Paquistão

Conhece o Paquistão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Islâmica do Paquistão
. Área: 796.095Km2
. Capital: Islamabad
. População: 126.610.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 2,8%
. Esperança Média de Vida: 61 (h), 63 (m)
. Línguas: Urdu, Purjabi, Pushto. Pindi, Paraiki e Inglês
. Índice de alfabetização (adultos): 37,8%
. Moeda: Rupia Paquistanesa
. Descrição básica: Divide-se em três regiões. Os “Himalaias” (Norte), tem muita água mas pouco terreno de cultivo. O “Indo”, com planícies com pouca água e que vai até ao deserto. Bom sistema de irrigação. O “Balochistão”, muito pouco populado e árido. Entre o Paquistão e o Afeganistão há uma passagem chamada “Passo de Khyber” que foi rota comercial entre os dois países e foi por aqui que passaram os exércitos que saíram para conquistar a Índia. Em 1947 a Inglaterra terminou o seu controlo sobre Bengala e em 1971 o Paquistão Oriental separou-se da parte Ocidental, formando o Bangladesh. Conflitos frequentes com a Índia. Grande esforço de industrialização. Têxteis, curtumes, maquinaria e equipamentos de defesa. Carvão, gás natural e outros. A maior parte do país ainda vive da agricultura. Exportação de arroz. Problemas com a entrada de refugiados vindos do Afeganistão.

Azerbaijão

Conhece o Azerbaijão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Azerbaijão
. Área: 86.600Km2
. Capital: Baku
. População: 7.499.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,3%
. Esperança Média de Vida: 67 (h), 74 (m)
. Línguas: Azerbaijani (Azeri)
. Índice de alfabetização (adultos): 97,3%
. Moeda: Manat Azerbaijani
. Descrição básica: Independente desde 1991. Guerra contra a Arménia (1992-1994). Boa agricultura graças às terras bem irrigadas. Algodão, petróleo (Baku e Mar Cáspio). Minerais, ferro e cobre, nas montanhas do Cáucaso. As águas junto à capital estão poluídas por causa do petróleo.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
AZ-PM0001-Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem N40 23.717 E49 52.933 (39T 405138 4472230)
Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem: O primeiro registo escrito sobre Baku remonta ao Séc. VI e durante a maior parte da sua história mais remota esta cidade que hoje é a capital, foi parte de diferentes Impérios Persas. Esta cidade é composta pela parte baixa e pela cidade velha. É na parte velha que encontraremos o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela.

O palácio está inserido num complexo do qual ele é o edifício principal, mas de que fazem também parte, divanhane, o cemitério burial-vault, a mesquita de shah com um minarete, o mausoléu de Seyid Yahya Bakuvi, um portal na parte oriental da porta de Murad, um reservatório e os restos da casa dos banhos.

A Torre foi construída no século XII e o seu nome antigo era “a Torre do Olho”. Originariamente na margem do mar Cáspio, encontra-se hoje separada do Cáspio por uma estrada principal e jardins públicos, tudo em consequência de um processo de reclamação de terrenos no início do Séc. XX.

Diz a lenda que o nome da torre se refere a uma donzela que se atirou desde o alto, para encontrar a morte nas ondas abaixo.
(P)
—————————————————————————–