MUNDO - AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL


Montanhoso no Oeste e no Sul. Planície no resto do Continente. Seco no Oeste. Húmido no Leste. Mais populoso no Nordeste.

- Outras informações sobre a AMÉRICA

Escolha um destino...

Belize
Planície costeira pantanosa. Montanha e floresta no interior. Ruínas de templos e cidades maia (Séc. III a IX). Recifes de coral. Exportação de açucar, madeira e citrinos. Alguma indústria de vestuário. Colónia Britânica (1862-1981). Potenciais conflitos com a Guatemala.
Canadá
País enorme. Invernos muito frios no Norte e verões muito quentes no Sul. Grande produtor de cereais e gado. A agricultura só é possível no Sul. Fruta e vinha nas regiões do Ontário e Quebeque. Bonitas paisagens nas zonas de montanha e nas cataratas do Niágara. Importantes recursos minerais e florestais. Petróleo, gás natural, carvão, níquel, ouro e outros minerais. Florestas de coníferas com muitos lagos e cursos de água. Madeira, pasta de papel e papel. Energia hidroeléctrica. A população está concentrada nas grandes cidades. O canal do rio S.Lourenço liga o mar aos grandes lagos. A colonização do país seguiu-se a um periodo de comercio de peles entre os indígenas e os Europeus (Franceses e Britânicos). Independente desde 1931. Há movimentos separatistas no Quebeque, região de influencia Francesa. Os indios e os 'inuit' tem ganho maior autonomia nos seus antigos territórios no Norte e Oeste.
Costa Rica
Clima frio nas terras altas. Vales férteis. Pantanos nas terras baixas do Litoral. Território Espanhol (Séc.XVI). Independente desde 1821. Motivação para o cultivo do café fixou imigrantes em pequenas herdades. População de origem Europeia. Estabilidade política. Boa saúde e educação. Exportação de café, bananas e minerais. Incremento do turismo.
El Salvador
Domínio Espanhol até 1821. Ditaduras militares. Guerra civil até 1992 (durou 12 anos) que resultou em 0,5 milhão de desalojados e 0,5 milhão de exilados. Grande desfazamento entre ricos e pobres. Agricultura de subsistência nas terras altas. Exportação de café, algodão e açucar. Grandes florestas que tem sido destruídas.
Estados Unidos
País muito vasto. Planícies, desertos e duas grandes cadeias montanhosas (Montanhas Rochosas e Apalaches). O impressionante Grand Canyon, no Arizona. Clima rigoroso a Leste das Montanhas Rochosas, causado pelos ventos quentes e húmidos a Leste do rio Mississipi. Clima ameno no Oeste, sobretudo na Califórnia. Em 1565 formou-se a primeira colónia Europeia. Até lá os nativos viviam ali, à milhares de anos, da caça. Depois foi um constante fluxo de imigrantes que chamavam a estes territórios, o Novo Mundo. As 13 colónias iniciais, estabelecidas ao longo da Costa Oriental, em 1776, fizeram a sua Declaração de Independência da Grã-Bretanha. Iniciou-se então a exploração e colonização do Oeste Americano que durou até 1868. Vieram colonos aventureiros, de todas as regiões, à procura de riquesas e terrenos baratos. Nos Séc.XIX e XX, vieram muitos escravos de África para trabalhar nas grandes plantações do Sul. No Séc.XX vieram imigrantes do México e Ásia, sobretudo para a Costa Ocidental. O caminho de ferro, construído no Séc.XIX, foi de especial importância para os EUA, na medida em que movimentou cereais e gado (Oeste), algodão e tabaco (Sul) e madeira (Norte). Ajudou também no desenvolvimento da indústria do ferro e aço (Pittsburgh) e carne enlatada (Chicago). Actualmente os EUA tem a maior força militar do Mundo. Tem a mais forte economia e a maior diversidade etnica. Investem fortemente na investigação e desenvolvimento cientifico e são a maior potência industrial do mundo. É o país de marcas poderosas como a Ford, Boeing, IBM, Coca-Cola ou Microsoft. São poderosos nas tecnologias da informação, na pesquisa espacial e na utilização dos avançados sistemas de satélites. A bolsa de Nova Iorque é uma das mais importantes do Mundo. Mas nem tudo são coisas boas. Também são o maior poluidor do mundo, um dos países com mais crimes e onde há maiores problemas com drogas. Entre 1945 e 1991 viveu-se o clima da "guerra fria". Actualmente os Americanos continuam obsecados pelas questões da segurança, mas a preocupação passou a vir dos países Islâmicos e a União Soviética deixou de ser o problema.
Guatemala
Governado por Espanha até 1821. Independente desde 1838. Descendentes de Europeus controlam economicamente o país. Os mais pobres são descendentes de ameríndos. Alguma repressão e problemas internos até 1994. Exportação de café, açucar e algodão. Capital muito populada. Sismos frequêntes. Muitos recursos.
Honduras
Exportação de bananas, dos anos 20 a 50, pela empresa "United Fruit Company" que tinha o controlo económico do país e também forte influência política. População pobre. Interior montanhoso e com floresta. Forte produção de café, gado, açucar, flores e frutos tropicais. Independente da Espanha desde 1838. População de origem Ameríndia e Europeia.
México
Antigas civilizações Astecas e Maias. Colónia Espanhola até ao final do Séc.XIX. Revolução em 1910, causada pelas desigualdades sociais que ainda hoje se mantem. Agricultura forte na zona Meridional onde há mais chuva. Deserto no Norte. Exportação de café e açucar. Rico em minerais e forte na industria. Produtor de petróleo. A cidade do México é muito poluída e com forte densidade populacional (20 Milhões de habitantes). Muitos bairros de lata. Os estados Americanos do Arizona, Califórnia, Novo méxico, Texas, Utah e partes do Colorado e Wyoming, foram em tempos território Mexicano. Ainda hoje há conflitos com os EUA, em boa parte por causa da imigração ilegal e da poluição.
Nicarágua
Solo vulcânico e clima húmido. Boas condições para produtos tropicais. Capital densamente populacionada. Independente desde 1838. Passou por muitas ditaduras, como a de Somoza que durou até 1979. Guerra cívil que deixou o país na ruína. Problemas políticos com os EUA. Muitos sismos.
Panamá
Fica na parte mais estreita da faixa de ligação entre a América do Norte e a América do Sul. Ligação preferencial do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, pelo 'Canal do Panamá', construído durante anos e inaugurado em 1914. Este canal sempre foi considerado pelos EUA como estratégico do ponto de vista militar e sempre foi muito importante para a economia do país. Barcos internacionais, com bandeira do Panamá, navegam neste canal. Boas plantações de arroz. Exportação de bananas, açucar e café. Os EUA invadiram o país em 1989 e retiraram do poder o General Noriega, ditador que foi acusado e condenado por tráfico de drogas. Desde então tem havido estabilidade política.