócia] Ano Novo Reino Unido/Escócia qui 01-01-2009 0:00 sáb 03-01-2009 0:00 cada 1 de Janeiro de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias 1 e 2 de Janeiro. Dois dias de comemorações

[Reino Unido/Escócia] Celtic Connections Reino Unido/Escócia: Glasgow qui 15-01-2009 0:00 qui 15-01-2009 0:00 cada 15 de Janeiro Reino Unido 0 horas Na segunda metade do mês, em Glasgow. São duas semanas de música e “ceilidhs” de âmbito celta.

[Reino Unido/Escócia] Burn Nights Reino Unido/Escócia: Burn dom 25-01-2009 0:00 dom 25-01-2009 0:00 cada 25 de Janeiro Reino Unido 0 horas Comemora-se o aniversário do poeta, com declamações e as “Ceias Burns” em que se come “haggis”, batatas, nabos e se bebe wisky.

[Reino Unido/Escócia] Up Helly Aa Reino Unido/Escócia: Lewick, Ilhas Shetland ter 27-01-2009 0:00 ter 27-01-2009 0:00 na(o) último(a) terça-feira de Janeiro Reino Unido 0 horas Na última terça-feira em Lewick, ilhas Shetland. Há fogo de artifício, comemorando o solstício de Inverno.

[Reino Unido/Escócia] Inverness Music Festival Reino Unido/Escócia: Inverness seg 23-02-2009 0:00 seg 02-03-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Fevereiro de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na última semana. Uma semana inteira de música e danças clássicas e tradicionais.

[Reino Unido/Escócia] Cairngorm Snow Festival Reino Unido/Escócia: Aviemore (Cairngorm) sáb 21-03-2009 0:00 seg 23-03-2009 0:00 na(o) terceira(o) sábado de Março de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias No terceiro fim-de-semana. Em Aviemore. Actividades na neve e paradas.

[Reino Unido/Escócia] Sexta-Feira Santa Reino Unido/Escócia seg 30-03-2009 0:00 seg 13-04-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Março de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Final de Março ou início de Abril

[Reino Unido/Escócia] Puppet and animation Festival Reino Unido/Escócia qua 01-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia da semana de Abril de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Nas duas primeiras semanas. Workshops e exposições em 70 locais espalhados pelo país.

[Reino Unido/Escócia] International Science Festival Reino Unido/Escócia: Edimburgo seg 06-04-2009 0:00 seg 20-04-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Abril de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas Duas semanas, no início do mês, em Edimburgo. É o maior festival de ciência do Mundo.

[Reino Unido/Escócia] Scottish Grand National Reino Unido/Escócia: Ayr (Hipódromo) qua 15-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 cada 15 de Abril Reino Unido 0 horas A meio do mês, no Hipódromo de Ayr. É a maior corrida de cavalos do país.

[Reino Unido/Escócia] The Melrose Sevens Reino Unido/Escócia: Melrose, Borders qua 15-04-2009 0:00 qua 15-04-2009 0:00 cada 15 de Abril Reino Unido 0 horas Meio de Abril ou início de Maio, em Melrose, Borders. Trata-se de uma competição de râguebi entre sete equipas internacionais.

[Reino Unido/Escócia] Glasgow Art Fair Reino Unido/Escócia: Glasgow qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 na(o) último(a) dia da semana de Abril Reino Unido 0 horas No fim do mês. Feira de arte em galerias, sendo o pavilhão principal em George Square.

[Reino Unido/Escócia] Shetland Folk Festival Reino Unido/Escócia: Shetland qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 na(o) último(a) dia da semana de Abril Reino Unido 0 horas Final de Abril. Música tradicional.

[Reino Unido/Escócia] Beltane Reino Unido/Escócia: Calton Hill, Edimburgo qui 30-04-2009 0:00 sex 01-05-2009 0:00 cada 30 de Abril Reino Unido 1 dia 30 de Abril. Em Calton Hill, Edimburgo. É uma celebração pagã dedicada ao início do Verão.

[Reino Unido/Escócia] Scottish Rugby Union Cup Final Reino Unido/Escócia: Edimburgo (Murrayfield Stadium) qui 30-04-2009 0:00 qui 30-04-2009 0:00 cada 30 de Abril Reino Unido 0 horas 30 de Abril, na Murrayfield Stadium em Edimburgo.

[Reino Unido/Escócia] May Day Reino Unido/Escócia seg 04-05-2009 0:00 seg 04-05-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas 1ª segunda-feira e Maio

[Reino Unido/Escócia] Scottish Cup Final Reino Unido/Escócia: Glasgow (Hampden Park) sex 15-05-2009 0:00 sex 15-05-2009 0:00 cada 15 de Maio Reino Unido 0 horas Meio do mês, no Hampden Park, em Glasgow.

