MUNDO - EUROPA DO SUL


Acidentado ou montanhoso, excepto no Norte e Oeste de França. Atravessado por grandes rios (Reno, Tejo, Ebro e Pó). Litoral muito extenso.

- Outras informações sobre a EUROPA

Escolha um destino...

Andorra
Autónoma. Embora a soberania nominal seja da França e Espanha. Economia totalmente dependente do turismo e comercio.
Espanha
O interior do país é quase todo um enorme planalto rodeado por montanhas. Clima seco. Quente no Verão e frio no Inverno. Terras férteis no Norte, que é também montanhoso e com muita água. Agricultura forte também no litoral mediterrânico, na região de Valência e nos vales dos maiores rios. A conquista do território aos mouros terminou no Séc.XV. Altura em que Colombo chegou à América. Foi um dos países mais poderosos do Mundo, com muitas colónias. Este poder caiu a favor da Inglaterra e Holanda. E no Séc.XX não era nem uma sombra do país que fora no passado. Problemas com o Movimento Separatista Basco que terminou em guerra cívil e a liderança de Franco. Depois da morte de Franco (1975), começou a recuperar, com destaque para o turismo, sobretudo no litoral mediterranico (10% do PNB). A indústria tem sofrido melhorias importantes. Construção automóvel nas regiões de Barcelona, Bilbao, Santander e Madrid. Continua a haver problemas com os Separatistas Bascos (ETA), apesar da grande autonomia das regiões. Espanha continua muito interessada em recuperar Gibraltar, actualmente sob dominio Inglês.
França
Do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e do Atlântico aos Alpes. Grandes variações do clima e paisagem. Planicies na região de Paris. No centro do país há um grande planalto pouco habitado. Prais na Riviera. Forte agricultura. Cidades e aldeias antigas, muito características. Bordéus é uma cidade forte no comercio. Produtos de qualidade (vinhos, queijos, etc.). Industria forte nas regiões de Lille, Metz, Paris, Lyon e Marselha. Pioneira dos TGV (comboios de alta velocidade) na Europa. Centrais nucleares que produzem 3/4 da energia necessária. Engenharia forte na construção Aeronautica e Aeroespacial. No Sudeste imperam as industrias baseadas em tecnologia de ponta. O litoral e Paris são destinos mais turisticos. Grande potência. Influente em todo o Mundo. Revolução Francesa no Séc.XVII. País fundador e grande impulsionador da União Europeia. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em 1945 a França começou a perder colónias em Africa. Algumas guerras coloniais. Em 1962 perdeu a Argélia. A emigração do Norte de Africa gerou muitas influencias na cultura Francesa. Há movimentos separatistas (Corsos, Bretões e Bascos) que tem sido bem geridos, nomeadamente com processos de descentralização.
Itália
Quase todo o país é montanhoso ou de forte relevo. Apenas a região de Pó é plana e fértil. Por isso esta é a "dispensa" do país. A ponta Sul do país e as ilhas da Sardenha e Sicília são quentes no Verão. O Sul tem cidades mais pequenas e com menor densidade populacional. No passado e após a queda do Império Romano, a Itália foi uma teia de reinos. As cidades medievais do Norte (por exemplo Génova e Veneza) foram ricas, graças ao comercio de pedras preciosas, especiarias e sedas que vinham do Extremo Oriente e eram vendidas para o resto da Europa. Com a descoberta do caminho maritimo para o Oriente, por parte dos Portuguêses (Séc.XV), o comercio com Itália perdeu importancia. O Renascimento começou em Itália e durou 250 anos. Grande desenvolvimento da arte, ciência e arquitectura. Em 1870 o país voltou a reunificar. Devido à forte emigração para os EUA, a parte meridional do país, a Sardanha e a Sicília são mais pobres do que o Norte, situação que ainda se mantem. Como tentativa de resolver este problema, foi construida uma siderurgia em Tarento. Os maiores centros de comercio e industria, estão em Milão e Turim (Norte). Pequenas empresas muito inovadoras, fortes no design industrial e na alta costura. Forte também no turismo, vive das boas condições do enorme litoral. Rico património urbano, sobretudo em Florença, Roma e Pisa. Problemas com a Mafia e a Comorra que ainda controlam algumas actividades económicas e sociais. Sobretudo no Sul.
Liechtenstein
Entre a Áustria e a Suiça. Economicamente ligado à Suiça. Boas leis tributárias e comunicações fazem com que seja um país atrente para sediar empresas. Esqui, outras atracções turisticas e algumas industrias.
Malta
Importante localização estratégica fez com que tenha sido sucessivamente ocupada por outros países. Turismo, estaleiros navais e têxteis. Não quiseram fazer parte da NATO e da União Europeia.
Mónaco
Governado por uma familia Genovesa desde o Séc.XIII. Casinos. Rali de Monte Carlo. Grande Prémio do Mónaco. Mar e Sol.
Portugal
Estado-Nação desde 1143. Paisagem variada. Montes graniticos. Recursos agricolas. Grande Costa Atlântica. Fresco e humido junto à costa. Pioneiro na época dos descobrimentos maritimos (Séc.XV), altura em que foi um país rico. No Séc.XVII foi ultrapassado pela Inglaterra, Espanha e Países Baixos. Então o país estagnou até 1974 quando perdeu as colonias ultramarinas. As principais industrias são baseadas em produtos locais como o vinho. A agricultura é importante para o país, mas pouco competitiva. O turismo tem crescido, sobretudo no litoral Algarvio.
San Marino
Turismo é a principal fonte de divisas e baseia-se em três fortalezas do Séc.XIII. Agricultura, indústria ligeira, edição de selos de correio. Fortes laços económicos com Itália.
Suiça
País montanhoso. No passado prosperou, graças às grandes rotas comerciais que por aí passavam. Rede de vias férreas passam por tuneis que "furam" as montanhas. Bancos internacionais e outros serviços financeiros fizeram deste, um dos mais ricos países da Europa. Esqui. Estancias turisticas. Produtos de alta qualidade. Elevado nível de vida. País tradicionalmente neutro. Sede da Cruz Vermelha e algumas agencias das Nações Unidas.
Vaticano
Enclave muito pequeno na cidade de Roma. É o Estado independente mais pequeno do Mundo. Sede da Igreja Católica Romana (Santa Sé). Residência do Papa. Basílica de S.Pedro. Capela Sistina.

Colónias e Territórios Dependentes

Gibraltar
País Tutelar: Reino Unido

- Outras informações sobre Colónias e Territórios Dependentes