Retrato feito na Grande Expedição Forum-TT Mali2005 Carimbo Mali2005

01.01.2009


4º Aniversário Rituais

Caros membros do projecto Rituais,

Começa hoje um novo ano e, ao passar da meia-noite, comemorámos numa passagem de ano entre amigos, também o quarto ano de Rituais.

É por isso hora de fazer um novo ponto de situação, aproveitando este início de época em que nos lembramos dos "estragos" que fizemos nestes dias de festas e tomamos consciência do que temos para recuperar.

Quando do editorial anterior, pelo 3º aniversário, focámos a nossa análise nas estatísticas do site. Mas já não é necessário olhar para esses números para tirarmos interpretações porque o Rituais é inequivocamente um projecto afirmado e por isso é hora de percebermos os aspectos qualitativos.

No que toca a conteúdos, todas as áreas do site são vivas e evolutivas. Mantemos o foco na Plataforma de Navegação Geográfica, não perdendo de vista o objectivo de longo prazo que é o de colectar uma grande quantidade de informação verdadeiramente útil, para nos ajudar a preparar percursos de viagem e actividades de aventura, de forma a mais facilmente rentabilizarmos o pouco tempo que temos para fazer o que mais gostamos.

Mas é nas actividades e nas viagens que o projecto Rituais mais ganhou em 2008. O ritmo de novas propostas foi grande e evidencia a grande vitalidade que os membros do Rituais ambicionam para este projecto. E muito embora todos os novos elementos sejam bem-vindos e desejáveis nas actividades, a verdade é que se percebe que se tem vindo a fortalecer laços entre os membros mais participativos e isso é a melhor justificação que encontramos para continuar a dinamizar o Rituais como se não houvesse amanhã.

Mas em boa verdade, há! Há amanhã e há também muito mais para além da rotina diária.

Um abraço sentido.

Paulo Alves