[Reino Unido/Escócia] Feira do Livro de Wigtown Reino Unido/Escócia: Wigtown, Dumfries e Galloway qui 21-05-2009 0:00 sáb 23-05-2009 0:00 cada 21 de Maio de 0:00 para 2 dias Reino Unido 2 dias 21 e 22 de Maio. Wigtown, Dumfries e Galloway. Esta é a capital do livro.

[Reino Unido/Escócia] International Children’s Festival Reino Unido/Escócia: Edimburgo seg 25-05-2009 0:00 seg 25-05-2009 0:00 na(o) quarta(o) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas Na 4ª semana, em Edimburgo. Trata-se de um festival de representação.

[Reino Unido/Escócia] Hawick Common Riding Reino Unido/Escócia: Hawick seg 01-06-2009 0:00 seg 01-06-2009 0:00 cada 1 de Junho Reino Unido 0 horas Início do mês. Patrulhamento a cavalo.

[Reino Unido/Escócia] St Magnus Festival Reino Unido/Escócia: Órcades qua 03-06-2009 0:00 qua 10-06-2009 0:00 na(o) terceira(o) dia da semana de Junho de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na 3ª semana, nas Órcades, Festival de artes.

[Reino Unido/Escócia] RSAC Scottish Rally Reino Unido/Escócia: Dumfries&Galloway seg 15-06-2009 0:00 seg 15-06-2009 0:00 cada 15 de Junho Reino Unido 0 horas Meio do mês, na Dumfries&Galloway. Trata-se de um evento de desporto motorizado.

[Reino Unido/Escócia] Glasgow International Jazz Festival Reino Unido/Escócia: Glasgow qua 17-06-2009 0:00 qua 01-07-2009 0:00 cada 17 de Junho de 0:00 para 2 semanas Reino Unido 2 semanas 17 a 26 de Junho. Há vários espectáculos na cidade.

[Reino Unido/Escócia] Traditional Boats Festival Reino Unido/Escócia: Banffshire (Porto de Portsoy) dom 28-06-2009 0:00 dom 28-06-2009 0:00 na(o) último(a) dia de fim-de-semana de Junho Reino Unido 0 horas No último fim-de-semana, no porto de Portsoy, em Banffshire. Trata-se de um evento dedicado ao Património piscatório.

[Reino Unido/Escócia] The Longest Day Reino Unido/Escócia seg 29-06-2009 0:00 seg 29-06-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Junho Reino Unido 0 horas No final de Junho. Não existe um evento formal mas, há muita gente que vive o dia mais longo do ano, nos montes, como o de Arthur’s Seat em Edimburgo.

[Reino Unido/Escócia] Royal Highland Show Reino Unido/Escócia: Ingliston, Edimburgo seg 29-06-2009 0:00 seg 29-06-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Junho Reino Unido 0 horas No final de Junho, em Ingliston, Edimburgo. Trata-se de uma feira agrícola e de gastronomia.

[Reino Unido/Escócia] Game Conservancy Scottish Fair Reino Unido/Escócia: Perth (Scone Palace) sáb 04-07-2009 0:00 sáb 04-07-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia de fim-de-semana de Julho Reino Unido 0 horas No 1º fim-de-semana, no Scone Palace, em Perth. Dedicado à caça e pesca.

[Reino Unido/Escócia] T in the Park Reino Unido/Escócia: Balado, Fife sáb 11-07-2009 0:00 sáb 11-07-2009 0:00 na(o) segunda(o) sábado de Julho Reino Unido 0 horas No 2º fim-de-semana, em Balado, Fife. É o maior festival de rock do país.

[Reino Unido/Escócia] The Barclays Scottish Open Reino Unido/Escócia: Alexandria qua 15-07-2009 0:00 qua 15-07-2009 0:00 cada 15 de Julho Reino Unido 0 horas A meio do mês, em Alexandria. Trata-se de um torneio do circuito europeu de golf.

[Reino Unido/Escócia] Festival de Edimburgo Reino Unido/Escócia sáb 01-08-2009 0:00 sáb 01-08-2009 0:00 cada 1 de Agosto Reino Unido 0 horas Festival internacional de artes, festival de “fringe”, música (jazz e blues), livros, televisão e filmes.

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh Military Tatoo Reino Unido/Escócia sáb 01-08-2009 0:00 sáb 01-08-2009 0:00 na(o) primeira(o) dia de Agosto Reino Unido 0 horas No castelo. Música militar e exposições.

