Rússia

Conhece a Rússia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Federação Russa
. Área: 17.075.400Km2
. Capital: Moscovo
. População: 148.100.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 62 (h), 74 (m)
. Línguas: Russo, tártaro, iacuto, ciuvasco, bashkir e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Rublo
. Descrição básica: É um território enorme (1/9 da terra), maioritariamente de planície, com apenas algumas montanhas. Grande parte do país está quase sempre coberto de gelo. O Inverno é muito rigoroso (-50ºC) e o Verão pode ser muito quente. As amplitudes térmicas não são tão duras junto ao Mar Negro e nas zonas sob influência do Atlântico. No Norte a pouca vegetação existente é rasteira e só aparece no verão, com o degelo superficial. No Sul há florestas de coníferas e estepe. Há agricultura nas regiões a Oeste dos Urales, junto a Moscovo e entre o Mar Vermelho e o Cáucaso. Moscovo é a capital e é também onde tudo se passa. Foi em tempos invadida pelos Vikings (Séc.IX). O país foi muito penalizado pela 2ª Guerra Mundial (20 milhões de mortos). A Rússia sempre tentou conquistar novos territórios, procurando acessos ao mar. Vários países foram ocupados e passaram a pertencer à União Soviética. Embora já não tenha a força que teve em tempos, pela dimensão, influência e poder nuclear, ainda é um dos países mais poderosos do Mundo. A tecnologia que utiliza está agora obsoleta. Mas ainda faz muita pesquisa espacial. Também o poder militar convencional sofreu os efeitos da depressão que o país passa. Mas ainda assim é impressionante a capacidade de mobilização bélica. Durante o período do regime marxista-leninista (depois de 1917) foi feito um grande esforço de industrialização. A região mais rica é a Oeste dos Urales. Para Leste e no Norte as distâncias entre povoações são enormes. Há minérios e petróleo na Sibéria (a Leste dos Urales). No Oeste há cidades e mosteiros antigos muito bonitos. Por exemplo, em Sampetersburgo (já foi capital). Há problemas com alguns territórios ocupados como a Chechénia. Os rios, sobretudo o Volga, estão bastante poluídos.

Costa Rica

Conhece a Costa Rica

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Costa Rica
. Área: 51.100Km2
. Capital: San José
. População: 3.265.900
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,5%
. Esperança Média de Vida: 73 (h), 78 (m)
. Línguas: Espanhol
. Índice de alfabetização (adultos): 92,8%
. Moeda: Colón Costa-Riquenho
. Descrição básica: Clima frio nas terras altas. Vales férteis. Pantanos nas terras baixas do Litoral. Território Espanhol (Séc.XVI). Independente desde 1821. Motivação para o cultivo do café fixou imigrantes em pequenas herdades. População de origem Europeia. Estabilidade política. Boa saúde e educação. Exportação de café, bananas e minerais. Incremento do turismo.

Resumo: Praias muito bonitas e conservando o estado selvagem. Biodiversidade invulgar. Vulcões imponentes. Floresta tropical densa. Animais exóticos. Chuvas tropicais frequentes, deixam por vezes os caminhos intransitáveis. Como regra geral a utilização de veículos 4×4 é quase que imprescindível. Em menos de meio-dia é possível dar um mergulho no Oceano Atlântico e depois, outro no Pacífico.
O país tem muitos Parques Nacionais e Reservas de vida selvagem, protegidas do ponto de vista ambiental. 27% da superfície do país, está protegida. Nas pistas sinuosas de montanha, circulam grandes camiões com enormes contentores carregados de bananas e ananases.
0,03% da superfície terrestre para 5% da biodiversidade do planeta (6 vezes mais espécies animais por Km2 que os EUA). Cerca de 1 milhão de turistas por ano. O ecoturismo rende já, mais do que qualquer outra fonte de rendimento. Cristóvão Colombo chegou ali em 18.09.1502, na sua quarta e última viagem às Américas. O nome “Costa Rica” vem da observação que ele fez dos ornamento em, que os “Chibchas”, nativos locais, traziam consigo, mas que afinal se constactou que não vinham daquela região.

Notas:
. Canopy: Um “slide” entre as copas das árvores. A não perder. Um bom local para experimentar é no “P.N. de Rincón de la Vieja”.
. Litoral Caribenho: Nesta região vive toda a população negra (3%) do país, que é quase toda proveniente da Jamaica. De Dezembro a Março as águas são mais calmas e transparentes. Esta região é menos desenvolvida.
. Paisagem: Floresta luxuriante com fauna e flora multicolor. Pontes suspensas na floresta. Rafting.
. Música: Ouvir Walter Ferguson, cantor de Calipso.
. República das Bananas: O termo tem origem neste país, onde se vêm grandes plantações. Frequentemente usam o termo “ticos” para designar os costa-riquenhos, “nicas” para designar os provenientes da Nicarágua (normalmente apanhadores de bananas) e “Pana” para designar os panamianos.

Quando ir: Dezembro a Abril é a estação seca. Maio a Novembro, apesar de mais chuvoso, é a altura em que tudo está mais verde.

Gastronomia:
. Casado: Bifana de vaca, porco ou frango. Acompanha com arroz, feijão preto, banana frita e salada de beterraba.
. Olla de Carne: Parecido com o cozido à portuguesa mas com mandioca e milho.
. Gallo Pinto: Acompanha quase todos os pratos. Trata-se de arroz estufado com feijão preto.
. Marisco e peixe grelhado (pargo): Sobretudo junto à costa.
. Rock Ice: Cerveja local.