Eslovénia

Conhece a Eslovénia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Eslovénia
. Área: 20.253Km2
. Capital: Ljubljana
. População: 1.989.500
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,7%
. Esperança Média de Vida: 69 (h), 77 (m)
. Línguas: Esloveno
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Tólar Esloveno (SIT)
. Descrição básica: Dependente da Federação da Jugoslávia durante 1000 anos. Em 1991 obteve a independência, quase sem conflito. Bonitas paisagens. Alpes Julianos (2.864m). Turismo. Indústria. Na capital, Ljubljana, há edifícios barrocos.

Notas:
. Castelos: A Eslovénia alberga mais de um milhar de castelos em todo o seu território.
. Karst: As Paisagens subterrâneas da Eslovénia contam com mais de 7000 grutas. Um verdadeiro paraíso subterrâneo param quem aprecia estalactites e estalagmites.

Azerbaijão

Conhece o Azerbaijão

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República do Azerbaijão
. Área: 86.600Km2
. Capital: Baku
. População: 7.499.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,3%
. Esperança Média de Vida: 67 (h), 74 (m)
. Línguas: Azerbaijani (Azeri)
. Índice de alfabetização (adultos): 97,3%
. Moeda: Manat Azerbaijani
. Descrição básica: Independente desde 1991. Guerra contra a Arménia (1992-1994). Boa agricultura graças às terras bem irrigadas. Algodão, petróleo (Baku e Mar Cáspio). Minerais, ferro e cobre, nas montanhas do Cáucaso. As águas junto à capital estão poluídas por causa do petróleo.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
AZ-PM0001-Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem N40 23.717 E49 52.933 (39T 405138 4472230)
Cidade Murada de Baku com o Palácio dos Xás de Shirvan e a Torre da Virgem: O primeiro registo escrito sobre Baku remonta ao Séc. VI e durante a maior parte da sua história mais remota esta cidade que hoje é a capital, foi parte de diferentes Impérios Persas. Esta cidade é composta pela parte baixa e pela cidade velha. É na parte velha que encontraremos o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela.

O palácio está inserido num complexo do qual ele é o edifício principal, mas de que fazem também parte, divanhane, o cemitério burial-vault, a mesquita de shah com um minarete, o mausoléu de Seyid Yahya Bakuvi, um portal na parte oriental da porta de Murad, um reservatório e os restos da casa dos banhos.

A Torre foi construída no século XII e o seu nome antigo era “a Torre do Olho”. Originariamente na margem do mar Cáspio, encontra-se hoje separada do Cáspio por uma estrada principal e jardins públicos, tudo em consequência de um processo de reclamação de terrenos no início do Séc. XX.

Diz a lenda que o nome da torre se refere a uma donzela que se atirou desde o alto, para encontrar a morte nas ondas abaixo.
(P)
—————————————————————————–