[Reino Unido/Escócia] Feriado de Verão Reino Unido/Escócia seg 03-08-2009 0:00 seg 03-08-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Agosto Reino Unido 0 horas 1ª segunda-feira de Agosto

[Reino Unido/Escócia] Eyemouth Maritime Festival Reino Unido/Escócia: Berwickshire qua 12-08-2009 0:00 sáb 15-08-2009 0:00 cada 12 de Agosto de 0:00 para 3 dias Reino Unido 3 dias Em Berwickshire. Festival de música, artesanato e marisco. De 12 a 15 de Agosto.

[Reino Unido/Escócia] Glorious Twelfth Reino Unido/Escócia qua 12-08-2009 0:00 qua 12-08-2009 0:00 cada 12 de Agosto Reino Unido 0 horas 12 de Agosto. Abertura da caça às galinhas-bravas.

[Reino Unido/Escócia] World Pipe Band Championships Reino Unido/Escócia sáb 15-08-2009 0:00 sáb 15-08-2009 0:00 cada 15 de Agosto Reino Unido 0 horas A meio do mês, em Glasgow Green. Concurso de gaita-de-foles e jogos.

[Reino Unido/Escócia] Great Scottish Run Reino Unido/Escócia dom 16-08-2009 0:00 dom 16-08-2009 0:00 na(o) terceira(o) domingo de Agosto Reino Unido 0 horas No 3º Domingo, em Glasgow. Meia-maratona.

[Reino Unido/Escócia] Bem Nevis Hill Race Reino Unido/Escócia sáb 05-09-2009 0:00 sáb 05-09-2009 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No 1º Sábado, em Fort William. Corrida na maior montanha do país.

[Reino Unido/Escócia] Braemar Gathering Reino Unido/Escócia sáb 05-09-2009 0:00 sáb 05-09-2009 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No 1º fim-de-semana, no Braemar de Aberdeenshire. Importantes jogos das Highlands.

[Reino Unido/Escócia] Leuchars Air Show Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro na RAF Leuchars, em Fife. Acrobacias aéreas, entre outras actividades.

[Reino Unido/Escócia] Ayr Gold Cup Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro, no Hipódromo de Ayr. Corrida de cavalos.

[Reino Unido/Escócia] Hairth O’Knokrach Festival Reino Unido/Escócia ter 15-09-2009 0:00 ter 15-09-2009 0:00 cada 15 de Setembro Reino Unido 0 horas A meio de Setembro. Um fim-de-semana dedicado à música Celta, world e tradicional, com canções e danças. No Galloway Forest Park (floresta de Ae) em Craigshiels.

[Reino Unido/Escócia] Open Doors Day Reino Unido/Escócia sáb 26-09-2009 0:00 sáb 26-09-2009 0:00 na(o) último(a) sábado de Setembro Reino Unido 0 horas No último Sábado, em Edimburgo. Um dia especial em que edifícios privados são abertos ao público.

[Reino Unido/Escócia] Highland Feast Reino Unido/Escócia seg 05-10-2009 0:00 seg 05-10-2009 0:00 na(o) primeira(o) segunda-feira de Outubro Reino Unido 0 horas Na 1ª semana. É o maior festival de comida das Highland.

[Reino Unido/Escócia] Royal National Mod Reino Unido/Escócia seg 12-10-2009 0:00 seg 12-10-2009 0:00 na(o) segunda(o) segunda-feira de Outubro Reino Unido 0 horas Na 2ª semana. Concurso de representação no âmbito da língua e cultura gaélicas.

[Reino Unido] Guy Fawkes Reino Unido qui 05-11-2009 0:00 sex 06-11-2009 0:00 cada 5 de Novembro Reino Unido 1 dia Fogo de artifício a comemorar a conspiração que pretendeu alterar o parlamento em 1605

[Reino Unido/Escócia] St Andrew’s Week Reino Unido/Escócia seg 30-11-2009 0:00 seg 07-12-2009 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Novembro de 0:00 para 1 semana Reino Unido 1 semana Na última semana, em St. Andrews. Noites “ceilidh” e festivais de comida e bebida

[Reino Unido/Escócia] St Andrews Night Reino Unido/Escócia seg 30-11-2009 0:00 seg 30-11-2009 0:00 cada 30 de Novembro Reino Unido 0 horas 30 de Novembro. É o dia nacional do padroeiro do país. Há jantares em família e sociais.

