Holanda (Países Baixos)

Conhece a Holanda (Países Baixos)

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Reino dos Países Baixos (Holanda)
. Área: 33.939Km2
. Capital: Amsterdão
. População: 15.385.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,7%
. Esperança Média de Vida: 74 (h), 80 (m)
. Línguas: Holandês
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Euro (era Florim)
. Descrição básica: Comércio. Amsterdão e Delf são cidades esplêndidas. Foz do Reno (via transeuropeia). Roterdão é um dos portos com maior movimento em todo o Mundo. Grandes barreiras para deter o mar, a Sudoeste. Foram controlados por Espanha. Independência em 1648. Grandes dificuldades durante a II Guerra Mundial. Grandes cidades a lutar por espaço contra as herdades hortícolas na região Oeste. Florestas e charnecas a Leste.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Diques, canais e pontes: Os diques são grandes barreiras para deter o mar, o que lhes permite ganhar terreno, entre outras coisas para construção. Há também muitos canais que servem como vias de circulação. Há também muitas pontes, parte das quais são articuladas e abrem para a passagem de barcos de maiores dimensões.

. Moinhos de Vento: Espalhados por todo o país.

China

Conhece a China

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Popular da China
. Área: 9.571.300Km2
. Capital: Beijing
. População: 1.198.500.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Mandarim (Chinês do Norte) e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 77,8%
. Moeda: Yuan
. Descrição básica: Há registos da civilização chinesa desde 1700 AC. Apenas no Séc.XIII Marco Polo relatou pela primeira vez à Europa a sua existência. Durante muito tempo a Europa e a China mantiveram estreitas relações comerciais. Mas por altura da Revolução Industrial, a China tinha feito penetrar os seus produtos de tal maneira que se havia tornado um problema. A força da China ainda se manteve no Séc.XIX e parte do Séc.XX. É o terceiro maior país do Mundo e representa 20 a 25% da população Mundial. Bacias montanhosas e planaltos no interior (quentes no Verão e frios no Inverno, com pouca chuva). Deserto e semideserto no Norte. Mais populado no Leste, junto ao Huang He (rio amarelo) e ao Chang Jiang (Iansequião), onde os terrenos são melhores para o cultivo. Cultivo de trigo, milho e algodão, a Norte do Huang He, onde há menos água. Cultivo de arroz, chá, cana-de-açúcar e legumes a Sul, onde há mais água. Há muita prática de cultivo em socalcos. Carvão e outros combustíveis. O Litoral é mais desenvolvido. Bons exemplos disso são Cantão e Xangai. Há conflitos internos com movimentos separatistas como os do Tibete, ocupado em 1965. Os “Han” representam 90% da população e usam esse peso a seu favor. Sempre houve problemas com as relações internacionais. A Grande Muralha da China foi construída a Norte para combater os invasores. A China tem também para gerir, as situações de Taiwan, Xianggang (Hong Kong, devolvido por Portugal em Dezembro de 1999).

OUTRAS INFORMAÇÕES
. Artesanato: Tradição no fabrico de papagaios de papel, esculturas de jade, sombrinhas de papel e papéis de muitos tipos.
. Budismo e outras religiões: –
. Festival da Primavera: 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Comemora o Ano Novo Chinês. Fazem-se danças com o dragão. Usam-se foguetes.
. Kung Fu e Tai Chi: Técnicas de combate como forma de autodefesa e autodisciplina. O Kung Fu e o Tai Chi nasceram neste país.
. Pandas Gigantes: Nas montanhas do Centro e Sul, vivem os poucos mais de 1000 Pandas Gigantes que se alimentam de bambu. Este animal está em vias de extinção.
. Yurts: Tendas típicas dos Kazaks