MUNDO - OCEÂNIA


Milhares de ilhas rodeadas de coral, no Oceano Pacífico, divididas em três grupos (Melanésia, Micronésia e Polinésia). Montanhas verdes na Nova Zelândia e Papuásia-Nova Guiné e deserto na Austrália.

- Outras informações sobre a OCEANIA

Escolha um destino...

Austrália
A quase totalidade do território é árida ou desértica. Clima tropical no Norte. Clima mediterrânico no Sudeste e Sudoeste. Mais chuvoso no Litoral Oriental e na Grande Cordilheira Divisória. Os primeiros colonos chegaram em 1788. Ocuparam as áreas que ainda hoje são as mais populadas. Em 1850 haviam seis estados autónomos. Em 1901 formaram a federação a que chamaram de "Comunidade da Austrália". Crescimento económico no Séc.XIX com a exportação sobretudo de trigo e lã. Em 1945 foi descoberto ouro e a partir daí iniciou-se a extracção de carvão mineral, ferro, bauxite e cobre.
Belau
Ilhas vulcânicas. Atóis de coral. Turismo. Poucos recursos naturais (copra e pesca). Independente dos Estados Unidos desde 1994.
Fiji
Exportação de açúcar, copra e produtos agrícolas. Recifes de coral. Turismo. Pesca. Pouca indústria (processamento de produtos locais). Independente da Grã-Bretanha em 1970. Constantes confrontações étnicas.
Ilhas Marshall
Mais de 1000 atóis de coral. Entre 1946 e 1958 os Estados Unidos fizeram testes nucleares nos atóis de Bikini e Enewetak. Estes ficaram contaminados e só em 1997 ficaram novamente habitáveis e foram reabertos ao turismo. O país vive do pagamento de instalações militares no território por parte dos Estados Unidos, bem como algum auxílio vindo igualmente deste país. Independente desde 1979.
Ilhas Salomão
Colonização Melanésia em 1000AC. Ilhas de origem vulcânica. Recifes de coral. Chuvas abundantes. Óleo de palma e cacau. Produção de madeira. Copra. Agricultura de subsistência. Pescas. Recursos minerais (ouro e outros). Por vezes há tufões. Protectorado Britânico desde 1900. Independente em 1978. Combates na 2ª Guerra Mundial na ilha de Guadalcanal. Apoio ao movimento secessionista da ilha de Bougainville (integrada na Papuásia-Nova Guiné).
Kiribati
Independente da Grã-Bretanha em 1979. Antes chamavam-se Ilhas Gilbert. 33 ilhas e atóis. Fazia-se extracção de fosfato na Banaba (ilha do Oceano). A ilha ficou devastada e a Grã-Bretanha pagou em 1981 uma indemnização por isso. Peixe e cocos. Agricultura de subsistência. Baixo nível de vida. Dependem do apoio externo.
Micronésia
600 ilhas vulcânicas e atóis de coral. Grande afastamento entre ilhas. Pesca. Copra. Turismo. Independente dos Estados Unidos em 1979. Depende muito do auxílio externo.
Nauru
Minas de fosfato (quase esgotadas). Poucos recursos naturais. Muita imigração. Independente desde 1968.
Nova Zelândia
Colónia Britânica desde 1840. Independente em 1947. Os indígenas (Maori) diminuiram de número ao longo dos tempos, após a colonização. Mas recentemente têm vindo novamente a crescer. Há uma luta constante dos Maori para readquirirem os direitos sobre a terra. Exportação de manteiga, queijo, lã e carne. Inicialmente o comercio era feito com a Europa, mas desde 1945 passou a ser feito com a Ásia, Austrália e Estados Unidos. Produção de papel, têxteis e aço. Energia hidroeléctrica. A ilha do Sul tem montanhas com gelo. Energia geotérmica em Rotorua (região vulcânica com géiseres e fontes termais). quase toda a população vive na ilha do Norte. Esta é mais quente e além disso tem paisagens de montanha muito bonitas. Os Fiordes no Sudoeste da ilha são uma fonte de atracção turística. Forte nas pescas.
Papuásia-Nova Guiné
Além da Nova Guiné, o país tem outras 600 ilhas mais pequenas. A metade Oriental da Nova Guiné é a mais habitada. Desde sempre que os Melanésios (indígenas) negoceiam copra e outros produtos com os Europeus. Até aos anos 30 o interior da Nova Guiné era inexplorado. Depois os missionários abriram caminho. Houve alguma colonização Europeia. Independente desde 1975. Exploração de petróleo, gás natural, ouro e minério. Na ilha de Bougainville está uma das maiores minas de cobre do Mundo. Mas que está inactiva por causa dos movimentos separatistas.
Samoa Ocidental
São duas ilhas grandes e sete pequenas. Independente da Nova Zelândia desde 1962. Agricultura e pesca. Turismo e pequenas indústrias. Exploração de florestas.
Tonga
Protectorado Britânico desde 1900. Independente em 1970. Atóis de coral baixos no Leste e vulcânicas no Oeste. Agricultura de subsistência. Produção de copra.
Tuvalu
Pesca. Emissão de selos de correio. Dinheiro enviado pelos imigrantes. Trata-se das antigas ilhas "Ellice". Independente da Grã-Bretanha em 1978.
Vanuatu
Até 1980 chamavam-se "Novas Hébridas" e estavam sob controlo da Grã-Bretanha e França. Produção de copra e cacau, pesca e exploração florestal. Pecuárias. Turismo. Finanças internacionais. Boas ligações aéreas com a Austrália e a Nova Zelândia.