Rússia

Conhece a Rússia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Federação Russa
. Área: 17.075.400Km2
. Capital: Moscovo
. População: 148.100.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 62 (h), 74 (m)
. Línguas: Russo, tártaro, iacuto, ciuvasco, bashkir e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Rublo
. Descrição básica: É um território enorme (1/9 da terra), maioritariamente de planície, com apenas algumas montanhas. Grande parte do país está quase sempre coberto de gelo. O Inverno é muito rigoroso (-50ºC) e o Verão pode ser muito quente. As amplitudes térmicas não são tão duras junto ao Mar Negro e nas zonas sob influência do Atlântico. No Norte a pouca vegetação existente é rasteira e só aparece no verão, com o degelo superficial. No Sul há florestas de coníferas e estepe. Há agricultura nas regiões a Oeste dos Urales, junto a Moscovo e entre o Mar Vermelho e o Cáucaso. Moscovo é a capital e é também onde tudo se passa. Foi em tempos invadida pelos Vikings (Séc.IX). O país foi muito penalizado pela 2ª Guerra Mundial (20 milhões de mortos). A Rússia sempre tentou conquistar novos territórios, procurando acessos ao mar. Vários países foram ocupados e passaram a pertencer à União Soviética. Embora já não tenha a força que teve em tempos, pela dimensão, influência e poder nuclear, ainda é um dos países mais poderosos do Mundo. A tecnologia que utiliza está agora obsoleta. Mas ainda faz muita pesquisa espacial. Também o poder militar convencional sofreu os efeitos da depressão que o país passa. Mas ainda assim é impressionante a capacidade de mobilização bélica. Durante o período do regime marxista-leninista (depois de 1917) foi feito um grande esforço de industrialização. A região mais rica é a Oeste dos Urales. Para Leste e no Norte as distâncias entre povoações são enormes. Há minérios e petróleo na Sibéria (a Leste dos Urales). No Oeste há cidades e mosteiros antigos muito bonitos. Por exemplo, em Sampetersburgo (já foi capital). Há problemas com alguns territórios ocupados como a Chechénia. Os rios, sobretudo o Volga, estão bastante poluídos.

China

Conhece a China

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Popular da China
. Área: 9.571.300Km2
. Capital: Beijing
. População: 1.198.500.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Mandarim (Chinês do Norte) e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 77,8%
. Moeda: Yuan
. Descrição básica: Há registos da civilização chinesa desde 1700 AC. Apenas no Séc.XIII Marco Polo relatou pela primeira vez à Europa a sua existência. Durante muito tempo a Europa e a China mantiveram estreitas relações comerciais. Mas por altura da Revolução Industrial, a China tinha feito penetrar os seus produtos de tal maneira que se havia tornado um problema. A força da China ainda se manteve no Séc.XIX e parte do Séc.XX. É o terceiro maior país do Mundo e representa 20 a 25% da população Mundial. Bacias montanhosas e planaltos no interior (quentes no Verão e frios no Inverno, com pouca chuva). Deserto e semideserto no Norte. Mais populado no Leste, junto ao Huang He (rio amarelo) e ao Chang Jiang (Iansequião), onde os terrenos são melhores para o cultivo. Cultivo de trigo, milho e algodão, a Norte do Huang He, onde há menos água. Cultivo de arroz, chá, cana-de-açúcar e legumes a Sul, onde há mais água. Há muita prática de cultivo em socalcos. Carvão e outros combustíveis. O Litoral é mais desenvolvido. Bons exemplos disso são Cantão e Xangai. Há conflitos internos com movimentos separatistas como os do Tibete, ocupado em 1965. Os “Han” representam 90% da população e usam esse peso a seu favor. Sempre houve problemas com as relações internacionais. A Grande Muralha da China foi construída a Norte para combater os invasores. A China tem também para gerir, as situações de Taiwan, Xianggang (Hong Kong, devolvido por Portugal em Dezembro de 1999).

OUTRAS INFORMAÇÕES
. Artesanato: Tradição no fabrico de papagaios de papel, esculturas de jade, sombrinhas de papel e papéis de muitos tipos.
. Budismo e outras religiões: –
. Festival da Primavera: 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Comemora o Ano Novo Chinês. Fazem-se danças com o dragão. Usam-se foguetes.
. Kung Fu e Tai Chi: Técnicas de combate como forma de autodefesa e autodisciplina. O Kung Fu e o Tai Chi nasceram neste país.
. Pandas Gigantes: Nas montanhas do Centro e Sul, vivem os poucos mais de 1000 Pandas Gigantes que se alimentam de bambu. Este animal está em vias de extinção.
. Yurts: Tendas típicas dos Kazaks