Retrato feito na Grande Expedição Forum-TT Mali2005 Carimbo Mali2005

2º Aniversário Rituais

Caros membros do projecto Rituais,

Este é o último dia do ano e por isso é altura de se fazer um ponto de situação e avaliar o futuro.

Além dos festejos de fim de ano que hoje irão acontecer um pouco por todos os cantos do Mundo - muitos deles já visitados por nós - para o Rituais há um duplo motivo de comemoração, uma vez que se cumprem hoje os dois primeiros anos de actividade deste projecto. E uma vez que se trata de um projecto sem fins lucrativos, aproveitamos o fogo de artifício e juntamo-nos aos festejos.

Quando iniciámos este projecto, entrámos nele de mente aberta. Queríamos desenvolver um local onde as pessoas pudessem juntar esforços para viabilizar projectos de viagem, encontrar companheiros e concretizar actividades de aventura. Pretendíamos também criar uma plataforma de informação que sintetizasse os aspectos mais relevantes de cada país e fosse um facilitador na preparação de viagens para qualquer ponto do Mundo. Tínhamos muitas ideias mas não trazíamos nada de muito rígido ou préconcebido. Por isso o Rituais tem crescido ao sabor das vontades demonstradas pelos seus membros e de uma forma consistente no que toca à informação que vamos recolhendo e disponibilizando.

Embora não seja a olhar para números que pretendemos gastar o nosso tempo, na verdade há alguns que nestas alturas nos ajudam na tarefa de resumir um ano de actividade.
Passamos para 2007 com mais de 400 membros registados. As nossas estatísticas apontam para 234.000 acessos mensais neste final de ano, contra 83.000 no final de 2005 e 40.000 nos primeiros seis meses de actividade. Ou seja, são números expressivos, que nos permitem concluir que o Rituais produz conteúdos de interesse e o número de utilizadores que o acompanham diariamente é cada vez maior. Isso enche-nos de satisfação e alento para encarar 2007 com optimismo.

Neste ano que agora entra, pretendemos continuar a alimentar a Plataforma de Navegação Geográfica com informação útil, de forma cadenciada e sistematizada. Vamos inclusive trazer novidades em breve, no que toca a inovar.
Relativamente a viagens, começamos o ano com uma expedição a Marrocos para acompanhar o Dakar e fazer alguns percursos por pistas. Muitas outras terão certamente o nosso acompanhamento ou participação.
Em relação a actividades de aventura, os membros mais dinâmicos do Rituais irão certamente garantir uma ainda maior quantidade de motivos para se juntar a nós para umas caminhadas, passeios de kayak, percursos de todo-o-terreno ou qualquer outra que nos desperte o interesse.

O mais importante de tudo isto é que temos conhecido muita gente e fortalecido amizades. E será certamente com o mesmo espírito de partilha de esforços que iremos continuar a fazer crescer este projecto.

Desejamos a todos uma excelente entrada em 2007 e que hajam grandes motivos para festejar durante todo o próximo ano.

Hip, hip!

Paulo Alves