MUNDO - Indíce


Escolha um destino...

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
Montanhoso no Oeste e no Sul. Planície no resto do Continente. Seco no Oeste. Húmido no Leste. Mais populoso no Nordeste.
CARAÍBAS
Actualmente é um dos destinos favoritos dos turistas, mas em tempos foi morada de piratas e assistiu a grandes confrontos entre as potências Europeias da altura. Ilhas paradisíacas e águas quentes e limpidas.
EUROPA DO NORTE
Forte relevo na Escandinávia. Muito pouco relevo na Dinamarca e Países Baixos. Planície no Norte da Alemanha. Neve nos Alpes Austríacos.
EUROPA DO SUL
Acidentado ou montanhoso, excepto no Norte e Oeste de França. Atravessado por grandes rios (Reno, Tejo, Ebro e Pó). Litoral muito extenso.
EUROPA CENTRAL
Terras de cultivo e florestas entre as planícies da Polónia e o Vale do Danúbio. O resto é montanhoso. Agricultura nas terras baixas e floresta ou pastagens nas terras altas. A costa calcária do Adriático tem pouca vegetação. O Litoral é muito bonito, com as ilhas gregas.
RÚSSIA E VIZINHOS OCIDENTAIS
Tundra, floresta e grandes rios. Planícies enormes. Montes Cárpatos no Roménia.
ÁSIA CENTRAL E ORIENTAL
Montanhas com neve a Norte e para Leste do Tibete. Alguns grandes rios. Agricultura de socalcos.
ÁSIA DO SUDESTE
Muitas ilhas de interior montanhoso e litoral extenso. Recifes de coral e atóis. Actividade vulcânica. Muita vegetação, em alguns casos de floresta tropical. Forte agricultura em Java.
AMÉRICA DO SUL
Cordilheira dos Andes na costa Ocidental. Planaltos das Guianas no Norte, junto ao Atlântico. Floresta Amazonica, cuja bacia cobre 1/3 do Brasil e o planalto vai até às pampas na Argentina e Uruguai.
ÁFRICA OCIDENTAL
Sahara a Norte. Savanas no Centro e densas florestas tropicais (húmidas) no Litoral. Planícies e elevações ocasionais. A bacia do Níger é a maior da África Ocidental.
ÁFRICA DO NORTE
Região desértica e semidesértica, excepto na Tanzânia e Seychelles. Nas montanhas há florestas e vegetação densa. O Nilo é o rio principal e dá água para a agricultura de uma grande extensão.
ÁFRICA CENTRAL
Terras altas a rodear uma cadeia de lagos do Rift, separa a África Oriental da bacia do Congo (floresta densa). Planícies da Nigéria a ocidente. Sahara no Chad Setentrional. Rios Congo e Níger que desaguam no Atlântico.
ÁFRICA AUSTRAL
Terras áridas e desérticas e grandes planícies no lado Meridional. Grandes florestas no Norte e Madagáscar. Montanhas do Grande Rift a leste até ao Malawi. Rios Limpopo, Orange e Zambeze.
MÉDIO ORIENTE E GOLFO PÉRSICO
Região maioritariamente árida ou semiárida com grande extensão de deserto. Deserto a Norte na Síria e Península Arábica. Alguma floresta e agricultura junto ao Mediterrâneo e Turquia. Alguma agricultura de regadio na Turquia, Síria e Iraque, junto aos rios Tigre e Eufrates.
SUBCONTINENTE INDIANO E VIZINHOS
Esta região está separada do resto da Ásia pelos Himalaias. No outro extremo está o Sri Lanka. Deserto na zona do Afeganistão e Paquistão e planícies férteis junto aos rios na Índia e Bangladesh.
OCEANIA
Milhares de ilhas rodeadas de coral, no Oceano Pacífico, divididas em três grupos (Melanésia, Micronésia e Polinésia). Montanhas verdes na Nova Zelândia e Papuásia-Nova Guiné e deserto na Austrália.