Rússia

Conhece a Rússia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Federação Russa
. Área: 17.075.400Km2
. Capital: Moscovo
. População: 148.100.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 62 (h), 74 (m)
. Línguas: Russo, tártaro, iacuto, ciuvasco, bashkir e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Rublo
. Descrição básica: É um território enorme (1/9 da terra), maioritariamente de planície, com apenas algumas montanhas. Grande parte do país está quase sempre coberto de gelo. O Inverno é muito rigoroso (-50ºC) e o Verão pode ser muito quente. As amplitudes térmicas não são tão duras junto ao Mar Negro e nas zonas sob influência do Atlântico. No Norte a pouca vegetação existente é rasteira e só aparece no verão, com o degelo superficial. No Sul há florestas de coníferas e estepe. Há agricultura nas regiões a Oeste dos Urales, junto a Moscovo e entre o Mar Vermelho e o Cáucaso. Moscovo é a capital e é também onde tudo se passa. Foi em tempos invadida pelos Vikings (Séc.IX). O país foi muito penalizado pela 2ª Guerra Mundial (20 milhões de mortos). A Rússia sempre tentou conquistar novos territórios, procurando acessos ao mar. Vários países foram ocupados e passaram a pertencer à União Soviética. Embora já não tenha a força que teve em tempos, pela dimensão, influência e poder nuclear, ainda é um dos países mais poderosos do Mundo. A tecnologia que utiliza está agora obsoleta. Mas ainda faz muita pesquisa espacial. Também o poder militar convencional sofreu os efeitos da depressão que o país passa. Mas ainda assim é impressionante a capacidade de mobilização bélica. Durante o período do regime marxista-leninista (depois de 1917) foi feito um grande esforço de industrialização. A região mais rica é a Oeste dos Urales. Para Leste e no Norte as distâncias entre povoações são enormes. Há minérios e petróleo na Sibéria (a Leste dos Urales). No Oeste há cidades e mosteiros antigos muito bonitos. Por exemplo, em Sampetersburgo (já foi capital). Há problemas com alguns territórios ocupados como a Chechénia. Os rios, sobretudo o Volga, estão bastante poluídos.

Arménia

Conhece a Arménia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Arménia
. Área: 29.800Km2
. Capital: Yerevan
. População: 3.754.300
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,5%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 73 (m)
. Línguas: Arménio e Curdo
. Índice de alfabetização (adultos): 98,8%
. Moeda: Dram
. Descrição básica: Os Arménios são um dos povos mais antigos do Mundo (VII AC). No planalto entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Independente desde 1991. Guerra contra o Azerbaijão. Boa agricultura e recursos minerais.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
AMPM0001 N40 09.559 E44 17.708 (38T 439973 4445678)
Catedral e Igrejas de Echmiatsin e Sítio Arqueológico de Zvartnots: A catedral e as igrejas de Echmiatsin e os vestígios arqueológicos de Zvartnots ilustram graficamente a evolução e desenvolvimento do tipo de igreja armênico, com parte habitacional central e hall de passagem, que exerceu uma profunda influência sobre o desenvolvimento arquitetónico e artístico da região.
—————————————————————————–
AMPM0002 N41 05.700 E44 42.617 (38T 475669 4549343)
Mosteiros de Haghpat e Sanahin: Estes dois mosteiros Bizantino Tumanianos, do período de prosperidade da dinastia Kiurikian (Séc.X a XIII), foram importantes centros de aprendizagem. Sanahin foi reconhecido pela sua escola de iluministas e caligrafistas. Os dois complexos monásticos representam o mais alto florescimento da arquitetura religiosa Arménica, cujo estilo único, desenvolvido a partir de uma mistura de elementos da arquitetura eclesiástica bizantina e as tradicionais arquiteturas vernáculas da região caucasiana.
—————————————————————————–
AMPM0003 N40 09.533 E44 47.800 (38T 482684 4445412)
Mosteiro de Geghard e Vale Superior do Azat: Mosteiro de Geghard contém uma série de igrejas e túmulos, a maioria deles esculpidos na rocha, que ilustram bem o expoente máximo da arquitetura medieval da Arménia. O complexo de edifícios medievais está implantado num cenário de grande beleza natural, rodeado por altas falésias, à entrada do Vale de Azat.
—————————————————————————–