Mali

Conhece o Mali

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Mali
. Área: 1.240.192Km2
. Capital: Bamako
. População: 8.156.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,6%
. Esperança Média de Vida: 44 (h), 48 (m)
. Línguas: Francês e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 31%
. Moeda: Franco CFA
. Descrição básica: Independente desde 1960. Árido. Seca desde os anos 70. Lendária Tumbuktou, na margem do Níger, importante no Séc.XI para o comércio das caravanas. Pecuária e agricultura pobre.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Deserto do Sahara: Cobra “Naja” é muito venenosa. Órix árabe é um antílope em vias de extinção. Raposa feneco. O secretário é uma ave de rapina de patas compridas. O sapo “spadefoot” vive em poças e quando estas secam, enterra-se na areia e espera pela próxima chuvada. O Ádax é um mamífero herbívoro que pode passar um ano sem beber. Retira água das plantas e do orvalho. Tem sido tão caçados que agora estão em extinção. Registou-se aqui a temperatura mais alta do planeta (em 1922 com 58ºC).

Etiópia

Conhece a Etiópia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Federal Democrática da Etiópia
. Área: 1.133.380Km2
. Capital: Adis Abeba
. População: 56.677.000
. Taxa de Crescimento Demográfico :2,9%
. Esperança Média de Vida: 46 (h), 49 (m)
. Línguas: Amárico, Inglês e muitas línguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 77%
. Moeda: Birr
. Descrição básica: Era conhecida por Abissínia. Independente à mais de 2000 anos, excepto numa curta ocupação Italiana nos anos 30. Igreja Cristã própria desde 330DC. Planalto e montanha (mais de 4000 metros). Chuvas suficientes para o cultivo de cereais e outros. Gado. Periodicamente, secas enormes. Deserto e semideserto nas terras baixas. País muito pobre. Populações quase autosuficientes pelo cultivo de pequenas parcelas de terreno. Poucas estradas, electricidade e infraestruturas. Programa de modernização iniciado pelo Imperador Hailé Selassié. O regime comunista minou a economia do país. Agravamento económico com as guerras com a Eritreia e Somália. Retoma recente da modernização. Melhoramentos agricolas e controlo da erosão. Potencial para a produção de energia hidroeléctrica.