China

Conhece a China

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Popular da China
. Área: 9.571.300Km2
. Capital: Beijing
. População: 1.198.500.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Mandarim (Chinês do Norte) e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 77,8%
. Moeda: Yuan
. Descrição básica: Há registos da civilização chinesa desde 1700 AC. Apenas no Séc.XIII Marco Polo relatou pela primeira vez à Europa a sua existência. Durante muito tempo a Europa e a China mantiveram estreitas relações comerciais. Mas por altura da Revolução Industrial, a China tinha feito penetrar os seus produtos de tal maneira que se havia tornado um problema. A força da China ainda se manteve no Séc.XIX e parte do Séc.XX. É o terceiro maior país do Mundo e representa 20 a 25% da população Mundial. Bacias montanhosas e planaltos no interior (quentes no Verão e frios no Inverno, com pouca chuva). Deserto e semideserto no Norte. Mais populado no Leste, junto ao Huang He (rio amarelo) e ao Chang Jiang (Iansequião), onde os terrenos são melhores para o cultivo. Cultivo de trigo, milho e algodão, a Norte do Huang He, onde há menos água. Cultivo de arroz, chá, cana-de-açúcar e legumes a Sul, onde há mais água. Há muita prática de cultivo em socalcos. Carvão e outros combustíveis. O Litoral é mais desenvolvido. Bons exemplos disso são Cantão e Xangai. Há conflitos internos com movimentos separatistas como os do Tibete, ocupado em 1965. Os “Han” representam 90% da população e usam esse peso a seu favor. Sempre houve problemas com as relações internacionais. A Grande Muralha da China foi construída a Norte para combater os invasores. A China tem também para gerir, as situações de Taiwan, Xianggang (Hong Kong, devolvido por Portugal em Dezembro de 1999).

OUTRAS INFORMAÇÕES
. Artesanato: Tradição no fabrico de papagaios de papel, esculturas de jade, sombrinhas de papel e papéis de muitos tipos.
. Budismo e outras religiões: –
. Festival da Primavera: 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Comemora o Ano Novo Chinês. Fazem-se danças com o dragão. Usam-se foguetes.
. Kung Fu e Tai Chi: Técnicas de combate como forma de autodefesa e autodisciplina. O Kung Fu e o Tai Chi nasceram neste país.
. Pandas Gigantes: Nas montanhas do Centro e Sul, vivem os poucos mais de 1000 Pandas Gigantes que se alimentam de bambu. Este animal está em vias de extinção.
. Yurts: Tendas típicas dos Kazaks

Argentina

Conhece a Argentina

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República da Argentina
. Área: 2.766.889Km2
. Capital: Buenos Aires
. População: 34.180.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 74 (m)
. Línguas: Espanhol
. Índice de alfabetização (adultos): 95,3%
. Moeda: Novo Peso
. Descrição básica: Independente de Espanha desde meio do Séc.XIX, depois de uma longa guerra civil. As pampas são enormes planícies que foram colonizadas por Europeus e que fizeram deste, um grande exportador de carne, lã, curtumes e cereais. No início do Séc.XX era um dos países mais ricos do Mundo, mas duas guerras Mundiais tiveram fortes efeitos negativos na economia. Em 1955 Juan Perón foi derrubado por golpe militar que destronou o seu governo, iniciado em 1946. Só em 1983, com alguma estabilidade política, o país começou a desenvolver-se, mudando a tendência verificada até aí. Recursos agrícolas como as vinhas de Mendoza e os carneiros da Patagónia. Energia hidrelétrica e turismo nos Andes. A capital tem grande densidade populacional (1/3 da população) e é uma cidade muito metropolitana. Conflito com a Grã-Bretanha em 1982 na disputa das Falklands (Malvinas).

MOTIVOS DE INTERESSE
. Carne: Comem-se grandes bifes da melhor carne do Mundo.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–

AMPM0001                           N40 09.559 E44 17.708 (38T 439973 4445678)

Catedral e Igrejas de Echmiatsin e Sítio Arqueológico de Zvartnots: A catedral e as igrejas de Echmiatsin e os vestígios arqueológicos de Zvartnots ilustram graficamente a evolução e desenvolvimento do tipo de igreja armênico, com parte habitacional central e hall de passagem, que exerceu uma profunda influência sobre o desenvolvimento arquitetónico e artístico da região.

—————————————————————————–

AMPM0002                           N41 05.700 E44 42.617 (38T 475669 4549343)

Mosteiros de Haghpat e Sanahin: Estes dois mosteiros Bizantino Tumanianos, do período de prosperidade da dinastia Kiurikian (Séc.X a XIII), foram importantes centros de aprendizagem. Sanahin foi reconhecido pela sua escola de iluministas e caligrafistas. Os dois complexos monásticos representam o mais alto florescimento da arquitetura religiosa Arménica, cujo estilo único, desenvolvido a partir de uma mistura de elementos da arquitetura eclesiástica bizantina e as tradicionais arquiteturas vernáculas da região caucasiana.

—————————————————————————–

AMPM0003                           N40 09.533 E44 47.800 (38T 482684 4445412)

Mosteiro de Geghard e Vale Superior do Azat: Mosteiro de Geghard contém uma série de igrejas e túmulos, a maioria deles esculpidos na rocha, que ilustram bem o expoente máximo da arquitetura medieval da Arménia. O complexo de edifícios medievais está implantado num cenário de grande beleza natural, rodeado por altas falésias, à entrada do Vale de Azat.

—————————————————————————–