[Reino Unido/Escócia] Dia de Natal Reino Unido/Escócia sex 25-12-2009 0:00 sex 25-12-2009 0:00 cada 25 de Dezembro Reino Unido 0 horas 25 de Dezembro

[Reino Unido/Escócia] Boxing Day Reino Unido/Escócia sáb 26-12-2009 0:00 sáb 26-12-2009 0:00 cada 26 de Dezembro Reino Unido 0 horas 26 de Dezembro

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh’s Hogmanay Reino Unido/Escócia qui 31-12-2009 0:00 qui 31-12-2009 0:00 cada 31 de Dezembro Reino Unido 0 horas Final de Dezembro/Início de Janeiro. É a maior festa de Ano Novo do Mundo, decorrendo durante vários dias procissões e teatro de rua. 31 de Dezembro é o ponto alto

[Reino Unido/Escócia] Edimburgh’s Hogmanay Reino Unido/Escócia qui 31-12-2009 0:00 qui 31-12-2009 0:00 cada 31 de Dezembro Reino Unido 0 horas Final de Dezembro/Início de Janeiro. É a maior festa de Ano Novo do Mundo, decorrendo durante vários dias procissões e teatro de rua. 31 de Dezembro é o ponto alto

[Reino Unido/Escócia] Feriado da Primavera Reino Unido/Escócia seg 31-05-2010 0:00 seg 31-05-2010 0:00 na(o) último(a) segunda-feira de Maio Reino Unido 0 horas Última segunda-feira de Maio

[Reino Unido/Escócia] Traquair Fair Reino Unido/Escócia: Innerleithen, Borders sáb 07-08-2010 0:00 ter 10-08-2010 0:00 na(o) primeira(o) sábado de Agosto de 0:00 para 3 dias Reino Unido 3 dias No 1º fim-de-semana, em Innerleithen, Borders. Feira com música e teatro.

República Checa

Conhece a República Checa

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Checa
. Área: 78.864Km2
. Capital: Praga
. População: 10.331.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,1%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 75 (m)
. Línguas: Checo, Alemão e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Coroa Checa (será Euro)
. Descrição básica: Laços fortes com a Europa Ocidental ao longo da história. Sede do Império Alemão do sacro Império Romano no Séc.XIV. Universidade Carolíngia. Brno é uma cidade muito antiga. Boa agricultura. Clima Continental. Carvão e urânio. Mão-de-obra especializada. Desenvolvimento retardado pela 2ª Guerra Mundial e por quarenta anos de regime comunista. A República Checa nasceu em 1993 com a dissolução da Checoslováquia. Muitos Checos opuseram-se à separação da Eslováquia. O turismo tem crescido fortemente.

Polónia

Conhece a Polónia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Polónia
. Área: 312.685Km2
. Capital: Varsóvia
. População: 38.581.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,3%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 76 (m)
. Línguas: Polaco e Alemão
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Novo Zloty (será Euro)
. Descrição básica: País colonizado pelos Eslavos no Séc.X. Nos Séc.XIV e XVII este foi um dos mais poderosos reinos da Europa. A planície setentrional foi ponto de entrada para os países vizinhos que dominaram a Polónia. Na 2ª Guerra Mundial morreram mais de 6 milhões de Polacos. Neste momento quase não existem minorias étnicas na Polónia, graças aos reajustes de fronteiras. Grandes extensões agrícolas. O país tem recuperado economicamente desde 1945. Turismo no litoral Báltico e minas de carvão no Sul da Silésia. Industrias fortes, das quais os estaleiros Gdansk são o melhor exemplo. Aqui nasceu o “solidariedade”, o primeiro sindicato independente na Europa de Leste, desde a guerra e que fez frente ao regime comunista. Eleições livres em 1989. Núcleo medieval de Cracóvia onde está a mais antiga universidade Polaca (1364). Varsóvia foi totalmente reconstruida. O mesmo se passou em Torum, cidade hanseática. O Sul, com indústrias de carvão mal equipadas, está muito poluído.

Macedónia

Conhece a Macedónia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Antiga República Jugoslava da Macedónia
. Área: 25.713Km2
. Capital: Skopje
. População: 1.937.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: -1,5%
. Esperança Média de Vida: 70 (h), 74 (m)
. Línguas: Macedónio, Albanês, Servo-Croata
. Índice de alfabetização (adultos): 93%
. Moeda: Novo Dinar Macedónio
. Descrição básica: Independente em 1992. Partilha o nome com uma província Grega, o que gera alguns inconvenientes políticos. O país tem também uma minoria Albanesa o que gera alguns problemas étnicos. A economia foi muito afetada pelo bloqueio Grego e pelas sanções contra a antiga Jugoslávia.

