Mongólia

Conhece a Mongólia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Mongólia
. Área: 1.565.500Km2
. Capital: Ulan Bator
. População: 2.317.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,8%
. Esperança Média de Vida: 62,5 (h), 62,5 (m)
. Línguas: Mongol Khalkha e Cazaque
. Índice de alfabetização (adultos): 89%
. Moeda: Tugrik
. Descrição básica: Montanhas e desertos. Clima duro. Terra Natal de Genghis Khan (Séc.XIII), cavaleiro exímio (tal como todo este povo nómada), que liderou um exército de homens de grande mobilidade e rapidez no terreno de combate. A Mongólia foi tomada pela China. Em 1924 tornou-se independente, tendo para isso beneficiado do apoio da Rússia. Seguiu então um regime comunista. Já não há muitos nómadas mas continuam a viver do gado, agora criado em grandes herdades. Praticamente não há agricultura. Exploração mineira particularmente importante para a economia do país. Continua a ser um país pobre.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Genghis Khan: Este é o país deste lendário guerreiro que inspirou estrategas militares ao longo da história. País de cavaleiros exímios.

Cazaquistão

Conhece o Cazaquistão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Cazaquistão
. Área: 2.717.300Km2
. Capital: Alma-Ata
. População: 16.763.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,8%
. Esperança Média de Vida: 64 (h), 73 (m)
. Línguas: Cazaque e Russo
. Índice de alfabetização (adultos): 97,5%
. Moeda: Tenge
. Descrição básica: País com grande território. Quase metade da população são Russos que para aqui imigraram durante a 2ª Guerra Mundial. Planície em quase todo o território. Chuva no Norte onde se cultiva trigo. Deserto no Sul. Cultivo de algodão por regadio. Problemas com excesso de sal nos terrenos em redor do Mar de Aral, causados pelo bloqueio das águas que o alimentam. Radioatividade na região de Semipalatinsk, causadas por experiências nucleares. Petróleo, ferro, crómio, ouro e outros. Independente desde 1991.