MUNDO - EUROPA DO NORTE


Forte relevo na Escandinávia. Muito pouco relevo na Dinamarca e Países Baixos. Planície no Norte da Alemanha. Neve nos Alpes Austriacos.

- Outras informações sobre a EUROPA

Escolha um destino...

Alemanha
A Alemanha já passou por divisões e unificações. Tem sido um país com protagonismo marcante na história do Mundo. Quer pela influencia na Europa, quer pelos sucessivos envolvimentos em guerras. Paisagem diversificada com montanhas e planicies. Recursos agricolas e industriais (carvão, aço, maquinas e têxteis - concentrados na região de Ruhr, Estugarda e Munique). É um pais conhecido pela qualidade do que produz. Sobretudo na óptica e nos automóveis. A Alemanha Ocidental foi um dos fundadores da União Europeia e é um dos países economicamente mais desenvolvidos e também um dos mais influentes do Mundo.
Áustria
Centro do antigo império da dinastia dos Habsburgos que incluia a Hungria, a República Checa, a Eslováquia e partes de outros países. Esteve ocupada pela Alemanha na II Guerra Mundial. Depois disso, ficou independente, assumindo a condição de país neutro. Salzburgo (cidade de Mozart) e Viena (opera) são cidades com tradição na música. Lagos, florestas e montanhas. Desportos de inverno.
Bélgica
No Norte estão os Flamengos que falam Flamengo, um idioma parecido com o Holandês. No Sul estão os Valões que falam Francês. Juntar os dois povos num país unido, não foi tarefa fácil. Sede da União Europeia. Bruges e Antuérpia são cidades fortes no comercio e nos têxteis. O vale de Mosa é um grande centro industrial com foco no aço e ferro.
Dinamarca
Poucos recursos naturais. Importancia estratégica pelo controlo da entrada do mar Báltico (canal de Sund) onde cobram elevadas taxas de trânsito de mercadorias. Tem agora menos influência do que a que teve no passado. Cidades como Alborg e Copenhaga são muito viradas para a cultura. Agricultura moderna com forte exportação de produtos lácteos e bacon. Inovadores no design e inventos. Fortes na construção de pontes, porcelanas e produtos farmaceuticos. Ligação à Suécia por estrada e via férrea.
Finlândia
Tundra artica no Norte, onde pastam renas e grandes florestas com pequena área agricola, no Sul. Cidades principais no litoral Sul. Independente desde 1917. Antes era controlada pela Suécia e depois pela Rússia. Qualidade na contrução de máquinas especializadas. A duração do dia e clima, variam bastante entre o Verão e Inverno. Membro da União Europeia desde 1995.
Irlanda
Centro do monasticismo no Séc.V. Atacado pelos Vikings no Séc.VIII e Normandos no Séc.XII. Domínio Inglês. Independencia em 1949. Fome provocada pela praga da batata, no Séc.XIX (morte e emigração). Tradição literária. Dublin e Cork são cidades requitadas e os campos da região são um regalo para o turista. Clima temperado e húmido. Criação de gado.
Islândia
Metade do PIB resulta das pescas. Terra vulcânica e gelada. Energia geotérmica. Fontes de água quente. Independente desde 1944.
Luxemburgo
Industria do aço, forte no Séc.XIX. Grande centro bancário. Sede do Tribunal Europeu de Justiça. Um dos mais elevados níveis de vida do Mundo.
Noruega
Montanhas, fiordes e glaciares. Nação Marítima. Terra dos Vikings (Séc.IX). Bergen e Oslo são portos antigos. Foi dominada pela Dinamarca e depois pela Suácia. Independente desde 1905. Petróleo no Norte, pesca, florestas, turismo, energia hidroeléctrica. Um dos rendimentos "per capita" maiores do Mundo.
Países Baixos (Holanda)
Comércio. Amsterdão e Delf são cidades esplêndidas. Foz do Reno (via transeuropeia). Roterdão é um dos portos com maior movimento em todo o Mundo. Grandes barreiras para deter o mar, a Sudoeste. Foram controlados por Espanha. Independencia em 1648. Grandes dificuldades durante a II Guerra Mundial. Grandes cidades a lutar por espaço contra as herdades horticulas na região Oeste. Florestas e charnecas a Leste.
Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda)
País feito de conquistas. Primeiro foram os invasores Normandos que controlaram a Inglaterra no Séc.XI. Depois foi o País de Gales no Séc.XVI e por fim a Escócia no início do Séc.XVIII. Juntos fazem o Reino Unido, ao qual se juntou a Irlanda no final do Séc.XVIII, que ainda hoje luta pela independencia. Já no Séc.XX, só seis condados do Norte se mantiveram no Reino Unido. Clima marítimo, temperado. Grandes planicies agricolas. Foi um país rico em minerais e ainda há explorações de carvão. No Norte há petróleo e gás natural. No Séc.XVI foi uma importante força naval que lhe deu poderio comercial e territórios que colonizou. Nessa altura as cidades mais importantes eram Londres, Bristol, Liverpool, Birmingham e Manchester. Forte modernização agricola nos Séc.XVII e XVIII. Revolução Industrial nos Séc.XVIII e XIX. Produtos fabricados em ferro e aço, têxteis e cerâmicas. Sheffield, Glasgow e Belfast são cidades muito grandes. Londres é um dos mais importantes centros financeiros do Mundo. Indústria muito desenvolvida, sobretudo no Sul. Património e paisagens variadas.
Suécia
Muitas florestas. Recursos hidroeléctricos e ferro. Forte produtor de produtos de grande qualidade (equipamento de defesa, aviões, automóveis e produtos de vidro). Mais desenvolvido no Sul onde o clima é temperado. Foi o mais importante potência do Báltico. Estocolmo e Lund são cidades com monumentos históricos de interesse.

Colónias e Territórios Dependentes

Guernsey
País Tutelar: Reino Unido

Ilha de Man
País Tutelar: Reino Unido

Ilhas Féroe
País Tutelar: Dinamarca

Jan Mayen
País Tutelar: Noruega

Jersey
País Tutelar: Reino Unido

Svalbard
País Tutelar: Noruega

- Outras informações sobre Colónias e Territórios Dependentes