Hungria

Conhece a Hungria

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Hungria
. Área: 93.030Km2
. Capital: Budapeste
. População: 10.277.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: -0,4%
. Esperança Média de Vida: 65 (h), 74 (m)
. Línguas: Húngaro
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Euro (era Florim)
. Descrição básica: Planícies férteis com diversidade agrícola. Exportação de produtos agrícolas e maquinaria. Campos a Oeste do Danúbio, até ao Mar Negro, com termas, cidades antigas, vinhas e pomares. O centro de férias no Lago Balaton é muito conhecido. Indústria de extração de carvão, bauxite e outros. O Sudoeste foi conquistado no Séc.IX por cavaleiros magiares que falavam uma língua própria parecida com o Finlandês. Depois foi dominado pelos Turcos e a seguir uniu-se com a Áustria. Depois da 1ª Guerra Mundial ressurge com identidade própria. Sob domínio comunista depois da 2ª Guerra Mundial. 1/5 da população húngara vive na capital Budapeste, cidade que representa um importante centro cultural e industrial. Os grandes embaixadores da música húngara são Bartók, Kodály e Liszt.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Parlamento: –

Grécia

Conhece a Grécia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Helénica
. Área: 131.957Km2
. Capital: Atenas
. População: 10.369.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 75 (h), 80 (m)
. Línguas: Grego
. Índice de alfabetização (adultos): 92,2%
. Moeda: Euro (era Dracma)
. Descrição básica: Centro do Mundo Ocidental em 500AC. Grande impacto na cultura, línguas, arquitetura, ciência e politica do Ocidente. Perdeu influência com a ascensão do Império Romano. Independente em 1830 do Império Otomano do qual se libertou pela força das armas. Montanhas calcárias, solos pobres e pouca vegetação. Pouca água. Pouca agricultura. Poucos recursos minerais. Algumas pedreiras de mármore. Um dos países mais pobres da União Europeia. Ocupada pela Alemanha na 2ª Guerra Mundial, seguida de guerra civil e muito tempo de regime militar. Regresso da democracia em 1974. Grande litoral muito bonito e com muitas ilhas. Forte turismo que garante a maior parte do rendimento do país. Forte produtor de azeite. Grandes empresas de transportes marítimos.

Eslovénia

Conhece a Eslovénia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Eslovénia
. Área: 20.253Km2
. Capital: Ljubljana
. População: 1.989.500
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,7%
. Esperança Média de Vida: 69 (h), 77 (m)
. Línguas: Esloveno
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Tólar Esloveno (SIT)
. Descrição básica: Dependente da Federação da Jugoslávia durante 1000 anos. Em 1991 obteve a independência, quase sem conflito. Bonitas paisagens. Alpes Julianos (2.864m). Turismo. Indústria. Na capital, Ljubljana, há edifícios barrocos.

Notas:
. Castelos: A Eslovénia alberga mais de um milhar de castelos em todo o seu território.
. Karst: As Paisagens subterrâneas da Eslovénia contam com mais de 7000 grutas. Um verdadeiro paraíso subterrâneo param quem aprecia estalactites e estalagmites.

Eslováquia

Conhece a Eslováquia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Eslovaca
. Área: 49.036Km2
. Capital: Bratislava
. População: 5.367.800
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,4%
. Esperança Média de Vida: 67 (h), 75 (m)
. Línguas: Eslovaco, Húngaro, Checo e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 93%
. Moeda: Coroa Eslovaca (será Euro)
. Descrição básica: Terreno montanhoso. Dominada por outros países e independente da antiga Federação Checoslovaca, em 1995. Centro económico na capital Bratislava. Desportos de Inverno nas montanhas e florestas. Parques Naturais nas terras altas. Instalação de sistema hidrelétrico no Danúbio.

Croácia

Conhece a Croácia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Croácia
. Área: 56.610Km2
. Capital: Zagreb
. População: 4.779.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,7%
. Esperança Média de Vida: 71 (h), 78 (m)
. Línguas: Servo-Croata
. Índice de alfabetização (adultos): 93%
. Moeda: Kuna
. Descrição básica: Independente durante a 2ª Guerra Mundial e depois reintegrada na Jugoslávia, voltando a separar-se em 1992. Alpes Dinários a Ocidente e terras baixas, ferteis, com rios, a Oriente. A Croácia, antes da guerra, era muito próspera, com indústrias e turismo no litoral adriático. Ficou destroçada com a guerra de 1991-1995.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
. Babic: Vinho tinto de boa qualidade, produzido em Primosten (HR-MI0072), perto de Trogir.
. Ivan Mestrovic: Escultor do Séc.XIX. Nasceu em Vrpolje, embora os pais sejam de Otavice. Fazia figuras em gesso, o que fez chamar a atenção para as suas potencialidades. Foi enviando para Zagreb com 17 anos para estudar escultura e depois foi para a Academia de Belas Artes de Viena. Posteriormente foi viver para Paris e fez aí a sua primeira exposição e com ela veio o sucesso e reconhecimento. Trabalhou em Split e Zagreb. Dedicou-se à política e foi preso na II Guerra Mundial. O Vaticano interveio para que fosse libertado. Foi viver para os Estados Unidos, onde foi professor. Morreu aí e foi sepultado junto com a família no Mausoléu de Otavice.

