Cazaquistão

Conhece o Cazaquistão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Cazaquistão
. Área: 2.717.300Km2
. Capital: Alma-Ata
. População: 16.763.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,8%
. Esperança Média de Vida: 64 (h), 73 (m)
. Línguas: Cazaque e Russo
. Índice de alfabetização (adultos): 97,5%
. Moeda: Tenge
. Descrição básica: País com grande território. Quase metade da população são Russos que para aqui imigraram durante a 2ª Guerra Mundial. Planície em quase todo o território. Chuva no Norte onde se cultiva trigo. Deserto no Sul. Cultivo de algodão por regadio. Problemas com excesso de sal nos terrenos em redor do Mar de Aral, causados pelo bloqueio das águas que o alimentam. Radioatividade na região de Semipalatinsk, causadas por experiências nucleares. Petróleo, ferro, crómio, ouro e outros. Independente desde 1991.

Costa Rica

Conhece a Costa Rica

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Costa Rica
. Área: 51.100Km2
. Capital: San José
. População: 3.265.900
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,5%
. Esperança Média de Vida: 73 (h), 78 (m)
. Línguas: Espanhol
. Índice de alfabetização (adultos): 92,8%
. Moeda: Colón Costa-Riquenho
. Descrição básica: Clima frio nas terras altas. Vales férteis. Pantanos nas terras baixas do Litoral. Território Espanhol (Séc.XVI). Independente desde 1821. Motivação para o cultivo do café fixou imigrantes em pequenas herdades. População de origem Europeia. Estabilidade política. Boa saúde e educação. Exportação de café, bananas e minerais. Incremento do turismo.

Resumo: Praias muito bonitas e conservando o estado selvagem. Biodiversidade invulgar. Vulcões imponentes. Floresta tropical densa. Animais exóticos. Chuvas tropicais frequentes, deixam por vezes os caminhos intransitáveis. Como regra geral a utilização de veículos 4×4 é quase que imprescindível. Em menos de meio-dia é possível dar um mergulho no Oceano Atlântico e depois, outro no Pacífico.
O país tem muitos Parques Nacionais e Reservas de vida selvagem, protegidas do ponto de vista ambiental. 27% da superfície do país, está protegida. Nas pistas sinuosas de montanha, circulam grandes camiões com enormes contentores carregados de bananas e ananases.
0,03% da superfície terrestre para 5% da biodiversidade do planeta (6 vezes mais espécies animais por Km2 que os EUA). Cerca de 1 milhão de turistas por ano. O ecoturismo rende já, mais do que qualquer outra fonte de rendimento. Cristóvão Colombo chegou ali em 18.09.1502, na sua quarta e última viagem às Américas. O nome “Costa Rica” vem da observação que ele fez dos ornamento em, que os “Chibchas”, nativos locais, traziam consigo, mas que afinal se constactou que não vinham daquela região.

Notas:
. Canopy: Um “slide” entre as copas das árvores. A não perder. Um bom local para experimentar é no “P.N. de Rincón de la Vieja”.
. Litoral Caribenho: Nesta região vive toda a população negra (3%) do país, que é quase toda proveniente da Jamaica. De Dezembro a Março as águas são mais calmas e transparentes. Esta região é menos desenvolvida.
. Paisagem: Floresta luxuriante com fauna e flora multicolor. Pontes suspensas na floresta. Rafting.
. Música: Ouvir Walter Ferguson, cantor de Calipso.
. República das Bananas: O termo tem origem neste país, onde se vêm grandes plantações. Frequentemente usam o termo “ticos” para designar os costa-riquenhos, “nicas” para designar os provenientes da Nicarágua (normalmente apanhadores de bananas) e “Pana” para designar os panamianos.

Quando ir: Dezembro a Abril é a estação seca. Maio a Novembro, apesar de mais chuvoso, é a altura em que tudo está mais verde.

Gastronomia:
. Casado: Bifana de vaca, porco ou frango. Acompanha com arroz, feijão preto, banana frita e salada de beterraba.
. Olla de Carne: Parecido com o cozido à portuguesa mas com mandioca e milho.
. Gallo Pinto: Acompanha quase todos os pratos. Trata-se de arroz estufado com feijão preto.
. Marisco e peixe grelhado (pargo): Sobretudo junto à costa.
. Rock Ice: Cerveja local.