Ilhas Salomão

Conhece as Ilhas Salomão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Ilhas Salomão
. Área: 27.556Km2
. Capital: Honiara (em Guadalcanal)
. População: 366.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 3,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 73 (m)
. Línguas: Inglês, Melanésio, Pidgin e outras línguas locais
. Índice de alfabetização (adultos): 60%
. Moeda: Dólar das Ilhas Salomão
. Descrição básica: Colonização Melanésia em 1000AC. Ilhas de origem vulcânica. Recifes de coral. Chuvas abundantes. Óleo de palma e cacau. Produção de madeira. Copra. Agricultura de subsistência. Pescas. Recursos minerais (ouro e outros). Por vezes há tufões. Protetorado Britânico desde 1900. Independente em 1978. Combates na 2ª Guerra Mundial na ilha de Guadalcanal. Apoio ao movimento secessionista da ilha de Bougainville (integrada na Papuásia-Nova Guiné).

MOTIVOS DE INTERESSE

. Sobre as Ilhas: Muito recortadas e de variadíssimas formas. Águas de azul-turquesa.

Azerbaijão

Conhece o Azerbaijão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Azerbaijão
. Área: 86.600Km2
. Capital: Baku
. População: 7.499.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,3%
. Esperança Média de Vida: 67 (h), 74 (m)
. Línguas: Azerbaijani (Azeri)
. Índice de alfabetização (adultos): 97,3%
. Moeda: Manat Azerbaijani
. Descrição básica: Independente desde 1991. Guerra contra a Arménia (1992-1994). Boa agricultura graças às terras bem irrigadas. Algodão, petróleo (Baku e Mar Cáspio). Minerais, ferro e cobre, nas montanhas do Cáucaso. As águas junto à capital estão poluídas por causa do petróleo.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
AZ-PM0001-Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem N40 23.717 E49 52.933 (39T 405138 4472230)
Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem: O primeiro registo escrito sobre Baku remonta ao Séc. VI e durante a maior parte da sua história mais remota esta cidade que hoje é a capital, foi parte de diferentes Impérios Persas. Esta cidade é composta pela parte baixa e pela cidade velha. É na parte velha que encontraremos o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela.

O palácio está inserido num complexo do qual ele é o edifício principal, mas de que fazem também parte, divanhane, o cemitério burial-vault, a mesquita de shah com um minarete, o mausoléu de Seyid Yahya Bakuvi, um portal na parte oriental da porta de Murad, um reservatório e os restos da casa dos banhos.

A Torre foi construída no século XII e o seu nome antigo era “a Torre do Olho”. Originariamente na margem do mar Cáspio, encontra-se hoje separada do Cáspio por uma estrada principal e jardins públicos, tudo em consequência de um processo de reclamação de terrenos no início do Séc. XX.

Diz a lenda que o nome da torre se refere a uma donzela que se atirou desde o alto, para encontrar a morte nas ondas abaixo.
(P)
—————————————————————————–