RESUMO: Costa com 4800 Km e 1185 ilhas. Cultura, paisagens rurais, castelos e parques naturais.

REGIÕES:

– Ístria e Kvarner: Cidades portuárias fortificadas. As fundamentais Rovinj, Porec e Pula e a imperial Opatija. O Parque Nacional dos lagos de Plitvice. A ilha de Rab.
Bons destinos de férias. Península da Ístria e ilhas de Kvarner. Três Parques Nacionais (Brijuni, Risnjak e Lagos de Plitvice). Cidades costeiras e nas ilhas. Pula, Porec, Rijeka, Opatija.

– Dalmácia: A mais visitada das regiões, pelas praias de cortar a respiração, litoral de rocha, muitas ilhas, grande parte delas desertas e cidades bonitas. Região muito tranquila. Karlobag, montanhas de Velebit, Planaltos da Dalmácia e Biokovo, Ilha de Pag, Ilhas em torno de Zadar, Split e Ilha de Mljet. O Parque Nacional de Kornati. Sibenik e Trogir. O Delta do Neretva. Ston e a península de Peljesac. Hvar e Korcula (medieval e fortificada). A fortificada Dubrovnik, Património Mundial pela UNESCO.

– Croácia Central: Colinas de Samobor. Vinhas. Karlovac e Ogulin. Fronteira com a Bósnia–Herzegovina. Jasenovac. O vale fértil do rio Sava. O Parque Natural de Lonjsko Polje, com terrenos pantanosos e muitas aves. Sempre foi ponto de encontro de civilizações. Ilírios, Celtas, Romanos, Ávaros, Eslavos, Turcos, Croatas, Sérvios, Valáquios, Albanenes, Montenegrinos, entre outros. Foi a região da Croácia mais penalizada pelas guerras, a partir do Séc.XIX. Talvez por isso é aquela que é menos visitada pelo turismo. Rios e muito verde. Excelente gastronomia. Castelos antigos, igrejas, museus e Reservas Naturais. Três áreas: Terras Baixas, junto à capital. Edifícios antigos, castelos, montanhas, vinhos (Samobor e Karlovac) e a fronteira com a Bósnia–Herzegovina. Planícies revoltas e colinas com vinhas. As terras Altas, com bosques densos. Cidades com Igrejas barrocas, mosteiros e castelos. Boas estradas e algumas auto-estradas (Zagreb para Samobor e Parque Natural de Lonjsk Polje). Comboio entre as principais cidades e camioneta para todas. A visitar: Garic, Jasenovac, Jastrebarsko, Karlovac, Kostajnica, Kufina, Novska, Ogulin, Okic, Ozalj, Parque Natural de Lonjsko Polje, Samobor, Sisak, Topusko Toplice e fazer a Rota das Casas de Campo.

– Eslavónia e Baranja: Fica entre a Hungria, a Sérvia e a Bósnia-Herzegovina e é o “celeiro” do país. Vinhas, trilho, milho e bosques. Osijek com o centro fortificado. Os Romanos chamavam Pannoria a esta região, que demoraram 200 anos a conquistar. Eslavónia vem dos Eslavos, um dos muitos povos que por ali passaram. Depois deles vieram os Croatas e depois os Húngaros e a seguir os Otomanos. Mas a região continuou a mudar de mãos até a guerra de 1991. Os sérvios ocuparam a Eslavónia e em 1995 foi recuperada pela Croácia. Vukovar tem profundas marcas de guerra. Alguns verdadeiros tesouros históricos e o Parque Natural de Kopacki Rit, justificam uma visita à região. Eslavónia está limitada pelos rios Sava, Drava e Danúbio. Planícies e cadeias montanhosas. Bosques e vinhas. Baranja é uma região em formato triangular. Numa ponta estão os rios Drava e Danúbio e a Hungria. Milho e vinha nas planícies. Na Primavera e Outono o rio Drava transborda e a zona transforma-se num grande pântano, o que corresponde ao Parque Natural. De Kopacki Rit, local de vida selvagem. São centenas de espécies de aves. O Sijek é a cidade principal.
Ver: Bizovac, Dakovo, Darda, Daruvar, Dorji Miholjac, Erdut, Erresterovo, Ilok, Kutjevo, Lipik, Nascice, nava Gradiska, Novi Mikarovci, Orahovica, Osijek, P.N. de Kopacki Rit, Pozega, Sarengrad, Slavonski brad, Topolje, Valpovo, Virkovci, Virovitica, Vrpolje, Vukovar, Zupamja. Rede de estradas razoável que confluem para Osijek. Alguns comboios e boa rede de camionetas. Dentro de Osijek há uma boa rede de eléctricos.

