Principais religiões do Mundo

Cristianismo
Jesus é um Judeu que nasceu à cerca de 2000 anos e é Cristo, o filho de Deus. Foi crucificado e ressuscitou. Os Cristãos seguem o Novo Testamento da Biblia. Amar e respeitar ou outros seres humanos. Há mais de 2000 Santos oficialmente reconhecidos. São 1833 milhões de seguidores.
Hinduísmo
Na Índia desde à 4000 anos. Brahman é o espírito ou força suprema que assume a forma de muitos deuses ou deusas. As mais importantes são “Brahma”, “Vishnu” e “Shiva”. Reencarnação depois da morte, com influencia nas vidas passadas (“Karma”). “Veda” é a escritura sagrada (colecção de hinos antigos). 732 milhões de seguidores.
Judaísmo
Um único Deus. Os Judeus são o povo escolhido por Deus. Moisés revelou a Lei de Deus no Monte Sinai à mais de 3000 anos, depois de ter conduzido os Israelitas ao Egipto. NA Páscoa comemora-se o êxodo (fuga à escravatura). O “Torah” são os primeiros cinco livros da Bíblia. Os “Rabbis” ensinam. O hebreu é a língua que ainda hoje é ensinada. São 17 milhões de seguidores.
Islamismo
Os “Pilares da fé” (ou do Islamismo) são cinco. O único Deus é Allah e o profeta é Maomet (1º Pilar). Rezam cinco vezes por dia (2º Pilar). Ajudam os pobres com esmolas (3º Pilar). Jejuam durante o Ramadão (4º Pilar). Peregrinam (viagem Santa) a Meca, onde nasceu o profeta Maomet em 570DC (5º Pilar). São 1025 milhões de seguidores.
Budismo
Veneram o “Buda” (palavra que significa “o iluminado”). Em 563AC nasceu um príncipe indiano chamado Siddhartha Guatama que aos 30 anos de idade abdicou de todos os bens materiais e passou a viver na simplicidade e meditação. Acreditam (à semelhança dos Hindus) na reencarnação com influencia das vidas passadas. Não são materialistas nem egoístas. Se conseguirem libertar-se de todos os desejos, quebram o “Karma” e alcançam o “Nirvana”. Os seguidores oferecem flores e incenso nos templos onde estão estátuas do Buda. Os sacerdotes são os lamas. O líder espiritual Tibetano é o Dalai Lama.