Butão

Conhece o Butão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Reino do Butão
. Área: 46.500Km2
. Capital: Timphu
. População: 1.375.400
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,2%
. Esperança Média de Vida: 46 (h), 47 (m)
. Línguas: Dzongkha
. Índice de alfabetização (adultos): 38,4%
. Moeda: Ngultrum
. Descrição básica: Muito montanhoso (até 7500 metros). Impõe fortes limitações ao contacto com o resto do Mundo, o que garante a preservação da cultura e das tradições que ainda hoje se apresentam aos poucos turistas, de forma muito genuína. País de agricultores pobres que subsistem dos produtos que cultivam. Mosteiros fortificados. Florestas em estado virgem.

Nigéria

Conhece a Nigéria

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Federal da Nigéria
. Área: 923.768Km2
. Capital: Abuja
. População: 88.515.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,9%
. Esperança Média de Vida: 49 (h), 52 (m)
. Línguas: Inglês, Haúça, Ioruba e Ibo
. Índice de alfabetização (adultos): 57,1%
. Moeda: Naira
. Descrição básica: Mais de 100 milhões de habitantes (o mais populoso de África). Haúças e Fulas no Norte, Iorubas no Sudoeste e Ibos no Sueste. Colónia Britânica entre 1914 e 1960, altura em que se tornou independente. Os Ibos quiseram a independência, o que resultou na guerra civil do Biafra (1967-70). Problemas políticos. Floresta tropical húmida no Sul, onde se cultiva cacau, borracha e palmeira. O Sul tem maior densidade populacional. Agricultura de subsistência (sobretudo inhame). No norte há menos chuva mas o terreno é mais fértil. No Centro há Savana e tem muito pouca população, excerto junto a cidades como Kano. Cultura do amendoim, que é transportado de comboio para o litoral. Grande extração de petróleo no Delta do Níger, o que trás muito dinheiro ao país. No entanto a má gestão destas riquezas resulta num nível de vida muito baixo.

MOTIVOS DE INTERESSE
. Sharia: Lei islâmica que governa todos os muçulmanos. Foi introduzida na Nigéria quando o Islão chegou ao Norte do país, pelas caravanas que vinham do Sudão, Marrocos e Egipto. Os ingleses, ao colonizarem a Nigéria, acabaram com a “Sharia” (1914), mas, esta foi reintroduzida em Maio de 1999.