China

Conhece a China

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Popular da China
. Área: 9.571.300Km2
. Capital: Beijing
. População: 1.198.500.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Mandarim (Chinês do Norte) e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 77,8%
. Moeda: Yuan
. Descrição básica: Há registos da civilização chinesa desde 1700 AC. Apenas no Séc.XIII Marco Polo relatou pela primeira vez à Europa a sua existência. Durante muito tempo a Europa e a China mantiveram estreitas relações comerciais. Mas por altura da Revolução Industrial, a China tinha feito penetrar os seus produtos de tal maneira que se havia tornado um problema. A força da China ainda se manteve no Séc.XIX e parte do Séc.XX. É o terceiro maior país do Mundo e representa 20 a 25% da população Mundial. Bacias montanhosas e planaltos no interior (quentes no Verão e frios no Inverno, com pouca chuva). Deserto e semideserto no Norte. Mais populado no Leste, junto ao Huang He (rio amarelo) e ao Chang Jiang (Iansequião), onde os terrenos são melhores para o cultivo. Cultivo de trigo, milho e algodão, a Norte do Huang He, onde há menos água. Cultivo de arroz, chá, cana-de-açúcar e legumes a Sul, onde há mais água. Há muita prática de cultivo em socalcos. Carvão e outros combustíveis. O Litoral é mais desenvolvido. Bons exemplos disso são Cantão e Xangai. Há conflitos internos com movimentos separatistas como os do Tibete, ocupado em 1965. Os “Han” representam 90% da população e usam esse peso a seu favor. Sempre houve problemas com as relações internacionais. A Grande Muralha da China foi construída a Norte para combater os invasores. A China tem também para gerir, as situações de Taiwan, Xianggang (Hong Kong, devolvido por Portugal em Dezembro de 1999).

OUTRAS INFORMAÇÕES
. Artesanato: Tradição no fabrico de papagaios de papel, esculturas de jade, sombrinhas de papel e papéis de muitos tipos.
. Budismo e outras religiões: –
. Festival da Primavera: 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Comemora o Ano Novo Chinês. Fazem-se danças com o dragão. Usam-se foguetes.
. Kung Fu e Tai Chi: Técnicas de combate como forma de autodefesa e autodisciplina. O Kung Fu e o Tai Chi nasceram neste país.
. Pandas Gigantes: Nas montanhas do Centro e Sul, vivem os poucos mais de 1000 Pandas Gigantes que se alimentam de bambu. Este animal está em vias de extinção.
. Yurts: Tendas típicas dos Kazaks

México

Conhece o México

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Estados Unidos Mexicanos
. Área: 1.958.201Km2
. Capital: Cidade do México
. População: 93.008.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,2%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 74 (m)
. Línguas: Espanhol e muitas linguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 87,6%
. Moeda: Peso Mexicano
. Descrição básica: Antigas civilizações Astecas e Maias. Colónia Espanhola até ao final do Séc.XIX. Revolução em 1910, causada pelas desigualdades sociais que ainda hoje se mantem. Agricultura forte na zona Meridional onde há mais chuva. Deserto no Norte. Exportação de café e açúcar. Rico em minerais e forte na indústria. Produtor de petróleo. A cidade do México é muito poluída e com forte densidade populacional (20 Milhões de habitantes). Muitos bairros de lata. Os estados Americanos do Arizona, Califórnia, Novo méxico, Texas, Utah e partes do Colorado e Wyoming, foram em tempos território Mexicano. Ainda hoje há conflitos com os EUA, em boa parte por causa da imigração ilegal e da poluição.

MOTIVOS DE INTERESSE

. Cenotes: Lagos de águas cristalinas, no meio da floresta densa, que os Maias utilizavam como locais de culto e sacrifício. Os seus fundos são grandes fontes de conhecimento pelos objetos que os Maias utilizavam nos seus rituais. Achavam que havia um Mundo de Deuses que viviam nas profundezas. Muitas vezes as povoações eram construídas perto dos Cenotes. Estes lagos estão ligados por tuneis subterrâneos. Encontram-se sobretudo na península do “Yucatan”.