– Condados do Norte: Colinas de Zagorje, com florestas e grandes castelos medievais. Águas termais. Condado de Prekmura e as suas vinhas. Varazdir e Cakovec com antigos Castelos. Koprivnica com a vinhas e grandes paisagens. Bjelovar (a maior cidade fortaleza do país) e Krizevci com palácios. O Parlamento (Sabor) esteve em Varazin e Krizevci. Muitos mosteiros católicos, franciscanos e paulinos. Podiavira, junto ao rio Drava e fronteira húngara, com vinhas e bosques. Muito tradicional, mantendo os costumes. Hlebire e a arte naif. Paisagem luxuriante. Milho, tabaco, girassol, vinha (bons brancos). Pouco turismo. Muitos habitantes são de origem húngara e isso reflecte-se nas tradições. Ver: Bedekovcina, Belec, Bjelovar, Cako Vec, Durdevac, Klanjec, Koprivnica, Krapina, Krizevci, Kunrovec, Lepoglava, Ludbreg, Marija Bistrica, Pregada, Strigova, Trakoscan, Varazdin, Varazdinske Toplice, Veliki Tabor, Vinica. Fazer: Rota das Estâncias Termais.

– Zagreb: Capital e cidade de vida nocturna. A medieval Cidade Alta. Arte.

– Croácia Central: Samobor, Sisak, Ogulin e Kostajnica. Parque Natural de Lonjsko Polje.

– Eslavónia e Baranja: Planícies. O Parque Natural de Kopacki Rit, a explorar de barco. Osijek e o Drava. Tvrda e as casas de campo de Topolje.

– Condados do Norte: Varazdin, que já foi capital, com castelo. Veliki Tabor e com castelo. Trakoscan com castelo e um bonito lago. Varazdinske Toplice é fundamental.

PARQUES NACIONAIS:

. Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
. Parque Nacional de Risnjak
. Parque Nacional do Krka
. Parque Nacional de Paklenica, Reserva Mundial da Biosfera e Património Mundial da UNESCO
. Parque Nacional de Mljet
. Parque Nacional de Kornati
. Parque Nacional de Brijuni
. Parque Nacional do Norte de Velebit

Há também Reservas Naturais e dois Pântanos (Kopacki Rit e Lonjsko Polje)

EVENTOS:

– Março:
. Semana Santa: Korcula vive a Páscoa com procissões

– Abril:
. Hvar: Dia do Soneto de Hanibal Lucic, a meio de Abril (poesia)
. Zagreb: Bienal de Música de Zagreb, na segunda metade de Abril. Trata-se de um festival de música moderna.
. Senj: Dia de São Jorge (23 de Abril)
. Korcula: Dia de São Vicente (28 de Abril). Dança da Kumpanija. Mulheres vestidas com trajes típicos.

– Maio:
. Rovinj: Regata Rovinj-Pesaro-Rovinj
. Osijek: Encontro dos Teatros de Marionetas (início de Maio)
. Rab: Torneio de Rab (9 de Maio). Desfile de cavaleiros com trajes tradicionais e armados de besta
. Rijeka: Festival do Pequeno Teatro (primeira quinzena de Maio)
. Cakovec: Memorial de Josip Stolcer Slavenski (primeira quinzena de Maio). Festival de música.
. Osijek: Festival de Tambor Croata (meio de Maio). Festival de música antiga com instrumentos tradicionais
. Zadar: Competição Internacional de Coros (fim de Maio)
. Pozega: Festival de Cinema e Vídeo Amador (fim de Maio)

– Junho:
. Pula: Festival de Ópera de Pula (todo o Verão)
. Omis: Festival da Harmonia da Dalmácia. Música e canções populares tradicionais
. Slavonski Brod: Brodsko Kolo (meio de Junho). Grupos folclóricos e exposições de produtos regionais
. Groznjam: Festival Juvenil Internacional de Música (de meio de Junho a meio de Setembro)
. Hvar: Festival de Verão (segunda quinzena de Junho, a meio de Setembro). Música, teatro, folclore e dança.
. Bakar: Verão de Margarida (última semana de Junho). Concertos e representações no dialecto Cakavski
. Sibenik: Festival Infantil Internacional (fim de Junho, a início de Julho)

