Arábia Saudita

Conhece a Arábia Saudita

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Reino da Arábia Saudita
. Área: 2.240.000Km2
. Capital: Riade
. População: 16.930.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 3,6%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Árabe
. Índice de alfabetização (adultos): 63%
. Moeda: Riyal Saudita
. Descrição básica: Planalto (3000 metros) inclinado de Sudoeste para Nordeste que é a Península Arábica. Alguma chuva nas terras altas. Interior e Nordeste desértico com alguns oásis. O país foi formado como resultado das sucessivas guerras entre tribos no período de 1902 a 1924. Era um país pobre até à descoberta de petróleo cuja exploração se veio a desenvolver após a 2ª Guerra Mundial. As principais explorações são no Nordeste, junto a Ad-Damman, região fortemente urbanizada. Fazem-se tradicionalmente peregrinações a Meca, onde nasceu o profeta Maomé e também a Medina, a segunda cidade Santa do Islamismo. A capital real é em Riade, embora Jeddah seja a capital administrativa. Bom sistema de saúde e educativo e economia forte, embora o país dependa fortemente dos preços do petróleo.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
SA0001-POI-Tarut N26 33.853 E50 02.974 (39R 405339 2938521)
Tarut: Ilha. Tem um forte com uma nascente de água no interior, apenas acessível a mulheres que aqui vão para tomar banho e lavar roupa.
—————————————————————————–
SAPV-Beduínos N23 53.159 E45 04.620 (38Q 507839 2641605)
Beduínos: Os Beduínos têm origem na Península Arábica e atualmente estão também na Jordânia, Egipto e Israel. São umas das duas culturas árabes com características muito distintas. Os Beduínos são nómadas e os restantes são sedentários. Os Beduínos são pastores e orientam as suas vidas movimentando-se de oásis em oásis. Vivem em grupos familiares com uma linhagem traçada pelos elementos masculinos e que vai até ao nível do clã e da tribo. Tradicionalmente regem-se por um código de honra muito rigoroso. Controlaram em tempos as rotas comerciais da Península Arábica e por isso tinham um conhecimento profundo do deserto. Serviam de guias e cobravam taxas a quem quisesse atravessar os seus territórios. Vivem de uma forma dura e a sua cultura austera deu-lhes uma imagem de romantismo que pouco tem a ver com a realidade. Os povos sedentários têm tentado forçar os Beduínos a fixar residência. E em boa parte têm conseguido. Faz parte do código de conduta dos Beduínos receber bem as visitas. Nos desertos é muito raro encontrar-se alguém desconhecido. Por isso primam pela “Diyafa” (honrar os hospedes), servindo-lhes chá doce e a melhor comida que tenham. As mulheres Beduínas são encarregues das tarefas domésticas, o que inclui o fiar da lã e moagem de cereais com pesadas pedras e também o montar e desmontar das tendas em cada movimentação do grupo. Estas tendas são divididas em dois espaços, sendo a parte da frente para os homens e a parte de trás para as mulheres. As mulheres Beduínas estão muito protegidas pelo código de honra e muitas vezes têm menos restrições que as mulheres árabes sedentárias. Vestem de negro, por vezes com bordados. Cobrem a cabeça algumas usam o véu para tapar a cara. O estatuto da família pode ser observado pela quantidade de moedas que as mulheres usam no véu. Os homens vestem de branco com uma túnica larga e na cabeça usam um lenço que pode ser branco ou aos quadrados vermelhos e brancos, preso com um cordão de algodão preto (o “Agal”). Os Beduínos são muçulmanos e a maioria são muito respeitadores da sua religião, embora por vezes a misturem com tradições pré-islâmicas. Os Beduínos vivem dos seus camelos. Respeitam os seus animais como se fossem da família e estes são vistos como uma dádiva de Deus. Utilizam-nos como forma de transportar cargas e alimentam-se do seu leite, o que pode ser a única forma de sobreviver numa longa travessia do deserto. São um povo de tradição oral. As histórias são contadas na forma de poesia, que passa desta forma de geração em geração. Por vezes acompanham a poesia com música, utilizando um tambor ou eventualmente uma pequena arpa, muitas vezes feitas com os poucos meios que têm à mão.
—————————————————————————–

China

Conhece a China

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República Popular da China
. Área: 9.571.300Km2
. Capital: Beijing
. População: 1.198.500.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 1,4%
. Esperança Média de Vida: 68 (h), 71 (m)
. Línguas: Mandarim (Chinês do Norte) e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 77,8%
. Moeda: Yuan
. Descrição básica: Há registos da civilização chinesa desde 1700 AC. Apenas no Séc.XIII Marco Polo relatou pela primeira vez à Europa a sua existência. Durante muito tempo a Europa e a China mantiveram estreitas relações comerciais. Mas por altura da Revolução Industrial, a China tinha feito penetrar os seus produtos de tal maneira que se havia tornado um problema. A força da China ainda se manteve no Séc.XIX e parte do Séc.XX. É o terceiro maior país do Mundo e representa 20 a 25% da população Mundial. Bacias montanhosas e planaltos no interior (quentes no Verão e frios no Inverno, com pouca chuva). Deserto e semideserto no Norte. Mais populado no Leste, junto ao Huang He (rio amarelo) e ao Chang Jiang (Iansequião), onde os terrenos são melhores para o cultivo. Cultivo de trigo, milho e algodão, a Norte do Huang He, onde há menos água. Cultivo de arroz, chá, cana-de-açúcar e legumes a Sul, onde há mais água. Há muita prática de cultivo em socalcos. Carvão e outros combustíveis. O Litoral é mais desenvolvido. Bons exemplos disso são Cantão e Xangai. Há conflitos internos com movimentos separatistas como os do Tibete, ocupado em 1965. Os “Han” representam 90% da população e usam esse peso a seu favor. Sempre houve problemas com as relações internacionais. A Grande Muralha da China foi construída a Norte para combater os invasores. A China tem também para gerir, as situações de Taiwan, Xianggang (Hong Kong, devolvido por Portugal em Dezembro de 1999).

OUTRAS INFORMAÇÕES
. Artesanato: Tradição no fabrico de papagaios de papel, esculturas de jade, sombrinhas de papel e papéis de muitos tipos.
. Budismo e outras religiões: –
. Festival da Primavera: 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Comemora o Ano Novo Chinês. Fazem-se danças com o dragão. Usam-se foguetes.
. Kung Fu e Tai Chi: Técnicas de combate como forma de autodefesa e autodisciplina. O Kung Fu e o Tai Chi nasceram neste país.
. Pandas Gigantes: Nas montanhas do Centro e Sul, vivem os poucos mais de 1000 Pandas Gigantes que se alimentam de bambu. Este animal está em vias de extinção.
. Yurts: Tendas típicas dos Kazaks