Rússia

Conhece a Rússia

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: Federação Russa
. Área: 17.075.400Km2
. Capital: Moscovo
. População: 148.100.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 0,5%
. Esperança Média de Vida: 62 (h), 74 (m)
. Línguas: Russo, tártaro, iacuto, ciuvasco, bashkir e outras
. Índice de alfabetização (adultos): 99%
. Moeda: Rublo
. Descrição básica: É um território enorme (1/9 da terra), maioritariamente de planície, com apenas algumas montanhas. Grande parte do país está quase sempre coberto de gelo. O Inverno é muito rigoroso (-50ºC) e o Verão pode ser muito quente. As amplitudes térmicas não são tão duras junto ao Mar Negro e nas zonas sob influência do Atlântico. No Norte a pouca vegetação existente é rasteira e só aparece no verão, com o degelo superficial. No Sul há florestas de coníferas e estepe. Há agricultura nas regiões a Oeste dos Urales, junto a Moscovo e entre o Mar Vermelho e o Cáucaso. Moscovo é a capital e é também onde tudo se passa. Foi em tempos invadida pelos Vikings (Séc.IX). O país foi muito penalizado pela 2ª Guerra Mundial (20 milhões de mortos). A Rússia sempre tentou conquistar novos territórios, procurando acessos ao mar. Vários países foram ocupados e passaram a pertencer à União Soviética. Embora já não tenha a força que teve em tempos, pela dimensão, influência e poder nuclear, ainda é um dos países mais poderosos do Mundo. A tecnologia que utiliza está agora obsoleta. Mas ainda faz muita pesquisa espacial. Também o poder militar convencional sofreu os efeitos da depressão que o país passa. Mas ainda assim é impressionante a capacidade de mobilização bélica. Durante o período do regime marxista-leninista (depois de 1917) foi feito um grande esforço de industrialização. A região mais rica é a Oeste dos Urales. Para Leste e no Norte as distâncias entre povoações são enormes. Há minérios e petróleo na Sibéria (a Leste dos Urales). No Oeste há cidades e mosteiros antigos muito bonitos. Por exemplo, em Sampetersburgo (já foi capital). Há problemas com alguns territórios ocupados como a Chechénia. Os rios, sobretudo o Volga, estão bastante poluídos.

Angola

Conhece Angola

(c) Rituais em viagem, para lá do horizonte | Rituais.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
. Designação oficial: República de Angola
. Área: 1.246.700Km2
. Capital: Luanda
. População: 10.609.000
. Taxa de Crescimento Demográfico: 3,2%
. Esperança Média de Vida: 45 (h), 48 (m)
. Línguas: Português, Umbundo, Quimbundo, Chokwe (Quioco) e Ganguela
. Índice de alfabetização (adultos): 41,7%
. Moeda: Kwanza reajustado
. Descrição básica: Rico em minerais. Grande potencial agrícola. Pode vir a prosperar quando houver de facto condições políticas e sociais. Primeiros contactos com os Portugueses no Séc.XV. Foi um dos principais fornecedores de escravos para as Américas. Sobretudo para o Brasil.

PONTOS DE INTERESSE (POI)

—————————————————————————–
AO0001-POI S15 20.186 E12 15.725 (33L 206022 8302604)
Welvita (ou Wellwichia) Mirabilis: Grande planta do deserto do “Namibe”.
—————————————————————————–
AO0002-POI S16 10.924 E12 00.456 (33K 180006 8208595)
Deserto do Namibe
—————————————————————————–
AOPV-Huilas S14 55.089 E14 39.667 (33L 463554 8350699)
Huilas: São do distrito da Huila concelho do Lubango (Sá-da-Bandeira). Vestem panos muito coloridos (samacacas) sem uma cor especifica, podendo compor várias cores. Tapam apenas o ventre com uma tanga “Tchitate”. Usam colares de missangas que cobrem todo o peito e sobretudo o pescoço. Fazem efeitos no cabelo com pedaços de cana que enchem de cabelo e um preparado de “gunde” (cebo de boi derretido e misturado com outros produtos), o que lhes dá um odor muito forte e desagradável para quem não está habituado. Nas pernas usam pulseiras “tchinungas” que vão até acima do tornozelo e que fazem soar durante as suas danças tradicionais. Os “Muilas” são pastores (vacas, cabras, galinhas e porcos). Também são agricultores. Cultivam milho (“mapungo”), feijão (“tchipoque”), abóboras (“matangas”) e couve (“macouve”). Para calçar, fazem sandálias com pedaços de pneu que cortam de forma singular de maneira a que do mesmo pedaço consigam fazer todas as componentes da sandália. Chamam a estas sandálias “Noncacus”. Vivem aglumerados a que chamam “sanzalas”, em casas feitas de paus, barradas com barro e cobertas de capim. O formato é redondo. Cada tribo tem um chefe, designado por “soba”.
—————————————————————————–