– Julho:
. Labin: Festival de Verão de Labin (Julho a Agosto). Música clássica e popular
. Porec: Concertos na Basílica de Eufrásio (Julho, a meio de Setembro). Música sacra.
. Zagreb: Semana da Dança (início de Julho)
. Rab: Torneio de Rab (20 de Julho). Cavaleiros com trajes tradicionais fazem provas com bestas.
. Zdar: Festival de Música (início de Julho, a início de Agosto). Música sacra.
. Dakovo: Dakovski Vezovi (primeira semana de Julho). Folclore e bordados.
. Zagreb: Festival de Sátira (primeira metade de Julho).
. Osor: Festival de Música de Osor (meio de Julho, a meio de Agosto). Música de câmara.
. Split: Verão de Split (meio de Julho, a meio de Agosto). Ópera, dança, teatro, etc.
. Pula: Festival Internacional de Teatro (meio de Julho, a meio de Agosto). Multimédia.
. Dubrovnik: Festival de Verão de Dubrovnik (meio de Julho, ao final de Agosto). Música, teatro, folclore, ballet.
. Krk: Festival de Verão de Krk (meio de Julho, a fim de Agosto). Música, ballet, folclore, etc.
. Korcula: Dia de São Teodoro (27 de Julho). Dança da Moreska.
. Umag: Torneio Internacional de Ténis (fim de Julho).
. Pag: Carnaval de Pag (último dia de Julho). Dança do Kolo, com trajes tradicionais.
. Zagreb: Festival Internacional de Folclore (fim de Julho). Música e dança.

– Agosto:
. Novi Vinodolski: Carnaval de Verão (Agosto).
. Vodnjan: Festa dos Bumbari (Agosto). Trajes típicos. Corrida de burros.
. Brodanci: Olimpiadas de Jogos Antigos (Agosto). Trajes típicos. Música na rua.
. Labin: Simpósio Mediterrânico de Escultura (de Agosto a Setembro).
. Bale: Baljanska Noc (1º Domingo de Agosto). Festa da cidade.
. Barban: Trka na prstenac (1º Domingo de Agosto). Torneio de justa (Séc.XVII).
. Sinj: Sinjska Alka (início de Agosto). Torneios de justa. Paradas, danças, música, etc.
. Zrnovo e Postrana em Korcula: Dia de São Roque (16 de Agosto). Mostra (dança com espadas).

– Setembro:
. Zagreb: Festival Internacional das Bonecas (início de Setembro).
. Vinkovci: Vinkovacke Jeseni (de Setembro a Outubro). Festival de Música. Trajes tradicionais.
. Rovinj: Programa de Arte Rovinj (segunda quinzena de Setembro). Festival multimédia.
. Varazdin: Noites Barrocas em Varazdin (da segunda quinzena de Setembro, à primeira quinzena de Outubro). Na Catedral. Música barroca.
. Boje: Festa das Vindimas (último Domingo de Setembro).
. Dubrovnik: Festival de Cinema Novo (de fim de Setembro, ao início de Outubro).
. Lepoglava: Exposição de Rendas (Setembro).

– Outubro:
. Nasice: Memorial de Dora Pejacevic (Outubro). Música.
. Kastav: Bela Nedeja (1º Domingo de Outubro). Festa do vinho.
. Lovran: Maronada (1º Domingo de Outubro). Festa da castanha.
. Zagreb: Trienal de Cerâmica (de meio de Outubro, a meio de Novembro).

– Novembro:
. Pula: Festival Internacional de Música (1ª quinzena de Novembro).
. Lipik: Dia da Cidade (2 de Dezembro). Música e dança.

– Dezembro:
. Osijek: Dia da Cidade (2 de Dezembro). Música e dança.

– Janeiro:
. Osijek: Competição Internacional para Jovens Pianistas (2ª quinzena de Janeiro)

– Fevereiro:
. Kraljevica: Época do Entrudo. Mascaras.
. Rijeka: Carnaval.
. Opatija: Carnaval da Riviera.
. Zagreb: Competição Internacional para Jovens Violinistas (1º semestre de Fevereiro).
. Lastovo: Carnaval.
. Dubrovnik: Festa de São Brás (2 de Fevereiro).

Chipre

Conhece o Chipre

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Chipre
. Área: 9.251Km2
. Capital: Nicósia
. População: 729.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,1%
. Esperança Média de Vida: 77 (h), 77 (m)
. Línguas: Grego, Turco
. Índice de alfabetização (adultos): 94%
. Moeda: Libra Cipriota (será Euro)
. Descrição básica: Montanhoso. Bases militares da Grã-Bretanha, usando da sua posição mediterrânica, estratégica. Independente desde 1960. Maioria da população é Grega e a minoria é Turca. Em 1974 a Turquia invadiu a ilha. O turismo é a principal fonte de divisas e é forte no Sul.